Maneiras certas de se por a mesa

O assunto de hoje é como arrumar a mesa. Muitas das minhas clientes noivas, que estão começando a receber nas próprias casas, às vezes perguntam sobre a maneira correta de montar um jantar mais formal. Aqui mostro duas maneiras de colocar a mesa para uma refeição sofisticada. Para ficar mais fácil, explico em fotos. (Você pode imprimir para servir de modelo para sua assistente doméstica, se quiser).

Nas duas versões os talheres são colocados na ordem em que vão ser usados. De fora para dentro: primeiro a colher de sopa para um consomê ou caldo, depois os talheres para a salada ou outra entrada e por fim os do prato principal.

Mesa formal

Nesta arrumação, os talheres de sobremesa vão acima do prato. A colher e a faca, que vão ser usadas com a mão direita, com a ponta para a esquerda. O garfo com a ponta para a direita.

Um exemplo de mesa formal

Um exemplo de mesa formal: jogo americano Versailles, em algodão com detalhe em renda, guardanapo da mesma coleção, taças Paris, de cristal Strauss, talheres Bugatti Country, pratos do jogo de jantar Platinfonia, bowl de vidro Dots.

Os copos, da esquerda para a direita, são de água (o maior), vinho tinto (o médio) e vinho branco (o menor). Se for servida champanhe, a flute fica um pouco mais atrás.

Na arrumação mais moderna, que é a que eu prefiro, é correto colocar também os talheres de sobremesa ao lado do prato. Ficam do lado de dentro, principalmente quando não há muitas entradas diferentes. É preciso só tomar cuidado de não dispor mais do que três garfos e três facas em sequência, para a mesa não ficar cheia demais.

Outro exemplo correto de mesa formal

Outro exemplo correto de mesa formal: jogo americano quadriculado de linho, guardanapo de linho, talheres Bugatti Aladdin, taças de cristal lapidado Strauss, jogo de jantar Autumn.

Ah, e nessa foto também aparece um pratinho para o pão com manteiga – no caso de você servir junto com a sopa, por exemplo. Se não for ter pão, esse pratinho não entra, claro.

Sobre talheres de peixe: na minha opinião, são uma coisa antiga e que não se usa mais. Para partir um filé de peixe, o garfo em geral é o suficiente. Se é um peixe com pele, a faca normal é mais eficiente para retirá-la. E risotos ou massas de frutos do mar, a rigor, nunca precisaram mesmo ser comidos com talher de peixe. Enfim, se você tem, use. Se não, não se preocupe com eles.

Jantar informal

Já em um jantar mais informal – uma pizza ou churrasco para a família e amigos mais próximos, por exemplo – sem entrada ou tantos vinhos, a mesa pode ficar assim.

Mesa informal

Mesa informal: jogo americano de fibra sintética colorida, sousplat de rattan, guardanapos de algodão, talheres forrados de rattan Manuela, jogo de jantar Paradise, taças de vidro dots.

Café da manhã

Aqui usa-se somente os talheres de sobremesa e a colher de chá. Se for servir salada de frutas ou cereais, o bowl fica em cima do prato de sobremesa, e a xícara ao lado do copo para o suco, à direita.

Mesa de café da manhã

Mesa de café da manhã: jogo americano de fibra sintética, copo de vidro bico de jaca, guardanapo de algodão, talheres de inox, jogo de jantar e açucareiro Fruit Paradise. Apoio de copo (sob o açucareiro) e cesta de pão em rattan.

Mesmo no dia a dia, acho que sempre vale a pena caprichar na arrumação da mesa. Usar uma louça bonita, tirar os talheres que ganhou de casamento do armário, um jogo americano colorido e bons copos. Afinal, do que vale ter tudo lindo se você quase não vê? Bom apetite!

Posts relacionados:

Festa se Santo Antônio para se divertir com as amigas no mês de junho

6 dicas para lidar bem com a sogra

8 móveis para a vida toda (em que vala a pena investir)

Como montar um bar em casa

Dicas para recener amigos para jantar sem ajuda

 

 

 

10 Comentários

  • Marines Camargo
    16 de fevereiro de 2016 9:37

    Gostaria muito de saber pra que serve a colher … Tenho dúvidas , nem sempre tem algo pra se comer com colher no café da manhã. Obrigada pela atenção … Suas dicas são lindas e maravilhosas. Bjs

    • admin
      16 de fevereiro de 2016 10:05

      Oi Marines,

      Que bom que você gosta das nossas dicas. A colher no café da manhã serve para comer um iogurte, um ovo quente, cereal com leite, uma salada de frutas, te, gente que gosta de mingau…ou mesmo para se servir de geléia, colocando uma porçnao no cantinho do prato. Mesmo que ache que não vai usar, é sempre bom deixá-la na mesa, por via das dúvidas. Se não usar é só guardar depois, não é mesmo?

      Um beijo,

      Cecilia

  • Ana Maria
    11 de fevereiro de 2014 17:11

    Que dicas maravilhosas……principalmente a de usar coisas bonitas…..guardar para que ? podem não dar o valor q vc gostaria q dessem….. Nunca visitei uma loja sua, moro no V do Paraíba, vou a SP mas, nunca tive essa oportunidd…..Tenho coisas suas, mas de outras lojas, seu bom gosto impera em tudo….Qual é seu site para eu me deliciar e poder comprar alguma coisa ????? bjos

    • admin
      13 de fevereiro de 2014 12:14

      Ana Maria,

      Que bom receber sua mensagem! Nosso site é http://www.ceciliadale.com.br. Clicando no logotipo da loja, abaixo da minha foto, você é automaticamente transferida para lá também. Pode navegar e comprar a vontade. E quando estiver em São Paulo ou no Rio, não deixe de nos visitar!

      Beijos,

      Cecilia

  • Trackback: Como colocar a mesa? | Devagar... Estou de Salto!
  • Jussana
    27 de junho de 2013 13:56

    Com visualização tudo fica mais fácil ,e mais atraente. Lindas as opções das loucas…Adorei!
    Sou sou seguidora da Cecília Dale…além de lindas opções ,muito bom gosto.
    Abcs

    • Cecilia Dale
      2 de julho de 2013 14:11

      Oi Jussana, as fotos ajudam, né? Vamos ter sempre muitas fotos por aqui!
      Beijos e obrigada pela visita,

      Cecilia

  • Cleide Corrêa dos Santos
    26 de junho de 2013 16:17

    Gostei muito. É verdade, de que vale comprarmos peças lindas e guardá-las no armário. Vamos utilizá-las para nossos convidados e principalmente para nós mesmos no nosso dia-a-dia. Esse capricho somado às peças da Cecilia Dale, não tem erro!
    Obrigada Cecília.

    • Cecilia Dale
      26 de junho de 2013 17:57

      Obrigada a você Cleide, pela visita e pelo carinho.
      beijos,

      Cecilia

  • Giselda Cotta de Mello
    25 de junho de 2013 21:29

    Adorei as sugestões.Vou caprichar .

Deixe uma resposta

top