Como montar um bar em casa

Como montar um bar em casa

Essa é especial para quem vai casar – e está planejando o famoso chá bar – mas também para todos que queiram montar um cantinho simpático e bonito para receber os amigos. Reuni alguns exemplos de como montar um bar em casa, com os principais objetos necessários. No final dou algumas dicas de bebidas que não podem faltar na sua coleção. Vamos lá?

Você vai precisar de:

Outros apetrechos como abridores, coqueteleiras, etc. também podem entrar como decoração, mas não são indispensáveis.

Além de deixar as bebidas à mão, o bar também faz parte da decoração. Mas você não precisa ter um balcão enorme, desses com bancos altos e tudo. Uma bonita estante, como essa, acomoda tudo muito bem, e ainda ajuda a separar as bebidas e copos por tipo. Em uma prateleira ficam os licores, cachaças e aguardentes, no meio os uísques, com balde de gelo e copos, e abaixo, complementos como a jarra de cristal, mais copos e abridores.

Para quem tem crianças, um armário destes garante que o bar fique fora do alcance, principalmente se tiver portas – de vidro ou madeira.

bar estante
A estante English Bookcase, em carvalho americano, organiza perfeitamente o bar. Na prateleira de cima, licoreiras de vidro ou cristal, ao lado dos copos de licor. Abaixo, whisky ao lado da bandeja niquelada, com balde de gelo e copos de cristal Strauss lapidados, prontos para servir. Na última prateleira, a jarra de cristal e os copos altos lapidados Opus, da Strauss.

Ter pelo menos uma bandeja bonita, seja de que material for, é essencial para a montagem do bar. Ela serve para organizar as garrafas, copos e outros objetos. Também divide o bar por tipos de bebida, cada um acompanhado pelo copo correspondente.

Quando falta espaço, a própria bandeja pode se transformar no bar, como é o caso desta “butler” de couro, com pés removíveis.

bar cowboy

Um balde de gelo elegante, além de muito útil, ajuda a criar o clima do bar, e deve ficar sempre na bandeja, junto com copos de cristal.

_G8A7287
As licoreiras de vidro com detalhes em couro decoram o bar e criam um clima “cowboy” enquanto armazenam bourbon, licor ou mesmo aquela aguardente especial trazida de viagem. A mini bandeja de couro protege os copos pequenos de cristal Strauss, para vodka ou licor, e outros apetrechos como o pegador de gelo, porta copos ou abridores. Balde de gelo forrado em couro e copos de whisky baixos lisos Strauss.

Um bom aparador também serve perfeitamente como bar em casa.

bar bamboo
Aqui, os licores, em decorativas garrafas de cristal, ficam reunidos em uma bandeja de inox com cabo de bambu. Ao lado, em outra bandeja, com fundo de penshell, o whisky e seus apetrechos.

Aqui, os licores, em decorativas licoreiras de cristal, ficam reunidos em uma bandeja de prata com cabo de bambu. Ao lado, em outra bandeja, com fundo de penshell,  o whisky e seus apetrechos: copos, jarra e balde de gelo em metal niquelado com detalhes em bambu.

bara bamboo detalhe 2
Copos altos lisos de cristal Strauss, jarra de metal niquelado e balde de gelo com detalhes em bambu.

Se o espaço é muito compacto, até uma mesa lateral serve como suporte para um pequeno bar. Neste caso, é melhor expor somente as bebidas mais utilizadas, deixando o restante guardado em um armário da cozinha, por exemplo.

bar mesa lateral
Conjunto de balde de gelo e bandeja em metal e cortiça. Mesa lateral com pés de ferro.
bar destilados
Nesta outra versão de bar compacto, ficam na bandeja somente aguardentes e as “eau de vie” em garrafas decorativas, além do balde de gelo e bandeja. A caixa de bambu ao lado é um kit de apetrechos de vinho e atrás, escultura de árvore em madeira. Tudo sobre o aparador French Baker, com pé de ferro.

E as bebidas?

O básico para fazer os drinks tradicionais, que voltaram com força à moda, é o seguinte:

Bebidas de inverno:
  • Um bom whisky (é bom ter também club soda para fazer a versão mais levinha)
  • Um bourbon (tipo Jack Daniels) + vermute + angustura, para fazer Manhattan com cereja
  • Gim + vermute, para fazer Dry Martini, com azeitona verde
Bebidas de verão:
  • Gim + água tonica, para fazer Gim Tonica
  • Punt e  Mes + Carpano + gim, para fazer Negroni
  • Apperol + espumante + água com gás, para fazer Spritz
Licores a gosto. Os clássicos são:
  • Cointreau
  • Grand Marnier
  • Amaretto

Claro que isso é só uma sugestão. O mais importante é que o bar seja montado de acordo com os hábitos e preferências de consumo dos donos da casa. Depois, é só chamar os amigos e curtir. Tim Tim!

Posts relacionados:

Hora de abrir a adega

Ideias de presentes para o dia dos pais

Como decorar e organizar a casa com cestas

6 Comentários

  • helena
    1 de junho de 2016 20:35

    A minha dúvida é quanto às licoreiras. Como devemos usá-las? Retira-se o licor da garrafa original e coloca-se na licoreira? Com isso a bebida não altera? Uso licoreiras para decorar ou servir água porque acho lindas e enfeitam a mesa.

    • admin
      2 de junho de 2016 12:00

      Isso mesmo Helena.Você vai precisar de um funil. As licoreiras são muito úteis principalmente quando a garrafa original não é muito bonita: caso dos licores artesanais ou mesmo aguardentes trazidas de viagens.Tenho um amigo que gosta de colocar o Bourbon nas licoreiras com detalhes em couro.Segundo ele, dá um ar “cowboy” ao bar. O Whisky 12 anos ele deixa das garrafas originais.
      Um beijo,

      Cecilia

  • Marcia Jacob
    9 de março de 2015 8:13

    Orientações e dicas perfeitas!
    Já estou montando o meu bar em casa com suas sugestões.

  • Denise aparecida de souza justino
    1 de julho de 2014 10:50

    Que lindo, adorei!

  • Florinda Caggiano
    27 de junho de 2014 17:52

    Adorei as dicas elas sao perfeitas.Passarei p minhas clientes. obrigada.

  • M. Cristina Gonçalves
    26 de junho de 2014 19:41

    Gostei das sugestões e das receitas dos drinks

Deixe uma resposta

top