6 dicas para lidar bem com a sogra

CD_blog_sogra5
Presenteie a sogra com flores. Essas, que não murcham nunca, fazem com que ela sempre se lembre da sua gentileza. Rosas brancas simbolizam paz, assim como a singela camélia na água.

O relacionamento entre nora e sogra pode ser tenso! Tanto que o assunto já virou até folclore, com mil piadas a respeito. Como o próximo 28 de abril é o dia da sogra, aproveito para dar algumas dicas de como manter um clima tranquilo entre as duas – principalmente para minhas clientes recém-casadas ou que estão se preparando para o casamento. São coisas que aprendi ao longo de muitos anos como nora e depois como sogra de três genros (todos muito queridos, por sinal):

  1. O que a sogra mais quer é ficar perto do filho e dos netos. Por isso, sempre que puder, convide-a para os eventos familiares e vá visitá-la. Deixe as crianças com ela de vez em quando.
  1. Estimule o seu marido a se preocupar com a mãe, inclusive marcando programas sozinho com ela, enquanto você aproveita para se encontrar com as amigas, por exemplo. Se ele não costumava fazer isso antes, ela vai adorar que ele tenha casado com você!
CD_blog_sogra6
Um belo porta-retrato como este, com a foto do filho querido, ou dos netos, sempre faz sucesso.
  1. Se sua sogra interfere muito na sua vida, dizendo como deve fazer as coisas, não ligue muito, nem entre em confronto. Simplesmente ouça, depois faça do seu jeito, e pronto. Se ela passar dos limites razoáveis, negocie com seu marido quais devem ser os parâmetros aceitáveis para vocês dois. Depois, deixe que ele fale com a mãe sobre isso. É sempre melhor evitar o conflito direto e ser política nessas horas.
  1. Por outro lado, os problemas do casal devem ficar só entre os dois. Não se queixe do seu marido para a sua sogra. Afinal, ela é mãe dele e pode se sentir impelida a protegê-lo, entrando no meio da briga, o que é péssimo.
  1. Valorize as qualidades da sua sogra e minimize os defeitos (que todos nós temos). Principalmente, respeite as diferenças. Afinal, é graças a ela que o homem que você ama existe! Agradeça a ela por isso.
CD_blog_sogra
No lindo perfumeiro de cristal ela pode colocar sua essência preferida e ainda enfeitar a penteadeira. Vaso rosa mix hortência na água.
  1. Não esqueça de presenteá-la nas datas comemorativas, como aniversário, dia das mães, Natal, ou mesmo quando encontrar alguma coisa que a faça lembrar dela. Quer uma sugestão para o dia da sogra, na próxima terça? Um arranjo de flores artesanais, que nunca murcham, ou um porta retrato com a foto do filho querido dela, ou dos netos. Perfumes ou objetos para a casa também são ótimas lembranças.

Com esses cuidados, a tal sogra megera vai ficar só mesmo nas piadas…

 

Posts relacionados:

Porque merecemos um presente no Dia da Mulher

Casa sempre florida

Bancada chique e prática

 

Deixe uma resposta

top