Domingo é aquele dia preguiçoso, em que todo mundo acorda tarde, e a primeira refeição acaba sendo feita lá perto do meio dia. Especialmente para aproveitar essa folga é que os ingleses inventaram o brunch – uma mistura de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço).
Seja no final se semana, feriado, ou qualquer outro dia livre, o brunch é um jeito gostoso de receber em casa, sem muita cerimônia, e sem hora para acabar. Ideal para aqueles dias que queremos ficar jogando conversa fora com os amigos ou a família e deixar o tempo passar bem devagar.
Com os acessórios certos e alguns truques, montar uma mesa linda de brunch não é difícil, e vira uma curtição para toda a família.
O cardápio do brunch tradicional tem elementos típicos do café da manhã, como chá, café, leite, sucos, cereais e iogurtes. Mas também salgados mais encorpados, como uma torta ou quiche, frios e queijos mais fortes. De doce, são servidas panquecas ou waffles, muffins, e tortas de frutas ou cheesecakes.
Nesta versão que nós montamos, procurei ter um pouco de tudo isso, mas sem dar muito trabalho para os donos da casa.
Em um canto da mesa, colocamos dois ou três tipos de cereais: uma granola, um cereal mais básico e um infantil, por exemplo. Esses potes herméticos da foto são bárbaros, porque podem ir direto da cozinha ou despensa para a mesa, de tão lindos.
Ao lado dos potes, em uma vasilha funda, fica o iogurte ou coalhada. Como é para muita gente, é melhor comprar aqueles de garrafa. Se sobrar, você guarda o resto na própria embalagem, com ajuda de um funil.
Em volta, distribua complementos em pequenos bowls: amêndoas ou nozes, sementes como a de girassol, chia ou linhaça, ou aveia. E uma travessa com frutas vermelhas e secas. Assim, cada um pode incrementar o seu cereal ou iogurte como quiser, e isso já vira parte da brincadeira.
O quiche e a torta doce podem ser preparados de véspera ou comprados prontos em alguma dessas rotisseries ótimas. Lembrando que o quiche pode ser servido a temperatura ambiente, que fica muito bom. Se quiser, inclua uma salada de folhas verdes.
Não se preocupe com os frios: várias padarias gourmet e mesmo supermercados finos fatiam e arrumam de véspera as carnes e queijos na sua própria travessa. O resultado fica lindo sem trabalho nenhum.
A massa de panqueca ou waffle é muito simples de fazer e fica pronta em um minuto no liquidificador. Mas, para quem não quer trabalho nenhum, já existem versões congeladas de waffles e até de crepes prontos. Basta aquecer na torradeira ou forninho na hora de servir. Geleias, mel e maple syrup ficam arrumados juntos em uma bandeja pequena redonda.
Os pães, separados por tipo em cestas individuais, são propositadamente pequenos, para que os convidados não tenham que cortá-los: pão de queijo, croissant, pão de batata, francês ou ciabata, faça a seleção que você preferir.
Frutas como mamão, melão e manga podem ser servidas cortadas em pedaços, para facilitar na hora de servir. Uvas ficam lindas sempre, e as sem caroço são mais fáceis de comer.
Em um aparador, arrume as bebidas. Café, leite e chá são mantidos quentes em garrafas térmicas. Além do adoçante, na cestinha, dois bowls oferecem açúcar mascavo e branco, para que cada um se sirva a gosto.
Ofereça vários sucos coloridos (pode pegar algumas das receitas do post “Refrescos de verão”, aqui do blog). Mantenha o gelo a parte, em um balde ou geleira, para que bebidas não fiquem aguados com o tempo – afinal, a refeição não tem hora para terminar…
Posts relacionados:
Almoço italo-americano no dia das mães
Almoço de dia das mães descomplicado e lindo, com cardápio de Marcelo Sampaio
Mesa de café da manhã linda em um minuto
Primavera: café da manhã no jardim!
Térmica personalizada e outras boas ideias para a hora do chá
38 Comentários
Christianna Teixeira
3 de setembro de 2018 17:03Por favor gostaria muito de comprar as garrafas térmicas ( umas 6 unidades) . Tenho um hotel e as minhas já estão vazando e velhinhas. Como posso comprar ? aonde? obrigada e aguardo resposta…
viviane lopes
17 de janeiro de 2017 12:50Boa Tarde!
Adorando as dicas. Parabens.
marli gonçalves
19 de novembro de 2014 22:16Adorei as garrafas em ratan,gostaria de comprar.
admin
25 de novembro de 2014 13:30Marli,
Você encontra as garrafas no nosso site http://www.ceciliadale.com.br, ou nas lojas. Clicando na foto delas no blog você também é levada direto para nossa loja virtual.
Beijo,
Cecilia
vera
19 de abril de 2014 15:19Este blog é sensacional. Parabéns! sou sua fã!
Dilma Andrade
17 de abril de 2014 1:25Simplesmente amei……….
Maria Antonia M.Cecco
14 de abril de 2014 17:38Adoro as sugestões.Você tem um bom gosto incrível!
Lizette T. Salvatore
11 de abril de 2014 15:17Cecilia
Sou admiradora de seu bom gosto há longo tempo.
Mande mais dicas ,vou segui-las . Adorei .
Maria Abadia Costantin Sandoval
11 de abril de 2014 10:01Obrigada pelas sugestões!!!
Muito carinho e bom gosto!!!
Passo na loja assim que puder!!!
Gratidão!!! Cecília!!!
Christiane
10 de abril de 2014 19:31Linda mesa!!! Peças maravilhosas de extremo bom gosto e requinte. Parabéns Cecília!!
Maria Lucia Avallone
10 de abril de 2014 19:25Simplesmente maravilhoso ! Visual belissimo ,colirio para os olhos excelentes idéias .
Prabens pelo seu bom gosto
Lucila Aprile
10 de abril de 2014 17:39São maravilhosos e úteis , como são muito caros se eu comprar um pouco vai ter sempre para eu fazer todo o conjunto ou não?
admin
10 de abril de 2014 20:37Lucila,
Temos sempre a linha de mesa de rattan! As vezes demora um pouco mais para chegar uma ou outra peça – são artesanais – mas pretendemos sempre continuar repondo o estoque. Compre primeiro os básicos e vai aumentando a sua coleção aos poucos!
beijos,
Cecilia
Anamaria M. C. Ferraz
10 de abril de 2014 15:56Adorei!!Tudo maravilhoso e de um extremo bom gosto!!Dicas super legais que vou usar aqui em casa!! Parabens e obrigada!! Bjs!!
Anamaria M. C. Ferraz
10 de abril de 2014 15:53Adorei, tudo de um extremo bom gosto!!!Suas dicas sao preciosas, vou me lembrar qnd fizer aqui em casa!!! Parabens e obrigada!! Bjs!!
Deixe uma resposta