Brunch de domingo delicioso e fácil

Brunch de domingo delicioso e fácil

_G8A1448

Domingo é aquele dia preguiçoso, em que todo mundo acorda tarde, e a primeira refeição acaba sendo feita lá perto do meio dia. Especialmente para aproveitar essa folga é que os ingleses inventaram o brunch – uma mistura de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço).

Seja no final se semana, feriado, ou qualquer outro dia livre, o brunch é um jeito gostoso de receber em casa, sem muita cerimônia, e sem hora para acabar. Ideal para aqueles dias que queremos ficar jogando conversa fora com os amigos ou a família e deixar o tempo passar bem devagar.

Com os acessórios certos e alguns truques, montar uma mesa linda de brunch não é difícil, e vira uma curtição para toda a família.

O cardápio do brunch tradicional tem elementos típicos do café da manhã, como chá, café, leite, sucos, cereais e iogurtes. Mas também salgados mais encorpados, como uma torta ou quiche, frios e queijos mais fortes. De doce, são servidas panquecas ou waffles, muffins, e tortas de frutas ou cheesecakes.

Nesta versão que nós montamos, procurei ter um pouco de tudo isso, mas sem dar muito trabalho para os donos da casa.

mesa brunch inteira
Como todas as peças tem base de rattan, não é preciso usar toalha de mesa nem apoio de pratos. A madeira rústica do tampo pode ficar a mostra. Guardanapos de algodão presos com argolas de rattan completam a arrumação.

Em um canto da mesa, colocamos dois ou três tipos de cereais: uma granola, um cereal mais básico e um infantil, por exemplo. Esses potes herméticos da foto são bárbaros, porque podem ir direto da cozinha ou despensa para a mesa, de tão lindos.

_G8A1488
A saladeira de vidro serve de vasilha para o iogurte. Os bowls herméticos, em três tamanhos, guardam diferentes variedades de cereais. Ao redor, pequenos bowls com sementes e nozes.

Ao lado dos potes, em uma vasilha funda, fica o iogurte ou coalhada. Como é para muita gente, é melhor comprar aqueles de garrafa. Se sobrar, você guarda o resto na própria embalagem, com ajuda de um funil.

Em volta, distribua complementos em pequenos bowls: amêndoas ou nozes, sementes como a de girassol, chia ou linhaça, ou aveia.  E uma travessa com frutas vermelhas e secas. Assim, cada um pode incrementar o seu cereal ou iogurte como quiser, e isso já vira parte da brincadeira.

_G8A1480
Colheres do faqueiro Manuela, com cabo em junco, ajudam a servir as nozes e sementes, em bowls de vidro ou de louça branca, da coleção rattan.
close frutas vermelhas
A petisqueira de louça com base em rattan agupa todas as frutas vermelhas.
_G8A1483
Aqui usados para os cereais, os bowls são de vidro refratário e também podem ir ao forno para fazer mini souflês, por exemplo.

O quiche e a torta doce podem ser preparados de véspera ou comprados prontos em alguma dessas rotisseries ótimas. Lembrando que o quiche pode ser servido a temperatura ambiente, que fica muito bom. Se quiser, inclua uma salada de folhas verdes.

prato quiche
Como o brunch mistura doce e salgado, pode-se usar só pratos de sobremesa, arrumados a um canto da mesa, para que cada um se sirva a vontade. Estes são do jogo de jantar Torino.

Não se preocupe com os frios: várias padarias gourmet e mesmo supermercados finos fatiam e arrumam de véspera as carnes e queijos na sua própria travessa. O resultado fica lindo sem trabalho nenhum.

_G8A1491
O pirex redondo vai ao forno e se encaixa perfeitamente na base de rattan. Também pode ser usado como boleira, ou para servir pizza no domingo a noite. Os pratos de cerâmica branca com base em rattan servem os waffles e frios.

A massa de panqueca ou waffle é muito simples de fazer e fica pronta em um minuto no liquidificador. Mas, para quem não quer trabalho nenhum, já existem versões congeladas de waffles e até de crepes prontos. Basta aquecer na torradeira ou forninho na hora de servir. Geleias, mel e maple syrup ficam arrumados juntos em uma bandeja pequena redonda.

_G8A1497
As cestinhas de pão são aquelas que se encaixam perfeitamente nas caixas de sorvete, como mostrei em outro post aqui no blog.

Os pães, separados por tipo em cestas individuais, são propositadamente pequenos, para que os convidados não tenham que cortá-los: pão de queijo, croissant, pão de batata, francês ou ciabata, faça a seleção que você preferir.

_G8A1487
As frutas maiores vão na petisqueira grande de louça com rattan.

Frutas como mamão, melão e manga podem ser servidas cortadas em pedaços, para facilitar na hora de servir. Uvas ficam lindas sempre, e as sem caroço são mais fáceis de comer.

Em um aparador, arrume as bebidas. Café, leite e chá são mantidos quentes em garrafas térmicas. Além do adoçante, na cestinha, dois bowls oferecem açúcar mascavo e branco, para que cada um se sirva a gosto.

_G8A1520
Garrafas térmicas cromadas em três tamanhos indicam o que conservam no seu interior: leite na de 1,5l, chá na de 1l e café na de 750ml. Xícaras de chá e café da louça Torino. Porta adoçante de rattan.

Ofereça vários sucos coloridos (pode pegar algumas das receitas do post “Refrescos de verão”, aqui do blog). Mantenha o gelo a parte, em um balde ou geleira, para que bebidas não fiquem aguados com o tempo – afinal, a refeição não tem hora para terminar…

_G8A1524
A geleira, térmica e impermeável por dentro, é toda forrada de rattan, e pode ficar bem fechada para conservar o frio – o pegador fica do lado de fora, em um suporte próprio. Taças de vidro em bico de jaca.

Posts relacionados:

Almoço italo-americano no dia das mães

Almoço de dia das mães descomplicado e lindo, com cardápio de Marcelo Sampaio

Mesa de café da manhã linda em um minuto

Primavera: café da manhã no jardim!

Térmica personalizada e outras boas ideias para a hora do chá

Outdoor winter party. piquenique para curtir o frio

37 Comentários

  • viviane lopes
    17 de Janeiro de 2017 12:50

    Boa Tarde!
    Adorando as dicas. Parabens.

  • Trackback: O CHARME DO RATTAN - Vamos Receber
  • marli gonçalves
    19 de novembro de 2014 22:16

    Adorei as garrafas em ratan,gostaria de comprar.

    • admin
      25 de novembro de 2014 13:30

      Marli,

      Você encontra as garrafas no nosso site http://www.ceciliadale.com.br, ou nas lojas. Clicando na foto delas no blog você também é levada direto para nossa loja virtual.

      Beijo,

      Cecilia

  • vera
    19 de Abril de 2014 15:19

    Este blog é sensacional. Parabéns! sou sua fã!

  • Dilma Andrade
    17 de Abril de 2014 1:25

    Simplesmente amei……….

  • Maria Antonia M.Cecco
    14 de Abril de 2014 17:38

    Adoro as sugestões.Você tem um bom gosto incrível!

  • Lizette T. Salvatore
    11 de Abril de 2014 15:17

    Cecilia
    Sou admiradora de seu bom gosto há longo tempo.
    Mande mais dicas ,vou segui-las . Adorei .

  • Maria Abadia Costantin Sandoval
    11 de Abril de 2014 10:01

    Obrigada pelas sugestões!!!
    Muito carinho e bom gosto!!!

    Passo na loja assim que puder!!!

    Gratidão!!! Cecília!!!

  • Christiane
    10 de Abril de 2014 19:31

    Linda mesa!!! Peças maravilhosas de extremo bom gosto e requinte. Parabéns Cecília!!

  • Maria Lucia Avallone
    10 de Abril de 2014 19:25

    Simplesmente maravilhoso ! Visual belissimo ,colirio para os olhos excelentes idéias .
    Prabens pelo seu bom gosto

  • Lucila Aprile
    10 de Abril de 2014 17:39

    São maravilhosos e úteis , como são muito caros se eu comprar um pouco vai ter sempre para eu fazer todo o conjunto ou não?

    • admin
      10 de Abril de 2014 20:37

      Lucila,

      Temos sempre a linha de mesa de rattan! As vezes demora um pouco mais para chegar uma ou outra peça – são artesanais – mas pretendemos sempre continuar repondo o estoque. Compre primeiro os básicos e vai aumentando a sua coleção aos poucos!

      beijos,

      Cecilia

  • Anamaria M. C. Ferraz
    10 de Abril de 2014 15:56

    Adorei!!Tudo maravilhoso e de um extremo bom gosto!!Dicas super legais que vou usar aqui em casa!! Parabens e obrigada!! Bjs!!

  • Anamaria M. C. Ferraz
    10 de Abril de 2014 15:53

    Adorei, tudo de um extremo bom gosto!!!Suas dicas sao preciosas, vou me lembrar qnd fizer aqui em casa!!! Parabens e obrigada!! Bjs!!

Deixe uma resposta

top