Almoço italo-americano no dia das mães

Em vez de enfrentar restaurantes lotados neste domingo para o almoço de dia das mães, que tal receber a família em casa? Não precisa ser trabalhoso nem caro. Com um cardápio inspirado na Itália e o jeito de servir americano – em que os pratos ficam disponíveis na mesa para os convidados – dá para fazer um almoço bem aconhcegante e gostoso, com cara coisa de mãe. Olha só:

Gosto sempre de escolher um tema para a mesa, porque assim fica mais fácil compor a decoração. Nesse caso, adotamos a pintura de limões sicilianos da louça como foco, e tudo partiu daí, inclusive a escolha do cardápio, com ingredientes que lembram a costa mediterrânea. Só de sentir o perfume do limão siciliano e do manjericão, parece que a gente ja é transportada imediatamente para lá…

_G8A9985
Os vasos de cerâmica são decorados com limôes sicilianos e ramos de limoeiro cortados do jardim. As travessas de cerâmica com alças de madeira servem de apoio a um belo carpaccio acompanhado de glissinis, casquinhas de pão e fatias de pão italiano.

Para uma ocasião como o dia das mães, o melhor é escolher pratos simples e gostosos, com poucos e bons ingredientes. Como essa salada de folhas de rúcula com lascas de parmesão e fatias de figo fresco.

_G8A9953
A saladeira de cerâmica com alças de madeira recebe as folhas de rúcula, servidas com talheres de salada de cabo de madeira. Azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta e mostarda ficam disponíveis na bandeja retangular, para que cada um tempere as folhas como preferir.
_G8A9925
Cada convidado pode se servir a vontade. Basta pegar um dos sousplats de rattan da pilha para apoiar o prato da porcelana Lemon, que fica na pilha ao lado. Os guardanapos estampados nos mesmos tons da louça e presos com argolas de bambu e metal, compõem a decoração da mesa.

O prato principal é um belo risoto de abobrinha com queijo camembert, manjericão e pistache, que aprendi a fazer com o livro da Heloisa Bacelar. Fácil e delicioso, o risoto e um prato quentinho que combina com o clima de outono e o aconchego de mãe, não acham?

Jogos americanos de tecido tramado appoiam os pratos quentes e dão cor à mesa.Os talheres ficam organizados em uma cesta própria.
_G8A9913
Na mesma linha de comida simples e gostosa, uma bandeja quadrada de cerâmica serve bruschettas de tomate, azeite e oregano com uma folhinha de manjericão, sobre o pão italiano passado na frigideira (na torradeira também fica bom, se quiser facilitar).
_G8A9991
No apareador, uma jarra de cerâmica com água aromatizada com limão siciliano vai super bem (ou mesmo uma limonada, para entrar no tema). Copos de bico de jaca amarelos para o suco e taças de vidro colorido para brindar com o espumante ou vinho.

Para a sobremesa ser gostosa, não precisa inventar nada mirabolante. Para continuarmos fieis ao tema, escolhemos docinhos bem italianos encomendados de um confeitaria tradicional: mini tortinhas de Nutella, de amêndoas e de limão, além de carolinas recheadas com chocolate e creme. Tudo em tamanho pequeno, para não deixar as mamães com culpa de provar mais de um sabor. Para acompanhar, café, chá, ou, se preferir, um belo gelatto italiano. Pronto! Está montado o cenário ideal para uma tarde deliciosa com a família junto da mamma, como na Itália.

_G8A0001
Enquanto durar a festa, o café e o chá se mantém quentinhos na térmica forrada de rattan. Prato de doces de dois andares em cerâmica e madeira, xícaras de café avulsas da linha Lemon e xícaras de chá parte do jogo de jantar Lemon. A bandeja oval em rattan tem alças em madeira.

Posts relacionados:

Almoço de dia das mães descomplicado e lindo, com cardápio de Marcelo Sampaio

Como preparar uma surpresa de parede

50 sugestões de presentes para todo tipo de mãe

6 dicas para lidar bem com a sogra

Gravuras botânicas: ciência que vira arte

Bancada chique e prática

8 Comentários

  • roberta
    9 de julho de 2017 21:57

    Gostaria de comprar este jogo de jantar de limão siciliano

    • Admin
      10 de julho de 2017 9:38

      Bom dia Roberta,

      Esse jogo de jantar está esgotado, infelizmente. Mas se você gostou desse, acho que vai gostar do novo Passion Fruit, com estampa de maracujá! Veja no nosso site no link: http://busca.ceciliadale.com.br/busca/passion.aspx?q=passion
      Você pode dar uma olhada também nas outras louças da coleção Cecilia Dale Tropics.

      Um beijo,

      Cecilia
      Cecilia

  • Renata Bonadio Manhanini
    30 de maio de 2015 9:39

    Otimas dicas , show de mesa !!! Só falta reunir a Familia !!!

  • anaja schmitz
    19 de maio de 2015 15:13

    Amei sua dica. Agora estou in love por tudo que é italiano.
    Bjos tenha um ótimo dia.

  • Mirlene C. F. Paulo
    15 de maio de 2015 19:04

    Parabéns Cecília!
    Voce como sempre nos encantando com suas
    sugestões, lindas e deliiciosas! Tanto as peças
    sugeridas, como o cardápio, são práticos, chics
    e vão deixar o almoço do Dia das Mães, impecável!

    • admin
      18 de maio de 2015 18:13

      Obrigada Mirlene,

      Espero que você tenha aproveitado bem seu dia das mães.

      Um beijo,

      Cecilia

  • Patricia Bottino
    13 de maio de 2015 20:29

    Está tudo muito lindo! Parabéns!

    • admin
      14 de maio de 2015 13:29

      Obrigada Patrícia!

      Um beijo,

      Cecilia

Deixe uma resposta

top