Dia de desmontar a árvore! Dicas para guardar enfeites de Natal.

desmontagem de árvore de natal

O dia de desmontar a árvore e o presépio e guardar enfeites de Natal, segundo a tradição católica, é 6 de janeiro, o Dia de Reis. Esta teria sido a data em que os três Reis Magos finalmente encontraram o menino Jesus e ele passou a ser conhecido por todos os povos. Por isso, esse dia marca o final da época de Natal.

Para garantir que sua árvore e seus enfeites durem muitos e muitos anos, essa desmontagem precisa ser feita com alguns cuidados. Assim, você evita surpresas desagradáveis ao desempacotar tudo no final do ano novamente.

Comece semparando uma caixa para cada tipo de enfeite. As melhores são aquelas plásticas, organizadoras, com tampa hermética, mas as de papelão também servem.

Bolas

bolas de Natal guardadas em caixas transparentes Cecilia Dale

Se você comprou as bolas de Natal este ano, aproveite as próprias embalagens em que elas vieram para guardá-las de novo. Se não tiver mais as caixas originais, embale cada bola em papel de seda, para que não arranhem. No caso de bolas de vidro, vale a pena colocar divisórias de papelão dentro da caixa – aquelas de gaveta, de plástico, para meias, funcionam muito bem. Caixas de copos cumprem a função perfeitamente também.

Enfeites da árvore e imagens do presépio

DSC_1650

Embale os enfeites da mesma forma, com papel de seda, protegendo bem as partes mais delicadas, como asas, mãozinhas e rostos de fadas, duendes e outros personagens. Tome o cuidado de colocar as peças mais pesadas no fundo da caixa, e as mais leves por cima.

Laços

Como guardar laços e enfeites de árvore de Natal

Para que os laços não fiquem completamente amassados, faça “almofadinhas” de papel de seda ou plástico bolha. Preencha cada uma das alças dos laços, de modo que elas fiquem bem esticadas e suportem o peso dos outros durante o ano todo.

Como guardar laços de árvore de Natal.

Luzes

Enrole cada cordão separadamente, na medida em que vai tirando da árvore, e prenda cada com com um elástico ou arame, para que não se embaracem. Se o seu cordão é dos antigos, com lampadinhas incandescentes, essa é uma boa hora para identificar cordões queimados. (O melhor é substituir pelos de led, que duram mais e não quebram).

cópia de _MG_7022_NatalCD

DSC_1613

Ramos

DSC_1639

Coloque-os na caixa em posições alternadas, um para cada lado, para aproveitar melhor o espaço e não espremer os arranjos. Use uma folha de papel de seda para separar cada camada de ramos, para que não se embaralhem um ao outro.

Guirlandas e centros de mesa:

DSC_1620

Esses merecem caixas individuais, sem nenhum outro enfeite por cima. O laço da guirlanda também deve ser “recheado” com papel de seda.

cópia de _MG_6991_NatalCD

Marque o que guardou

Para conseguir achar com faciliadade cada enfeite no próximo Natal, marque o conteúdo de cada caixa com uma etiqueta. cópia de _MG_7001_NatalCD

Guarde as caixas em um local seco, longe do calor e dos raios do sol. Se conseguir, adicione alguns saquinhos de sílica gel em cada caixa, para absorver qualquer umidade. Pronto, seus enfeites estão protegidos e bem conservados até o próximo Natal!

Precisa de uma mãozinha? Solicite nosso serviço de desmontagem de árvores! Nossos funcionários treinados e uniformizados fazem todo o trabalho para você com toda a segurança. Basta passar um e-mail para montagens@ceciliadale.com.br ou ligar para (11) 3716-3799 e agendar uma data. (Apenas na cidade de São Paulo).

Ah, e se quiser incrementar a sua decoração, aproveite que temos vários itens de Natal em liquidação na nossa Sale Dale! Até o final de janeiro nas lojas e no site www.ceciliadale.com.br.

26 Comentários

  • Zélia Maria
    2 de janeiro de 2016 14:13

    Excelente sugestões!
    Costumo também guardar as bolas em caixas de ovos e enrolo as lâmpadas pisca-pisca em cabides de roupas , aqueles de arame que vêm da lavanderia.

    • admin
      4 de janeiro de 2016 12:35

      Boa ideia, Zélia, vou anotar.

      beijo,

      Cecilia

  • Tania Santos SANTOS
    19 de fevereiro de 2014 1:39

    Obrigada pelas dicas. Voces são barbaras e o diferencia das outras lojas.

  • Maria Cecília Z.Balzan
    23 de janeiro de 2014 14:43

    No próximo ano,teremos prazer em desembalar cada adorno e relembrar

    este que passou.Cecília

Deixe uma resposta

top