Dia de desmontar a árvore! Dicas para guardar enfeites de Natal

Dia de desmontar a árvore! Dicas para guardar enfeites de Natal

O dia de desmontar a árvore e o presépio e guardar enfeites de Natal, segundo a tradição católica, é 6 de janeiro, o Dia de Reis. Esta teria sido a data em que os três Reis Magos finalmente encontraram o menino Jesus e ele passou a ser conhecido por todos os povos. Por isso, esse dia marca o final da época de Natal.

Para garantir que sua árvore e seus enfeites durem muitos e muitos anos, essa desmontagem precisa ser feita com alguns cuidados. Assim, você evita surpresas desagradáveis ao desempacotar tudo no final do ano novamente.

Comece semparando uma caixa para cada tipo de enfeite. As melhores são aquelas plásticas, organizadoras, com tampa hermética, mas as de papelão também servem.

Bolas

bolas de Natal guardadas em caixas transparentes Cecilia Dale

Se você comprou as bolas de Natal este ano, aproveite as próprias embalagens em que elas vieram para guardá-las de novo. Se não tiver mais as caixas originais, embale cada bola em papel de seda, para que não arranhem. No caso de bolas de vidro, vale a pena colocar divisórias de papelão dentro da caixa – aquelas de gaveta, de plástico, para meias, funcionam muito bem. Caixas de copos cumprem a função perfeitamente também.

Enfeites da árvore e imagens do presépio

DSC_1650

Embale os enfeites da mesma forma, com papel de seda, protegendo bem as partes mais delicadas, como asas, mãozinhas e rostos de fadas, duendes e outros personagens. Tome o cuidado de colocar as peças mais pesadas no fundo da caixa, e as mais leves por cima.

Laços

Como guardar laços e enfeites de árvore de Natal

Para que os laços não fiquem completamente amassados, faça “almofadinhas” de papel de seda ou plástico bolha. Preencha cada uma das alças dos laços, de modo que elas fiquem bem esticadas e suportem o peso dos outros durante o ano todo.

Como guardar laços de árvore de Natal.

Luzes

Enrole cada cordão separadamente, na medida em que vai tirando da árvore, e prenda cada com com um elástico ou arame, para que não se embaracem. Se o seu cordão é dos antigos, com lampadinhas incandescentes, essa é uma boa hora para identificar cordões queimados. (O melhor é substituir pelos de led, que duram mais e não quebram).

cópia de _MG_7022_NatalCD

DSC_1613

Ramos

DSC_1639

Coloque-os na caixa em posições alternadas, um para cada lado, para aproveitar melhor o espaço e não espremer os arranjos. Use uma folha de papel de seda para separar cada camada de ramos, para que não se embaralhem um ao outro.

Guirlandas e centros de mesa:

DSC_1620

Esses merecem caixas individuais, sem nenhum outro enfeite por cima. O laço da guirlanda também deve ser “recheado” com papel de seda.

cópia de _MG_6991_NatalCD

Marque o que guardou

Para conseguir achar com facilidade cada enfeite no próximo Natal, marque o conteúdo de cada caixa com uma etiqueta. cópia de _MG_7001_NatalCD

Guarde as caixas em um local seco, longe do calor e dos raios do sol. Se conseguir, adicione alguns saquinhos de sílica gel em cada caixa, para absorver qualquer umidade. Assim seus enfeites estão protegidos e bem conservados até o próximo Natal!

Precisa de uma mãozinha? Solicite nosso serviço de desmontagem de árvores! Nossos funcionários treinados e uniformizados fazem todo o trabalho para você com toda a segurança. Basta passar um e-mail para montagens@ceciliadale.com.br ou ligar para (11) 3716-3799 e agendar uma data. (Apenas estado de São Paulo).

Ah, e se quiser incrementar a sua decoração, aproveite que temos vários itens de Natal em liquidação na nossa Sale Dale! Até o final de janeiro nas lojas e no site www.ceciliadale.com.br.

26 Comentários

  • Cida Freddo
    22 de janeiro de 2014 14:42

    Adorei as dicas Cecilia! Sou sua fã e carica tb! Gosto mto dos motivos natalinos q lembram neve e gelo! E claro coisas em prata e brancas, pérolas! Se lembrar, traga essas p o próximo Natal! Feliz ano p ti! Bjs

  • regina
    20 de janeiro de 2014 17:30

    Gostei muito das dicas: montar e desmontar árvore de natal

  • HELIANA FARANE
    20 de janeiro de 2014 11:59

    ADOREI AS EXPLICAÇÕES

  • Sueli Batista
    20 de janeiro de 2014 10:32

    Cecilia, um precioso 2014!!!

    Sou uma fã, que gostaria muito de fazer um curso com você. Já compro nas suas lojas à 7 anos e agora que estou separada, preciso fazer algo, que me de prazer e ajuda financeira. Gostaria muito de fazer um curso de arranjos ou mesmo de decoração. Pode me ajudar?
    Agradeço pela sua delicadeza em deixar suas clientes completamente realizadas.

    Sueli Batista.

    • admin
      20 de janeiro de 2014 13:51

      Sueli,

      Que bom saber que você está sempre por aqui. Eu também gostaria muito de dar um curso como esse… Mas hoje as lojas e as decorações de Natal exigem minha dedicação total! O máximo que consigo é passar essas dicas aqui no blog. Continue acompanhando e boa sorte para você!

      um beijo,

      Cecilia

  • Celis Rivetti
    20 de janeiro de 2014 1:26

    Adorei !!!

  • jane cleide martins
    19 de janeiro de 2014 22:48

    Obrigada pelas dicas e um abençoado 2014 a você e todos os seus colaboradores!

  • Rachel Fullin de Mello
    19 de janeiro de 2014 0:44

    Todo cuidado com os enfeites é pouco, guardá-los bem para que estejam perfeitos n próximo natal e para que possam se juntar aos novos que viram ser adquiridos aí na Cecília Dale. Grata pelas sugestões, ótimas. E até breve.
    Abraços
    Rachel

  • noemi
    18 de janeiro de 2014 20:16

    Gosto muito de enfeitar a casa para o Natal e tenho muitos enfeites ( vários de usa loja, da qual sou cliente desde que só havia a loja do Shopping Iguatemi – SP.
    Foi muito útil verificar que estou embalando meus mimos corretamente.
    A ilustração é muito valiosa.
    Grata .

  • Arlete Maria de S. França Gomes Salvador Bahia
    18 de janeiro de 2014 16:01

    Querida Cecilia
    Achei excelente você nos ensinar como conservarmos nossos enfeites natalinos.Já desmontei tudo da minha casa e tenho o cuidado de guardar muitas delas, como vc ensinou.Mas ,vou retirar das caixas principalmente os laços e bolas e guarda-los como vc faz.Obrigada e que 2014 seja de muitas graças e alegrias para todos daí. Quando for a S,Paulo irei lhe fazer uma visita.Abraços Arlete

  • Ári
    18 de janeiro de 2014 14:03

    Obrigada pelas dicas !
    Um ano maravilhoso para sua equipe, sua família e vc.

  • Edelnora oliveira
    18 de janeiro de 2014 3:07

    Cara Cecilia, moro em Recife amo os enfeires de Natal de sua loja,sempre procuro me programo para ir para Sao Paulo em Novembro.
    Sugiro abrir uma loja aqui em Recife voce nao iria se arrepender .
    Abraço Edelnora

    • admin
      20 de janeiro de 2014 13:54

      Obrigada Edelnora. A família de minha mãe era do Recife e tenho muito carinho por essa terra! Estamos expandindo nossas lojas pouco a pouco e se Deus quiser ainda chegamos a Recife.

      um beijo grande,

      Cecilia

  • Darcilia Bombonato
    17 de janeiro de 2014 23:55

    Ótimo sua dica, já faço desse jeito a trinta anos temos uma estante no deposito só para as caixas de Natal, temos os enfeites de quando as crianças eram pequenas,todo ano mudamos e acrescentamos algo novo, vocês tem colaborado demais com peças lindas, obrigada.

  • Lúcia Abdalla
    17 de janeiro de 2014 22:02

    Como Tudo que voce faz adorei o capricho
    Vou tentar fazer igual
    Um abraco Lucia

  • Thereza christina cerqueira Mangili
    17 de janeiro de 2014 19:36

    Essa dica de preencher os laços para não amassar e muito boa vou guardar desse jeito

  • Rosomar Beltran
    17 de janeiro de 2014 18:45

    Ótima idéia de nos ajudar ensinando a desmontar a árvore de Natal.
    Afinal compramos enfeites tão lindos e queremos conservar perfeitos para o próximo ano.
    Obrigada e Bom Ano

  • Irene Saad
    17 de janeiro de 2014 17:17

    Cecilia,

    Excelente essa sua matéria. Já desmontei a minha árvore, mas vou usar sua dica para os laços, que acabam sempre ficando meio amassados.

    Obrigada por compartilhar. As árvores de sua loja são lindíssimas e muito bem decoradas

    Irene

  • Maria Aparecida de Rezende Gaiofatto
    17 de janeiro de 2014 17:05

    Olá, Cecília, sempre úteis suas dicas…ao reservar espaço para guardar com cuidado os enfeites da decoração natalina. Eu diria que ela deve ocorrer no dia 07/01, dia seguinte ao terminar o período natalino. Eu por exemplo jamais o faria, pois celebro no dia 06 o meu aniversário.Dia de Festa portanto. rsrsrsr.
    Muito obrigada pelo carinho e delicadeza, sempre.
    Um Feliz Ano Novo, de muita criatividade!
    BEijos.

    Gaiô (Maria Ap de Rezende Gaiofatto)

  • Rosina Gallaro da Silva
    17 de janeiro de 2014 16:39

    Cecilia boa tarde

    Espero que estejam bem.
    As férias da minha família foi curtinha porem ótima.
    Adorei as suas orientações de como guardar os enfeites de Natal.
    Um feliz 2014.

    Um forte abraço

    Rosina

    r

  • juliana
    8 de janeiro de 2014 15:30

    ADOREI AS DICAS VOU FAZER ASSIM FEIZ ANO NOVO E NO PÓCIMO NATAL TRAGA MUITA COISA PARA NÓS CECÍLIA COLECIONO PÁPAI NOEL DE RESINA TRAGA MUITOS MODELOS BEJIM.

  • Rita de Cassia Lelis Saito da Costa
    3 de janeiro de 2014 18:14

    Querida Cecilia,
    Sou admiradora de seu bom gosto e trajetória.
    Obrigada por atender minha sugestão. Vai ajudar-me muito.
    Desejo que você e sua família tenham um ano novo feliz e iluminado.
    Abraço

Deixe uma resposta

top