Peppermint Candy – a bala do Natal

Peppermint Candy – a bala do Natal

christmas_candy_canes-12655
As primeiras decorações de árvore de Natal eram comestíveis: maçãs, biscoitos e balas feitos em casa, para serem comidos pelas crianças no dia de abrir os presentes.

Aos poucos, outros enfeites foram entrando na decoração. Mas as bengalinhas de açúcar e menta, conhecidas como peppermint candy, são o doce que até hoje permanece mais ligado ao Natal.

Diz a lenda que a tradição nasceu em 1672, na Catedral de Colônia, na Alemanha. Preocupado que as crianças fizessem barulho na igreja e atrapalhassem a tradicional apresentação do presépio vivo, na véspera de Natal, o regente do coro teve uma ideia. Mandou fazer palitinhos de bala para distribuir a elas logo antes do espetáculo.

Para que os meninos e meninas lembrassem dos pastores que visitaram Jesus no seu nascimento, mandou adicionar um gancho na ponta de cada uma. Nasciam as bengalinhas de Natal. Parece que a ideia funcionou bem: da Alemanha, as candy canes se espalharam por toda a Europa, sempre distribuídas em representações do nascimento de Jesus.

As balas começaram a ser penduradas em árvores como enfeite em 1882, mas ainda eram todas brancas. Só ganharam listras vermelhas no século 20, junto com o sabor de menta (peppermint), que caiu no gosto popular.

Enfeites em forma de bengalinha passaram a simbolizar o Natal e aparecer junto a bonecos de neve, Papai Noel, bonecos de gengibre e outros personagens em guirlandas e decorações, além das árvores.

Cartão de Natal dos anos 50, já usava a peppermint candy dane como símbolo do Natal.
O cartão de Natal dos anos 40  já usava a peppermint candy cane como símbolo.

Achei uma graça essa história e criei uma coleção de Natal esta ano com o tema Peppermint Candy, toda em vermelho e branco. São enfeites em forma de bengalinhas, balas, biscoitos de gengibre e outras das guloseimas deliciosas do Natal, que já estão nas lojas. Vejam as fotos.

peppermint mesa
A mesa da coleção Peppermint Candy, toda em branco e vermelho
peppermint boneco
O gingerbread man, de biscoito, junto com pirulitos de peppermint
peppermint bota bolo
Mini cupcakes e botas de Papai Noel cheias de bengalinhas candy cane
peppermint coke
Para quem está fazendo regime, tem opções diet!
peppermint prato
Jogo americano, guardanapos, e louça entram na brincadeira do vermelho e branco.
CD_NATAL_set03_sequenciaVert7
A guirlanda tem balas gigantes e mil presentinhos.

Posts relacionados:

Coleções de Natal 2016 – Candy

Vila de Natal – A história de uma tradição linda

A lenda da Rosa de Natal

4 Comentários

  • Aide
    25 de novembro de 2013 12:35

    Obrigado pela lembrança do e-mail e o bom gosto da Cecília Dale nos motivos natalinos é marca registrada do sucesso dessa loja e nos ajuda e entrar no clima do Natal. abraços fraternais Aide

  • Tais Brant caparelli
    24 de novembro de 2013 16:42

    Amo esta loja!,
    A coleção de Natal esta maravilhosa!!!

    Tais

  • Paula
    14 de novembro de 2013 16:07

    Boa tarde!!

    Gostaria de saber o preco da guirlanda com balas e se esta disponovel nas lojas.

    • Cecilia Dale
      14 de novembro de 2013 17:25

      Ola Paula, temos vários modelos e tamanhos de guirlandas do tema Peppermint Candy, você pode pesquisar no site ou em qualquer uma de nossas lojas.

Deixe uma resposta

top