Vila de Natal – a história de uma tradição linda

Vila de Natal – a história de uma tradição linda

Além das coleções de Natal com enfeites, árvores e guirlandas, chega às lojas na semana que vem minha grande paixão: a Vila de Natal. Uma tradição das famílias do hemisfério norte que há alguns anos que trago para as lojas nessa época do ano.  O que eu mais gosto é que essa brincadeira une netos, pais e avós em torno de um projeto comum, de montar uma cidadezinha de Natal. São 40 peças colecionáveis – de casinhas a brinquedos com luz e movimento – que encantam a todos. Para quem não conhece, aqui vai a história dessa tradição de Natal. E as fotos e vídeo para você se inspirar para criar a sua.

cópia de CD_Nat15_Vila_01

A tradição da montagem das Christmas Villages, ou Vilas de Natal começou ainda na idade média, entre as famílias holandesas e alemãs. Muito caprichosas, elas não se contentavam em montar somente um presépio. Enquanto esperavam o dia 25 de dezembro, iam criando, dia a dia, uma pequena aldeia embaixo da árvore de Natal. Casinhas esculpidas de madeira, pedras com musgo para representar grutas, ramos e galhos para fazer as árvores… A diversão era tanta que a produção da vila muitas vezes recebia mais atenção que a decoração da árvore.

cópia de CD_Nat15_Vila_06
A cena parece real, mas os patinadores cabem na palma da mão. E se movem de verdade sobre o lago congelado.

A partir do século 19, as vilas foram se modernizando e passaram a ser montadas em outros lugares de destaque da casa: em cima da lareira, em aparadores e mesas de centro. Cada parte dela tinha um tema diferente: cidades, fazendas, oficinas de artesãos… Os mais prendados montavam maquetes com movimento, como moinhos e rodas d´água.

cópia de CD_Nat15_Vila_02
Na vila também tem roda gigante

Nos anos 70, a tradição pegou força nos Estados Unidos, onde passaram a ser comuns mini povoados inteiros feitos de cerâmica, porcelana, papelão ou madeira. Trenzinhos de brinquedo funcionavam em volta.

Hoje, muitas famílias americanas chegam a montar salas inteiras da casa com as pequenas aldeias. A cada ano, eles adicionam novas peças ao cenário. É uma coisa deliciosa de ver e de montar, que encanta tanto as crianças quanto os adultos.

Cenários

Os corais de músicas natalinas que visitam as casas na época do Natal são aguns dos personagens.
Personagens natalinos e complementos como portões e mini árvores também fazem parte da Villa.
cópia de CD_Nat15_Vila_03
carrossel musical é um dos destaques mais lindos.
Papai Noel com seu trenó, em que as renas se mexem.
Papai Noel com seu trenó, em que as renas se mexem.

Este ano nós também teremos nossas pequenas Vilas de Natal para os clientes levarem para casa. São peças colecionáveis:  casinhas e brinquedos com movimento, luz e som, e complementos como personagens, árvores, portões e outros componentes de cenário.

Em casa, você pode incrementar com o que a sua criatividade mandar, como pedrinhas, ramos e até com o trenzinho elétrico ou outros brinquedos das crianças. Para fazer a neve do chão, usamos no nosso cenário uma manta de EVA branco, encontrada em papelarias. Festões nevados servem de floresta. Assim a brincadeira já começar antes mesmo do Natal chegar.

Veja no vídeo abaixo como ficou a decoração nas lojas. Ou visite o site na coleção Vila de Natal.

Posts relacionados:

O significado das cores do Natal

Preview de Natal: descubra a coleção English Ivy

Coleção de Natal Forest Berries

Coleção Classic 2017 – a tradição do Natal em dourado e vermelho

Café de manhã de Natal para as crianças com o Mickey

 

 

6 Comentários

  • Bruna Guerra
    28 de novembro de 2018 13:14

    Olá. Boa tarde, eu quero o cenário da patinação, pode me enviar link para compra?

    • Admin 2
      28 de novembro de 2018 14:01

      Olá, Bruna!

      Por conta fragilidade das Vilas de Natal, neste ano as peças não estão sendo vendidas pelo site, apenas nas lojas físicas.

      De que cidade você está falando? Podemos localizar a loja mais próxima para que você entre em contato.

      Atenciosamente,
      Equipe Cecilia Dale.

  • CRISTIANO
    18 de janeiro de 2017 13:33

    Na Cecilia Dale tem lindos modelos já comprei vários, recomendo a todos

  • eliza oliva
    24 de novembro de 2016 16:27

    Como faço pra comprar ?? tenho interesse mas aqui em salvador não encontro.. qri crescer a minha vila.. me da noticia.no aguardo

    • admin
      26 de novembro de 2016 9:26

      Eliza,

      Pode comprar pelo site que entregamos em Salvador!! Clicando nas fotos do blog você já é direcionada ao site, ou pode acessar http://www.ceciliadale.com.br.

      beijo,

      Cecilia

  • Elaine goncalves
    8 de novembro de 2016 7:12

    Lindo estou com quatro cenarios e nao tinha ideia como fazer esta lindooo

Deixe uma resposta

top