Além das coleções de Natal com enfeites, árvores e guirlandas, chega às lojas na semana que vem minha grande paixão: a Vila de Natal. Uma tradição das famílias do hemisfério norte que há alguns anos que trago para as lojas nessa época do ano. O que eu mais gosto é que essa brincadeira une netos, pais e avós em torno de um projeto comum, de montar uma cidadezinha de Natal. São 40 peças colecionáveis – de casinhas a brinquedos com luz e movimento – que encantam a todos. Para quem não conhece, aqui vai a história dessa tradição de Natal. E as fotos e vídeo para você se inspirar para criar a sua.
A tradição da montagem das Christmas Villages, ou Vilas de Natal começou ainda na idade média, entre as famílias holandesas e alemãs. Muito caprichosas, elas não se contentavam em montar somente um presépio. Enquanto esperavam o dia 25 de dezembro, iam criando, dia a dia, uma pequena aldeia embaixo da árvore de Natal. Casinhas esculpidas de madeira, pedras com musgo para representar grutas, ramos e galhos para fazer as árvores… A diversão era tanta que a produção da vila muitas vezes recebia mais atenção que a decoração da árvore.
A partir do século 19, as vilas foram se modernizando e passaram a ser montadas em outros lugares de destaque da casa: em cima da lareira, em aparadores e mesas de centro. Cada parte dela tinha um tema diferente: cidades, fazendas, oficinas de artesãos… Os mais prendados montavam maquetes com movimento, como moinhos e rodas d´água.
Nos anos 70, a tradição pegou força nos Estados Unidos, onde passaram a ser comuns mini povoados inteiros feitos de cerâmica, porcelana, papelão ou madeira. Trenzinhos de brinquedo funcionavam em volta.
Hoje, muitas famílias americanas chegam a montar salas inteiras da casa com as pequenas aldeias. A cada ano, eles adicionam novas peças ao cenário. É uma coisa deliciosa de ver e de montar, que encanta tanto as crianças quanto os adultos.
Cenários
Este ano nós também teremos nossas pequenas Vilas de Natal para os clientes levarem para casa. São peças colecionáveis: casinhas e brinquedos com movimento, luz e som, e complementos como personagens, árvores, portões e outros componentes de cenário.
Em casa, você pode incrementar com o que a sua criatividade mandar, como pedrinhas, ramos e até com o trenzinho elétrico ou outros brinquedos das crianças. Para fazer a neve do chão, usamos no nosso cenário uma manta de EVA branco, encontrada em papelarias. Festões nevados servem de floresta. Assim a brincadeira já começar antes mesmo do Natal chegar.
Veja no vídeo abaixo como ficou a decoração nas lojas. Ou visite o site na coleção Vila de Natal.
Posts relacionados:
Coleção Classic 2017 – a tradição do Natal em dourado e vermelho
6 Comentários
Bruna Guerra
28 de novembro de 2018 13:14Olá. Boa tarde, eu quero o cenário da patinação, pode me enviar link para compra?
Admin 2
28 de novembro de 2018 14:01Olá, Bruna!
Por conta fragilidade das Vilas de Natal, neste ano as peças não estão sendo vendidas pelo site, apenas nas lojas físicas.
De que cidade você está falando? Podemos localizar a loja mais próxima para que você entre em contato.
Atenciosamente,
Equipe Cecilia Dale.
CRISTIANO
18 de janeiro de 2017 13:33Na Cecilia Dale tem lindos modelos já comprei vários, recomendo a todos
eliza oliva
24 de novembro de 2016 16:27Como faço pra comprar ?? tenho interesse mas aqui em salvador não encontro.. qri crescer a minha vila.. me da noticia.no aguardo
admin
26 de novembro de 2016 9:26Eliza,
Pode comprar pelo site que entregamos em Salvador!! Clicando nas fotos do blog você já é direcionada ao site, ou pode acessar http://www.ceciliadale.com.br.
beijo,
Cecilia
Elaine goncalves
8 de novembro de 2016 7:12Lindo estou com quatro cenarios e nao tinha ideia como fazer esta lindooo
Deixe uma resposta