Sete dicas para escolher o seu sofá

Sete dicas para escolher o seu sofá

Ele funciona como base para a decoração da casa, e muitas vezes é o primeiro móvel a ser comprado para a sala. Mas escolher um sofá não é fácil, e tenho recebido muitas dúvidas sobre como encontrar o melhor tipo para cada ambiente. Para ajudar, aqui vão sete dicas básicas.

1. De que tamanho eu preciso?

Primeiramente, tire as medidas do ambiente em que o sofá vai ficar. Se possível, faça um desenho simples no papel para mostrar para o vendedor, incluindo janelas e portas.

Para evitar a sensação de aperto, lembre de deixar um espaço de pelo menos uns 70 cm nas laterais do sofá, para circulação, ou para colocar uma mesa lateral, com um abajur ou mesmo uma luminária de pé, se o espaço for muito pequeno.

Se quiser ter uma ideia do espaço que o sofá vai ocupar na sala, pegue as medidas do móvel e forre o espaço equivalente no chão com jornal ou com um lençol dobrado. Assim você experimenta com diferentes móveis ao redor.

Como regra geral, a distância entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 50 a 90 cm – o suficiente para dar passagem, mas para não ficar muito longe caso a pessoa queira apoiar uma xícara de café, por exemplo. As mesas laterais devem ficar na altura do braço do sofá.

trucosfotos10_2_600px

2. Passa na porta?

Parece básico, mas muita gente só descobre que seu sofá novinho não tem como entrar em casa depois que ele empaca na porta do elevador.

Parece básico, mas muita gente só descobre que seu sofá novinho não tem como entrar em casa depois que ele empaca na porta do elevador.

Além de sair de casa com as medidas da sala na bolsa, lembre também, antes de comprar, de medir a largura e altura das portas ou janelas que dão naquele ambiente. É apartamento? Tem elevador de serviço grande? Se não, é possível içar pela janela ou varanda? Saber isso tudo, além das regras do condomínio, evita muita dor de cabeça depois.

Pensando nesse problema, temos alguns sofás bipartidos, que podem ser desmontados para caber no elevador. É o caso do Salerno, abaixo, cujas almofadas soltas também facilitam o transporte:

Sofá Salerno bibartido - Cecilia Dale

3. Que cor escolher?

Resista a tentação de escolher um sofá laranja, por exemplo, ou de outra cor muito chamativa. Com o tempo, pode cansar, e para trocar, só estofando de novo – o que custa caro e dá trabalho. Cores como branco, bege em todos os seus tons, marrom são mais neutras e combinam com qualquer estilo de decoração. Basta trocar as almofadas ou mantas e pronto, você tem uma casa nova.

4. Tecido ou couro?

Revestimentos de fibras naturais, como linho, são muito confortáveis, mas para casas com cachorros ou crianças, o couro é mais resistente a estripulias e fácil de limpar: basta um pano úmido.

Outra opção são os tecidos impermeabilizados, que resistem a líquidos derramados e sujeira. Nosso modelo Capuleto vem com linho impermeabilizado de fábrica, e também algumas opções de tecidos também protegidos. Assim, dá para unir o útil ao agradável.

Lembre que janelas atrás do sofá devem ser protegidas com cortinas ou persianas, para evitar que o sol desgaste e desbote tanto o móvel. Abaixo, Sofá Vicenzo em couro.

Sofá Vicenzo em couro - Cecilia Dale

5. O sofá vai ser usado só para receber visitas, ou é para a sala de TV?

Se o ambiente é mais formal, de sala de estar, os profundos demais ficam desconfortáveis, com as visitas se desequilibrando para trás sem conseguir se encostar sem tirar os pés do chão. Prefira os de assento mais curto.

Para fazer um verdadeiro cinema em casa, os sofás com assentos mais profundos ou com chaises são os mais confortáveis. Alguns modelos também tem o encosto móvel, que reclina, aumentando ainda mais o conforto.

Agora, se a mesma sala tem que servir para as duas funções, TV e estar, uma boa ideia é escolher os sofás expansíveis, que “esticam” o assento só na hora do filme, voltando ao tamanho normal depois, como os modelos de Capuleto retrátil, por exemplo.

Sofá Capuleto retrátil e mesa auxiliar Steel Wood - Cecilia Dale

Para completar o cinema em casa, mesa auxiliar Steel Wood, que se encaixa no sofá e deixa tudo à mão.Sofá Capuleto retrátil e mesa auxiliar Steel Wood - Cecilia Dale

6. Dá para mudar o número de lugares?

Esse é um dado importante que pouca gente sabe. Para ficar confortável, cada assento do sofá deve ter no mínimo 80 cm de largura. Por isso, dependendo da medida do sofá, às vezes é melhor ter dois lugares largos que dois apertados. Pense nisso antes de mandar fazer um sofá sob medida. Os tapeceiros e fabricantes aceitam qualquer tipo encomenda, mas pode não ficar bom depois, e aí, não dá para trocar.

7. O teste do sofá

Essa último ponto é o mais importante: não deixe de experimentar os sofás antes de comprar, quantas vezes achar necessário. Peça para acionar o mecanismo de expansão do assento, se houver. E não tenha vergonha de colocar os pés para cima e se recostar na chaise para ver se se sente confortável (tire os sapatos, para não sujar). Essa é a hora de testar tudo, para ver se você e seu sofá são mesmo feitos um para o outro.

Como regra geral, é melhor escolher sofás confortáveis, mas que sejam mais firmes. Lembre que as molas e espumas, por melhor qualidade que tenham, tendem a amaciar com o uso. Se você já afunda no sofá antes mesmo de levar para casa, corre o risco de ficar abaulado demais depois.

Pergunte sobre o material do qual o sofá é feito. Tem garantia da estrutura interna? Os melhores (como os da nossas lojas) usam percinta italiana no assento, que é muito mais resistente. Toda a estrutura é recoberta por espuma de densidade 28 e os modelos mais altos tem também molas de fibra de carbono, que não oxidam em lugares com mais umidade, como no litoral.

Finalmente, depois de escolher um modelo que passe por todos os testes acima, é só sentar e aproveitar. Afinal, nada melhor que casa cheia de família e amigos!

Posts relacionados:

6 dicas para arrumar almofadas no sofá

Como decorar a mesa de centro

7 dicas para escolher móveis de espaços pequenos

8 móveis pra vida toda (em que vale investir)

 

51 Comentários

  • Andreia
    9 de outubro de 2019 17:28

    Preciso de um sofá retrátil confortável e forte em questão das madeiras será usado para sala de tv e estar ficará no centro da sala na sala tenho uma mesa de jantar ela mede 3,00 qual medida de sofá retrátil reclinável e cor que vcs sugeres a parede da sala é cinza claro desde já agradeço atenção de vcs….

    • Admin
      10 de outubro de 2019 14:33

      Andreia,

      Temos vários modelos retráteis para você escolher no nosso site, todos muito resistentes. Pode conferir no http://www.ceciliadale.com.br. Quando à cor, o couro caramelo ou marrom fica muito bem com cinza, ou você pode optar por um cinza um tom mais escuro ou mais claro que a parede, e completar com almofadas coloridas para dar vida.
      Boa sorte na sua escolha!

  • Weverton Silva Chaves
    18 de setembro de 2019 8:03

    Olá, uma duvida sobre como escolher o interior do sofá, qual tem maior resistência e que não afunde no meio o assento, pesquisando nos sites de vendas vi que tem 02 tipos de sofás retrateis, com molas ensacadas no interior do assento, e apenas com molas, poderia comentar algo sobre isso?

    obrig

    • Admin
      24 de setembro de 2019 16:48

      Weverton, o mais importante é a qualidade das molas e da espuma. Existem sofás que não tem molas, e sim percintas elásticas que também são boas. Converse muito com o vendedor e tire todas as suas dúvidas.

  • Jair Roberto
    15 de setembro de 2018 10:50

    Pelo que fui informado em uma de minhas pesquisas em lojas físicas, essa Percinta Italiana citada no final da matéria é o material mais barato do mercado, por se tratar de tiras de pneu reciclado, que com o tempo tendem a lacear e consequentemente provocar o efeito canoa nos assentos. Essa informação procede?

    Outra dúvida que possuo é referente a impermeabilização, que alguns dizem ser prejudicial a saúde respiratória devido a agentes químicos presentes na formula.

    Gostei muito da matéria e gostaria de obter uma resposta para aumentar a assertividade de minha escolha.

    Parabéns pelo trabalho.

    • Admin
      18 de setembro de 2018 15:41

      Caro Jair,

      Não podemos responder por outras lojas, mas nossas percintas são feitas de material elástico de primeira qualidade. Quanto aos produtos químicoa da impermeabilização, utilizamos o sistema Imperseal, aplicado no tecido ainda na fábrica. Para maiores informações sobre os produtos químicos utilizados, sugerimos consultar o site http://imperseal.com.br/protetor-impermeabilizante-para-tecidos-im-100/
      Esperamos ter ajudado em suas pesquisas.
      Para ver todos os modelos de sofás da Cecilia Dale, acesse http://www.ceciliadale.com.br

      Atenciosamente,

      Equipe Cecilia Dale

  • Leticia
    10 de abril de 2017 23:37

    Pintei as paredes da sala e comprei um sofá que combinasse com as cores da parede, isso faz toda a diferença, dicas muitos boas.

  • NILDA SIQUEIRA
    10 de fevereiro de 2017 19:06

    tenho uma sala de 3×3 metros gostaria de adquirir um sofá retratil que essa sala vai ser de tv qual o tamanho que vc me sugere por favor

    • admin
      16 de fevereiro de 2017 10:00

      Nilda,

      Se quiser colocar uma mesinha de centro de cada lado, o sofá deve ter no máximo 1,70 m de largura, para não ficar apertado. Temos alguns modelos retráteis com essa medida ou até menor, como o Capuleto e o Loft, que além de virar chaise para assistir TV ainda vira cama de hóspedes e tem largura mínima de 1,58m.
      Veja os dois no nosso site http://www.ceciliadale.com.br.

      Um abraço,

      Cecilia

  • Iara Souza
    23 de agosto de 2016 16:55

    Varios sofas e poltronas mostram um codigo “gr” seguido pelos numeros 2 ou 6.
    Isso faz com que os precos variem tambem.

    O que significa o gr?

    • admin
      24 de agosto de 2016 11:43

      Iara,

      O GR é um código interno que se refere ao grupo de tecidos no qual o sofá está estofado. Todos os linhos estão em um grupo, por exemplo, os suedes, em outro e por aí vai. Daí a diferença de preço. Nas lojas físicas, temos mais de 100 amostras de tecidos disponíveis para encomendas de sofás, e elas estão divididas por essas 6 faixas de preço, de acordo com o grupo. Na loja virtual temos apenas as opções mais vendidas, por isso aparecem só esses dois grupos.

      Esperamos ter resolvido sua dúvida,

      Atenciosamente,

      Comunicação Cecilia Dale

  • Karla França
    21 de agosto de 2016 21:11

    Bom dia, Cecília.

    Vi a reportagem e gostaria de uma ajuda. Vou colocar meu sofá na parede que tem 1,90. Estou em dúvida sobre a profundidade de 1,20 por 1,80 de largura. Minha sala tem 2,40 por 1,90. O que acha? Pode me indicar o tamanho ideal para minha sala? Grata

    Enviado via iPhone

    • admin
      22 de agosto de 2016 12:18

      Karla,

      Se entendi bem, você quer colocar um sofá de 1,80 m de largura em uma parede de 1,90m. Cabe, mas não vai sobrar espaço para uma mesinha lateral. Minha sugestão é escolher um sofá menor, para que não dê a impressão do sofá estar apertado no espaço, e ainda sobrar lugar para um apoio. Temos o sofá Loft, por exemplo, com tamanho de 1,58 X 1,02 de profundidade, mas que tem o assento extensível, se transformando em uma chaise e até em cama. http://www.ceciliadale.com.br/sofa-cama-loft-gr-2-158x088x102m-lxaxp-36006.aspx/p . Ele ocupa pouco espaço no dia a dia, mas é confortável na hora de ver TV ou receber hóspedes.
      Pode ser uma solução. Se quiser colocar um sofá maior, sugido colocar na parede de 2,40 m.

      Um beijo e boa sorte,

      Cecilia

      • Karla França
        4 de setembro de 2016 11:50

        Cecília,

        Agradecida pela ajuda. Vou seguir sua sugestão.

        Um abraço.
        Karla

  • Arte Papel de Parede
    11 de agosto de 2016 15:01

    Ótima decorações!!!

  • iara
    14 de maio de 2016 10:45

    ola bom dia gostaria da dica preciso comprar um sofa mas tenho 130kg qual a densidade recomendada,agradeço a dica

    • admin
      16 de maio de 2016 15:59

      Bom dia Iara,

      Nesse caso, mais importante que a espuma, é a escolha de um sofá com percinta elástica e mola que irá dar sustentação ao assento.
      A rotatividade – variar o lado do sofá onde se senta – também é importante para que a espuma não perca sua memória, retornando ao formato inicial. Quanto maior a densidade da espuma, mais adequado ao uso neste caso. Mas não existe uma regra.
      Espero tem ajudado!

      Beijo,

      Cecilia

Deixe uma resposta

top