Sete dicas para escolher o seu sofá

Sete dicas para escolher o seu sofá

Ele funciona como base para a decoração da casa, e muitas vezes é o primeiro móvel a ser comprado para a sala. Mas escolher um sofá não é fácil, e tenho recebido muitas dúvidas sobre como encontrar o melhor tipo para cada ambiente. Para ajudar, aqui vão sete dicas básicas.

1. De que tamanho eu preciso?

Primeiramente, tire as medidas do ambiente em que o sofá vai ficar. Se possível, faça um desenho simples no papel para mostrar para o vendedor, incluindo janelas e portas.

Para evitar a sensação de aperto, lembre de deixar um espaço de pelo menos uns 70 cm nas laterais do sofá, para circulação, ou para colocar uma mesa lateral, com um abajur ou mesmo uma luminária de pé, se o espaço for muito pequeno.

Se quiser ter uma ideia do espaço que o sofá vai ocupar na sala, pegue as medidas do móvel e forre o espaço equivalente no chão com jornal ou com um lençol dobrado. Assim você experimenta com diferentes móveis ao redor.

Como regra geral, a distância entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 50 a 90 cm – o suficiente para dar passagem, mas para não ficar muito longe caso a pessoa queira apoiar uma xícara de café, por exemplo. As mesas laterais devem ficar na altura do braço do sofá.

trucosfotos10_2_600px

2. Passa na porta?

Parece básico, mas muita gente só descobre que seu sofá novinho não tem como entrar em casa depois que ele empaca na porta do elevador.

Parece básico, mas muita gente só descobre que seu sofá novinho não tem como entrar em casa depois que ele empaca na porta do elevador.

Além de sair de casa com as medidas da sala na bolsa, lembre também, antes de comprar, de medir a largura e altura das portas ou janelas que dão naquele ambiente. É apartamento? Tem elevador de serviço grande? Se não, é possível içar pela janela ou varanda? Saber isso tudo, além das regras do condomínio, evita muita dor de cabeça depois.

Pensando nesse problema, temos alguns sofás bipartidos, que podem ser desmontados para caber no elevador. É o caso do Salerno, abaixo, cujas almofadas soltas também facilitam o transporte:

Sofá Salerno bibartido - Cecilia Dale

3. Que cor escolher?

Resista a tentação de escolher um sofá laranja, por exemplo, ou de outra cor muito chamativa. Com o tempo, pode cansar, e para trocar, só estofando de novo – o que custa caro e dá trabalho. Cores como branco, bege em todos os seus tons, marrom são mais neutras e combinam com qualquer estilo de decoração. Basta trocar as almofadas ou mantas e pronto, você tem uma casa nova.

4. Tecido ou couro?

Revestimentos de fibras naturais, como linho, são muito confortáveis, mas para casas com cachorros ou crianças, o couro é mais resistente a estripulias e fácil de limpar: basta um pano úmido.

Outra opção são os tecidos impermeabilizados, que resistem a líquidos derramados e sujeira. Nosso modelo Capuleto vem com linho impermeabilizado de fábrica, e também algumas opções de tecidos também protegidos. Assim, dá para unir o útil ao agradável.

Lembre que janelas atrás do sofá devem ser protegidas com cortinas ou persianas, para evitar que o sol desgaste e desbote tanto o móvel. Abaixo, Sofá Vicenzo em couro.

Sofá Vicenzo em couro - Cecilia Dale

5. O sofá vai ser usado só para receber visitas, ou é para a sala de TV?

Se o ambiente é mais formal, de sala de estar, os profundos demais ficam desconfortáveis, com as visitas se desequilibrando para trás sem conseguir se encostar sem tirar os pés do chão. Prefira os de assento mais curto.

Para fazer um verdadeiro cinema em casa, os sofás com assentos mais profundos ou com chaises são os mais confortáveis. Alguns modelos também tem o encosto móvel, que reclina, aumentando ainda mais o conforto.

Agora, se a mesma sala tem que servir para as duas funções, TV e estar, uma boa ideia é escolher os sofás expansíveis, que “esticam” o assento só na hora do filme, voltando ao tamanho normal depois, como os modelos de Capuleto retrátil, por exemplo.

Sofá Capuleto retrátil e mesa auxiliar Steel Wood - Cecilia Dale

Para completar o cinema em casa, mesa auxiliar Steel Wood, que se encaixa no sofá e deixa tudo à mão.Sofá Capuleto retrátil e mesa auxiliar Steel Wood - Cecilia Dale

6. Dá para mudar o número de lugares?

Esse é um dado importante que pouca gente sabe. Para ficar confortável, cada assento do sofá deve ter no mínimo 80 cm de largura. Por isso, dependendo da medida do sofá, às vezes é melhor ter dois lugares largos que dois apertados. Pense nisso antes de mandar fazer um sofá sob medida. Os tapeceiros e fabricantes aceitam qualquer tipo encomenda, mas pode não ficar bom depois, e aí, não dá para trocar.

7. O teste do sofá

Essa último ponto é o mais importante: não deixe de experimentar os sofás antes de comprar, quantas vezes achar necessário. Peça para acionar o mecanismo de expansão do assento, se houver. E não tenha vergonha de colocar os pés para cima e se recostar na chaise para ver se se sente confortável (tire os sapatos, para não sujar). Essa é a hora de testar tudo, para ver se você e seu sofá são mesmo feitos um para o outro.

Como regra geral, é melhor escolher sofás confortáveis, mas que sejam mais firmes. Lembre que as molas e espumas, por melhor qualidade que tenham, tendem a amaciar com o uso. Se você já afunda no sofá antes mesmo de levar para casa, corre o risco de ficar abaulado demais depois.

Pergunte sobre o material do qual o sofá é feito. Tem garantia da estrutura interna? Os melhores (como os da nossas lojas) usam percinta italiana no assento, que é muito mais resistente. Toda a estrutura é recoberta por espuma de densidade 28 e os modelos mais altos tem também molas de fibra de carbono, que não oxidam em lugares com mais umidade, como no litoral.

Finalmente, depois de escolher um modelo que passe por todos os testes acima, é só sentar e aproveitar. Afinal, nada melhor que casa cheia de família e amigos!

Posts relacionados:

6 dicas para arrumar almofadas no sofá

Como decorar a mesa de centro

7 dicas para escolher móveis de espaços pequenos

8 móveis pra vida toda (em que vale investir)

 

47 Comentários

  • Tia
    4 de maio de 2016 9:51

    Gostaria de Saber qual sofá é melhor de mola ou Espuma?
    Pois cada pessoa fala uma coisa diferente ! Sofa para receber visitas!

    • admin
      4 de maio de 2016 12:08

      Tia,

      Dependendo de como são construídos, os sofás tem molas e espuma também, na mesma estrutura. O importante é que as molas sejam de boa qualidade e que a espuma tenha densidade pelo menos 28, para que não “afunde” logo. Se quiser, passe em uma das nossas lojas e converse com a vendedora, que ela mostra na prática como funcionam nossos sofás.
      beijo,

      Cecilia

  • Denise
    25 de novembro de 2015 15:51

    Gostaria de uma dica sobre que tipo de sofá comprar, uma vez que, minha sala de TV mede 3,70 x 2,60, mas nas paredes menores há uma porta de entrada, deixando livre só 1,80 e na outra parede menor há uma porta de vidro de correr de 2 folhas; ficando o sofá na parede maior e na outra parede maior o rack com a TV e mais uma porta. Não usamos mesa de centro pois, atrapalha a circulação e atualmente usamos um sofá de canto modular com 4 acentos + canto+1 acento, que precisa ser trocado.

    • admin
      25 de novembro de 2015 16:52

      Denise,

      Acho que na foto do post Como usar bem o sofá modular, aqui deste blog, tem uma foto que imagino ser bem parecida com a sua situação. Nela usamos o sofá modular Lugano. Por coincidência, este mês este modelo está em promoção com alguns em pronta entrega! Se interessar, dê uma olhada no site ou na loja mais próxima da sua casa.

      Um beijo,

      Cecilia

  • Rinara da SIlva Cunha
    21 de setembro de 2015 12:58

    Queria uma idéia para comprar um sofá De 3 ou mais lugares, confortável, resistente , para minha sala de televisão que mede 3 metros de largura por 3metro e 70 cm de cumprimento. A televisão fica na parede esquerda de 3m e 70 e o sofá na parede direita de quem entra na sala. Só para ressaltar no canto esquerdo da parede de 3 metros fica uma janela de 1 metro e 60 cm e a outra suposta parede de 3 metros, que seria a entrada da sala, não existe é aberta para um corredor de 96 cm. Preciso urgentemente comprar um sofá que atenda minhas necessidades, e como quem frequenta minha casa tem intimidade para entrar na parte íntima , se chegar uma visita e nessa sala que ficamos. me indique um sofá, tem que ser resistente pois sou gorda. Bjs obrigada

    • admin
      23 de setembro de 2015 16:02

      Rinara,

      Por favor envie um croqui ou um desenho da planta dessa sala com as medidas para comunicacao@ceciliadale.com.br para tentarmos ajudá-la.or favor envie um croqui ou um desenho da planta dessa sala com as medidas para comunicacao@ceciliadale.com.br para tentarmos ajudá-la.

      Atenciosamente,tenciosamente,

      Comunicação Cecilia Daleomunicação Cecilia Dale

  • Eduardo Oliveira
    18 de agosto de 2015 20:28

    Olá, Cecilia!
    Vamos renovar o sofá de casa e, minha esposa está muito interessada em adquirir o modelo retrátil, o que também apoio, pois gosto de assistir TV na sala.
    Peço sua orientação em nos ajudar com o melhor modelo, Estarei enviando o desenho.
    Muito obrigado!

    • admin
      20 de agosto de 2015 9:56

      Eduardo,

      Pode mandar sim. Estamos com vários modelos novos de sofás, inclusive. A partir de amanhã, deve entrar no site a New Collection, com um jeito bem ilustrativo de ver os sofás e com que eles combinam. Fique de olho!

      Abraço,

      Cecilia

  • Natalia Silvestr
    23 de julho de 2015 0:38

    Olá, Cecília. Suas dicas são maravilhosas, e seu blog muito bacana. Tem sido bastante útil pois estou montando minha casa.
    Tenho um problema com minha sala, vendo suas dicas aqui, percebi que vou ter dificuldade na escolha e compra do meu sofá. Minha sala é bem pequena, 2,70 X 1,90, e a parede livre que pensei para o sofá, a de 1,90 ficaria muito apertada? li na sua postagem que preciso ainda de 70 cm livres para circulação e mesa lateral. Penso então, qual será o tamanho do meu sofá? Rsrs
    Não queria colocar na parede de entrada, que é a maior também, tem 2,70.
    Se puder me dar um dica, fico muito agradecida!

    • admin
      23 de julho de 2015 15:49

      Natália querida,

      Mande uma planta ou um desenho da sua sala por email, para comunicacao@ceciliadale.com.br, com a posição das portas e janelas do ambiente, para podermos te ajudar melhor, tá?

      Fico esperando.

      Beijo,

      Cecilia

  • Fabiola
    13 de maio de 2015 20:35

    Olá. Eum e meu noivo estamos contruinão nossa casa e me deparei com um problema! Na nossa sala fizemos uma janela de canto que pega as duas paredes que estariam livres para o sofá, neste caso vou ser obrigada colocar o sofá na frente da janela. Você tem alguma dica pra me ajudar? Tô preocupada com o espaço que não é muito grande e com a área de circulação que vou precisar ter para chegar ate a janela e também se vai ficar bom.

    • admin
      14 de maio de 2015 13:50

      Fabíola,

      Sem ver a planta da sala, fica mais difícil ajudar. Mas, em princípio, não vejo problemas em colocar sofá na frente de janela, com alguns cuidados: o encosto do sofá, por exemplo, precisa ficar abaixo da altura do parapeito, para não atrapalhar a abertura e o fechamento da janela. Também é importante que você coloque cortinas ou persianas nas janelas, para proteger o estofado do sol direto, que acaba danificando o tecido.

      Se continuar com dúvidas, leve a planta para um de nossas lojas, para que a gerente possa te ajudar a escollher o melhor sofá.

      Um beijo,

      Cecilia

  • Igor
    6 de abril de 2015 9:08

    Bom dia. Gostei das dicas, porém tenho uma dúvida.

    Estou prestes a comprar um sofá e minha sala é no formato quadrado e tem 3,30 x 3,30, com a porta da entrada no canto de uma das paredes. O sofá será instalado na parede da porta de entrada, me sobra 2,35 de parede para acomodar o sofá. Gostaria de saber se um sofá até 1,25 de profundidade destoa muito do ambiente ou se preciso de um menor? Lembrando que com 1,25 de profundidade de sofá, mais 0,40 de rack, sobraria 1,65 de área de circulação na sala.

    Desde já agradeço as dicas.

    Igor

  • Trackback: Ideia para espaços pequenos – Estar e Jantar | Laís Sêga Arquitetura
  • Maria Rosa
    17 de fevereiro de 2015 12:59

    Estou com meu apartamento quase pronto, porém estou a meses procurando o sofá. Tenho largura suficiente para um confortavel sofá, pois é para home teathe, mas o problema está na profundidade; tenho 85cm pode ser até 90 cm pelo contrário invade a saída para a sacada.Sonho com um sofá despojado. O objetivo é chegar e jogar-me com muito conforto.Estilo moderno nada convencional. Se puder ajudar-me seria tudo de bom. Ambiente descontraído e de praia…estou mudando para a praia…por essa razão tambem a palavra é descontração., alegre…despojado. Obrigado. e

    • admin
      18 de fevereiro de 2015 18:01

      Maria Rosa,

      O melhor no seu caso seria um sofá com assento retrátil, que aumenta virando uma confortável chaise na hora de ver TV e depois pode voltar para o lugar economizando espaço. O ideal seria você visitar a loja mais próxima da sua casa, onde uma das nossas vendedoras pode te ajudar e orientar. Ou você pode comprar pelo site http://www.ceciliadale.com.br. Dá uma olhada e depois conta para a gente qual você escolheu!!

      Beijo,

      Cecilia

  • Milena
    4 de janeiro de 2015 2:45

    Olá Cecília!
    Adorei seu blog! Estou noiva, mas já montando o meu primeiro apartamento e estou com dúvida em relação a distância do sofá e da tv. Vc falou da distância entre o sofá e a mesinha de centro, pode me ajudar com a distância do sofá para a Tv caso n queira colocar mesa de centro? Obrigada

    • admin
      4 de janeiro de 2015 8:53

      Milena,

      Que coisa boa montar o primeiro apartamento, não é? A distância entre a TV e o sofá vai depender muito do tamanho da tela. Os fabricantes costumam indicar uma distância em que é mais confortável para nossa visão. Essa medida é tirada do encosto do sofá, na altura dos olhos, até a tela. Minha sugestão é que você consulte o manual da TV ou o vendedor. Os melhores sofás para assistir TV tem assento retrátil, que vira chaise para apoiar os pés, mas que depois pode voltar ao lugar para liberar espaço na sala. Você pode ver no nosso site (www.ceciliadale.com.br) alguns modelos, como o Oskar, Capuleto, Genebra e Turim. E tem ainda o modular Parati, que pode ser montado com vários tamanhos de braço e de assento, de acordo com tamanho do ambiente.

      Boa sorte e tudo de bom com sua nova casa!

      Beijo,

      Cecilia

  • Lidy
    16 de julho de 2014 9:19

    Olá! adorei as dicas, será que vocês poderiam fazer um post com descrições dos produtos, pra pessoas que possuem deficiência visual? Isso ajuda muito, e não deixa os leitores desnortiados.

    • admin
      16 de julho de 2014 19:54

      Lidy,

      Foi bom você mencionar esse assunto. No nosso site – http://www.ceciliadale.com.br – estamos fazendo aos poucos a descrição detalhada de todos os produtos, incluindo o tipo de material, as medidas e até dicas de limpeza e manutenção de cada um. Acho que isso vai facilitar bem a vida de todos os nossos clientes, com deficiência visual ou não. Só peço um pouco de paciência, pois como são muitos itens, essa descrição vai sendo produzida e atualizada aos poucos, por linhas de produtos. Os sofás e estofados de couro, por exemplo, já estão com a descrição completa. Espero que ajude!

      beijos,

      Cecilia

  • Célia Regina B. P. Poeta
    28 de maio de 2014 23:04

    Ótimas dicas para seleção de um sofá;

  • Regina Lemos
    14 de maio de 2014 15:14

    Adorei as dicas! Muito úteis!

  • Silvia Santin
    13 de maio de 2014 12:54

    Adorei as dicas!Abs

  • GIULIANO MARQUES
    24 de abril de 2014 18:47

    Eu sou de Alphaville morador na al.hanouver,26 residencial zero e sempre que posso estou no Iguatemi da Faria Lima amo tudo o que vocês fazem já indiquei sua loja par vários amigos que moram aqui no Brasil e no Exterior temos casa no Condomínio Calabasas em Los Angeles e lá também sempre estou falando de vocês gostaria de saber se há um cartão com descontos da Loja de vocês se precisar envio meus dados por e-mail

    Desde já agradeço a atenção dada

    • admin
      24 de abril de 2014 20:54

      Giuliano,

      Você já conhece a loja do Iguatemi de Alphaville? Ela tem os mesmos produtos das lojas de São Paulo, e está agora com uma grande vantagem para você que mora por lá: 15% de desconto na loja toda. Passa lá para ver! Mas o desconto só vale na loja de Alphaville…

      Abraço,

      Cecilia

  • Neide Palombo
    24 de abril de 2014 1:24

    Achei muito interessante.
    Obrigado

  • Maria das graças rebello Pinto
    21 de abril de 2014 4:13

    Adorei o assunto, achei muito interessante e valioso.
    Obrigada e um abraço

  • vera
    19 de abril de 2014 15:14

    Esses cuidados com a aquisição de móveis são preciosos como guias para a escolha, fazem com que o impulso da compra seja mais ponderado. Obrigada pelas dicas, aguardo-as pelo bom senso e bom gosto com que são feitas.
    aquele abraço e uma feliz páscoa – Vera

  • eva angelica brosler
    14 de abril de 2014 18:48

    gostaria de continuar recebendo as novidades, adoro os sofás da cecilia dale

    • admin
      14 de abril de 2014 21:11

      Pode deixar Eva, vamos continuar mandando! E você pode acessar esse blog toda semana, que sempre temos assunto novo. É só digitar blog.ceciliadale.com.br ou entrar pelo site: http://www.ceciliadale.com.br!

      beijos,

      Cecilia

  • Lizette T. Salvatore
    11 de abril de 2014 15:30

    Procuro um sofá que tenha uma cama sobressalente em baixo , para ser uzado em um quarto como 2 camas pequenas.Grata.

    • admin
      14 de abril de 2014 13:41

      Lizette,

      Infelizmente não temos um modelo de sofá como o que você descreve! Mas continue nos visitando por aqui no blog e nas lojas!

      Abraço,

      Cecilia

Deixe uma resposta

top