Como usar lustres e pendentes na decoração

Como usar lustres e pendentes na decoração
Hi=bay_40
O pendentes Hi Bay, usados em dupla, iluminam com charme essa cozinha aberta.

As lojas estão recebendo esta semana um novo carregamento de lustres e pendentes. Com isso, começaram a chover perguntas sobre como usar essas luminárias na decoração. Por isso, aqui vai um guia rápido dos usos e tendências que tenho visto nas minhas viagens.

Diferença entre lustres e pendentes

Adriana_1
Um lustre mais clássico como a Adriana causa um contraste interessante com os móveis retos atuais, tornando-se ponto focal da sala.

Lustres geralmente são mais elaborados, com várias lâmpadas e detalhes. A luz que produzem é difusa, se espalhando por todo o ambiente. Em salas com pé direito alto, eles se tornam o ponto focal da decoração, adicionando personalidade, contraste ou aconchego, de acordo com o estilo escolhido.

Pendentes tem uma iluminação mais direta, com foco para baixo, em geral com uma lâmpada só, criando um ambiente mais acolhedor.

Como usar

Deven_1
O pé direito alto garante bastante espaço para o lustre Deven.

Os lustres ficam bem em ambientes com pé direito alto, como salas de estar, de jantar ou mesmo quartos. E são ideais para decorar ambientes com pé direito duplo, como hall de escadas e recepções.

Pendentes são mais usados sobre a mesa de jantar, criando um ponto focal, e também em cantos de leitura, substituindo o abajur ou luminária de pé.

É importante prestar atenção na proporção da luminária, para não tomar muito do ambiente nem ficar tímido demais. Nunca deixe que ele obstrua a visão das pessoas, deixando-o muito baixo. Uma regra básica é pendurar a luminária a pelo menos 20 cm do teto, e a no mínimo 80 cm de distância do tampo da mesa de jantar.

Quando for escolher um pendente para colocar sobre uma mesa de vidro, procure um que tenha um difusor ou proteção na lâmpada, para evitar que o reflexo no tampo incomode as pessoas.

Orbit_18
O lustre Orbit mistura o tradicional cristal com aros de metal, ganhando ar contemporâneo

Tendência

A última moda na decoração é instalar os pendentes e lustres aos pares, sobre a mesa de jantar.

Já em salas de estar ou recepções, lustres menores são pendurados em trios juntos, em alturas diferentes, formando quase que uma espiral descendente. O efeito fica lindo em locais com pé direito alto e substitui um lustre enorme e pesado.

cópia de CD_revelion2016_01
Pendentes Horgen, usados em dupla, tem lâminas ultra finas de madeira que formam desenho de luz e sombra.

Os lustres também tem aparecido na sala de estar substituindo os abajures, pendurados baixos, acima das mesas laterais do sofá. O efeito fica lindo e bem moderno e tenho usado bastante na ambientação das minhas lojas.

Nos quartos, dá para fazer a mesma coisa, mas com pendentes, ou lustres que tenham mangas ou cúpulas protegendo as lâmpadas. Assim, a luz não ofusca os moradores e o quarto mais aconchegante e agradável para ler.

cópia de CD_série_23
Como têm mangas de vidro opaco, que não ofuscam os olhos, os lustres Freemont podem ser usados como substitutos dos abajures, pendurados logo acima das mesas laterais do sofá.

O importante sempre é procurar uma luminária que, além de fornecer boa luz, combine com o estilo da decoração e que você goste muito. Ao contrário dos spots e lâmpadas embutidas, os lustres e pendentes foram feitos para ser vistos e admirados, e devem ser tratados como parte da decoração.

Posts relacionados:

Abajur na decoração – como escolher e usar

Como usar porta-retratos na decoração

Como usar espelhos na decoração

Como decorar a mesa de centro

 

Como usar organizadores em couro

 

9 Comentários

  • ANDRÉA MFG.
    6 de fevereiro de 2019 16:25

    Cecilia,
    Adorei os pendentes da Horgen, minha dúvida é…
    Utilizando dois, como na foto em uma mesa na Sala de jantar… Se teria como instalar, utilizando um ponto no teto para que fossem colocados dois pendentes sobre a mesa.
    Att.
    Andréa.

    • Admin
      6 de fevereiro de 2019 17:21

      Boa tarde, Andréa!

      Para tirar esta dúvida o melhor é consultar um eletricista. Vai depender se é forro de gesso, se é laje de concreto…
      Para nós é difícil de dizer sem conhecer o ambiente de perto.

      Agradecemos o carinho!

  • Amanda Rizek
    24 de abril de 2017 16:44

    Que dicas lindas! Os lustres são incríveis, parabéns.

  • Geni Lobato
    14 de janeiro de 2017 8:20

    Quero colocar pendente na sala de jantar, que é conjugada com a de estar. Tenho uma mesa quadrada de 6 lugares no tamanho 1,40m. Na parede ao lado há um espelho grande. Ocorre que o ponto de fiação não está centralizado na mesa. Se eu colocar um pendente central terei um gasto para tampar o atual “buraco” e pintura do teto. Qual a solução? Não gosto daqueles penduradores de fio. Posso colocar dois pendentes aproveitando o atual?

    • admin
      16 de janeiro de 2017 9:20

      Geni,

      Melhor mesmo seria fazer a mudança do ponto de luz para o centro (ou arrastar a mesa para debaixo do ponto). Se for forro de gesso, é um serviço simples e rápido de fazer. Mas se quiser colocar dois pendentes, observe se os dois pontos vão ficar simétricos em relação à mesa – os dois na mesma distância do final do tampo. Com esse cuidado, e observando que os pendentes não sejam grandes demais, me parece que fica bom, sim.

      Boa sorte!

      beijo,

      Cecilia

  • Francyne
    19 de fevereiro de 2016 18:00

    Cecilia,
    Tenho um apartamento em finalização com parede de vidro para a area extrrna e, ao longo desta parede sobe uma escada. Este ambiente tem o pe direito duplo e, a esquerda, afastado uns 1,5m da escadaabre-se, acima um
    Mezanino.
    Com o objetivo de deixar charmoso o espaço abaixo da escada, coloquei um pendente de madeira e critsl, que é uma bela peça, fugindo do crital tradicional.
    Pergunto: se eu colocar 2 pendentes, nao longos, subindo a escada ( onde ha o pé direito duplo) um mais curto e outro nais lingo, que seguirão a linha do local desde ja instalado , ficara muita informação? Penso no efeito da luz através vidro para a area externa..
    Obrigada!

    • admin
      22 de fevereiro de 2016 10:52

      Francyne querida,

      Fica muito difícil visualizar o que você está descrevendo assim por escrito! Teria que ver o local para opinar. Que tal dar um pulo em uma das nossas lojas e mostrar para a gerente?

      beijo,

      Cecilia

  • Cleusa
    19 de fevereiro de 2016 16:41

    Gostei muito das dicas de como usar pendentes e lustres
    Tenho um pendente de madeira e ferro e luzes aparent
    es
    Como uas-lo com mesa de vidro temperado e cadeiras de estilo Luís vl simplificadas.?

    • Susana Turssi
      19 de fevereiro de 2016 17:21

      Cleusa,

      É difîcil opinar sem ver o conjunto. Se as lâmpadas não ficarem refletidas no vidro, ofuscando os convidados, ótimo. Senão procure uma versão que tenha algum tipo de difusor entre a lâmpada e o tampo da mesa.

      Beijo,

      Cecilia

Deixe uma resposta

top