Como usar porta-retratos na decoração

Como usar porta-retratos na decoração

Já falei desse assunto aqui, mas acho que sempre vale repetir. Adoro fotos, e espalho fotografias das pessoas queridas por toda a casa: amigos, família, eventos que quero lembrar sempre. É um jeito muito gostoso de ter as pessoas por perto e de eternizar momentos felizes. E uma bancada ou mesa lateral cheia de porta-retratos lindos com fotos maravilhosas deixa a decoração alegre e com a personalidade dos donos.

Mas, na hora de arrumar os porta-retratos, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um efeito harmonioso. Veja no certo e errado abaixo como, com os mesmos objetos, é possível desequilibrar a decoração.

Errado:

Aparador em aço inox, porta retratos, caixa em madrepérola, perfumeiras em cristas, espelho redondo e quadros Cecilia Dale

Sobre o aparador com pés em aço inox, dois porta-retratos e uma caixa em madrepérola e metal niquelado, todas da linha Pearl. Duas perfumeiras de cristal ladeiam o bowl de vidro com orquídea Phalaenopsis. Na parede, espelho redondo duplo, quadros da linha Abajur.

Um dos erros mais comuns é o “efeito altar”. As pessoas tendem para a simetria, e, na hora de arrumar peças em um balcão, colocam o arranjo de flores no meio e porta-retratos, ou dois objetos, um de cada lado. Fica parecendo um altar de igreja.

Outro erro que sempre se vê por aí é querer enfeitar colocando os porta-retratos “de ladinho”, em uma posição em que ninguém vê direito a foto. (Aliás, tenho verdadeiro horror a qualquer objeto e móvel “tortinho”). A única situação em que os porta-retratos podem ficar numa diagonal, na minha opinião, é no caso de uma mesa redonda colocada em um canto da sala. Nesse caso, você pode traçar uma linha formando um triângulo com a quina das duas paredes e colocar os porta-retratos todos virados para esse mesmo lado – nada de colocar um olhando para lá, outro para cá…

Talvez com medo de errar, a pessoa da foto acima escolheu dois porta-retratos exatamente iguais, no tamanho e modelo, o que fica bem monótono e contribui para a simetria forçada.

Certo:

cópia de CD_portaretratos_01b

Trocando os objetos de lugar e acabando com a simetria, conseguimos muito mais equilíbrio. Vários porta-retratos, de tamanhos variados e virados todos para frente, permitem ver todas as fotos ao mesmo tempo. O grupo maior compensa, de um lado, o peso das flores e da caixa, e evita o efeito”parzinho”. Repare que os porta-retratos não são todos iguais, mas tem características em comum que os fazem combinar entre si. Nesse caso, são todos em madrepérola e pérola com metal niquelado, detalhes que também aparecem na caixinha.

Outras dicas importantes:

– O porta-retrato de qualidade a gente vê não só pela moldura, mas pelas costas! O acabamento do avesso tem que ser de qualidade, para que ele possa ser visto de todos os lados (como quando o porta-retrato fica em um aparador atrás do sofá, por exemplo). Na hora de escolher, dê uma conferidinha no avesso.

Porta-retratos Cecilia Dale

Porta-retratos com o fundo aveludado nas cores cinza ou preto, ou todo em madeira, com fecho em metal niquelado.

– Para a mistura de porta-retratos funcionar, é preciso que exista uma característica em comum entre todos eles, para dar a “liga”. Exemplos de grupos que dão certo: molduras de cores e tons parecidos em texturas diferentes ou porta retratos do mesmo material – digamos, prata ou madeira – em vários formatos e acabamentos,.

Porta-retratos de metal niquelado com textura de bambu da linha Pattern - Cecilia Dale

Os porta-retratos da linha Pattern são todos de metal niquelado, mas com textura de bambú, ranhuras ou croco. Porta velas em vidro preto com prata, abajur de cristal Metz, quadro Bike Shop.

– Na hora de arrumar, pense numa galeria, em que todas as fotos tem que ser vistas ao mesmo tempo: os maiores por trás, os menores na frente, sem cobrir os outros.

Porta-retrato horn Cecilia Dale

Porta retrato Horn, em chifre de boi (menor) combina com o de tecido de fibra de bananeira (banana silk), por estarem os dois nos mesmos tons.

– Outra técnica que funciona bem é pensar no tema de cada grupo de fotos. Em um móvel, por exemplo, você coloca todas as fotos de crianças (incluindo você quando era pequena):

Aparador e porta-retratos em metal niquelado Cecilia Dale

No aparador de 9 gavetas, o grupo de porta-retratos da linha Classic, em metal niquelado e pintura epoxi branca, recebem as fotos das crianças. Enfeites de porcelana em forma de romã e mangostão.

– Em outro lugar, reúna só fotos em preto e branco:

Porta-retratos chifre Cecilia Dale

Para combinar com as fotos PB, os porta-retratos são de chifre, nas cores preto e branco.

– As fotos dos amigos e das festas em que você estava elegantíssima ficam juntas:

Porta-retratos linha Shine, mesa lateral Búzios, porta vela de cristal e enfeite de vidro bolha - Cecilia Dale

Com muito brilho, os porta-retratos da linha Shine combinam com as fotos de festa. Mesa lateral Búzios, porta vela de cristal Dole, enfeite de vidro Bolha.

– Em outro canto ainda, deixe o registro das férias em família – que, aliás, são quando conseguimos as melhores fotos, aquelas que sempre merecem ir para o porta-retrato, não é? Aproveite os cliques das últimas férias de julho para montar uma nova composição de porta-retratos e treinar essas dicas!

Porta- retratos em chifre, a lareira elétrica, relógio de mesa Pocket, quadros da linha Palmeira, caixa em chifre - Cecilia Dale

Porta- retratos em chifre, de vários tamanhos e modelos, decoram a lareira elétrica. Relógio de mesa Pocket, quadros da linha Palmeira, caixa em chifre.

Posts relacionados:

Porta retratos em seda de fibra de bananeira e sorvete de abacate das ilhas

Como preparar uma surpresa de parede

Bancada chique e prática

12 Comentários

  • Lia
    29 de maio de 2019 14:20

    Amei to montando meu aparador ele é base ferro e tampo vidoo, vou usar suas dicas

  • Gilvaneide
    7 de agosto de 2018 15:32

    Amei as dicas,e vou usar,fazia errado em relação à posição dos porta retratos,agora aprendi. Bjs

    • Admin
      7 de agosto de 2018 16:24

      Que bom que pudemos ser úteis!

  • Michele
    28 de agosto de 2017 18:08

    Tudo lindo… Adorei as dicas, estou arrumando meu pequeno ap e vou aproveitar essas dicas preciosas!

  • Adilene Moura Alves
    5 de outubro de 2015 5:08

    gostei muito essas dicas pois estou mobilhando meu apartamento,obrigada

  • Zilda
    25 de setembro de 2015 16:02

    Bom gosto e boas dicas encontrei aqui!!! Parabéns Cecília.
    Bjs.
    Zilda

    • admin
      28 de setembro de 2015 21:23

      Obrigada Zilda querida. Bom saber que minhas clientes aproveitam esse trabalho que fazemos com carinho!

      beijo,

      Cecilia

  • Ana Margarida
    4 de setembro de 2015 14:27

    Amei as dicas!!!

  • TÂnia
    4 de setembro de 2015 12:40

    Perfeito Cecília!
    Adorei as dicas! Nossa, como fazemos errado achando que estamos acertando, nunca mais florzinha no meio e porta retratos na lateral… rsrsrsrs
    Parabéns! Adoro seu blog.

    Tânia

    • admin
      8 de setembro de 2015 12:20

      Obrigada Tânia! Que você sempre tenha muitos momentos felizes para preencher vários porta-retratos!

      beijo,

      Cecilia

  • Mariliz Ribas
    4 de setembro de 2015 12:23

    Adoro este blog l!!!! Maravilhosa!!!! Parabéns, pelo bom gosto, e pelas dicas.

    • admin
      8 de setembro de 2015 12:20

      Obrigada Mariliz!

      beijo

      Cecilia

Deixe uma resposta

top