Como usar espelhos na decoração

Como usar espelhos na decoração

Um bom espelho é capaz de mudar totalmente um ambiente. Ele acrescenta luminosidade, amplia o espaço e arremata a decoração de cantos “mortos” da casa. Mas é preciso saber usar bem, sem exageros. Alguns cuidados básicos ajudam na hora de escolher o seu:

1. A primeira regra é sempre prestar atenção na imagem que se vai refletir. Colocá-lo de frente para uma janela onde entra sol forte de tarde pode ofuscar as pessoas. Por outro lado, espelhos refletem as cores das paredes a sua volta. Se elas são claras ou brancas, ele multiplica a luminosidade. Mas em paredes escuras o efeito pode ser um pouco lúgubre. Cuidado.

espelho
Sobre o aparador, o espelho grande, como esse Verona retangular duplo, amplia o espaço. Com um espelho sobreposto ao outro, dispensa moldura e combina com qualquer ambiente.

2. O lugar clássico de se colocar um espelho é no hall de entrada. Além de bonito é útil, porque dá às visitas a chance de checar o visual antes de entrar (e aos donos da casa aquela última olhadela antes de sair). Nos apartamentos em que o hall do elevador é compartilhado, um espelho é neutro o suficiente para a agradar a dois vizinhos com gostos diferentes. Segundo os especialistas de feng shui ele ainda reflete de volta energias negativas, protegendo a casa.

2b2282ba0fe17cd137126b6585622fe4

cópia de CBLOG_espelhos_04
O  modelo king é ideal para a entrada pois tem prateleira para apoiar objetos e ganchos para bolsas e chaves.

3. Um espelho bem posicionado na sala ajuda a trazer o verde do jardim ou varanda para dentro de casa. O mesmo vale para uma bela vista do alto de um apartamento. Quando existem poucas aberturas em uma parede, colocar um espelho com moldura como esta abaixo cria a ilusão de mais uma janela, dando a sensação de um ambiente mais arejado.

_G8A1518
Aqui o espelho Verona redondo duplo, com 1,30m de diâmetro, traz o jardim para dentro e ainda amplia e ilumina a sala de jantar.
Um modelo como o Queen, de 1,80 x 1,50 m, com moldura de janela articulada, preenche a parede trazendo luminosidade.
Um espellho como o Queen, de 1,80 x 1,50 m, com moldura articulada, cria uma nova janela na parede, trazendo luminosidade.
243546292319195904_notnbcvy_c_articles_slide_big
O modelo Pórtico em ação.

4. Sobre o aparador na sala de jantar, o espelho fica perfeito, duplicando o espaço. Para o feng shui, o reflexo da mesa de refeições duplica também a fartura da casa. Mas é importante que o espelho esteja acima do nível das cadeiras, para não refletir as costas dos assentos.

cópia de CBLOG_espelhos_01
Aqui o espelho reflete a fruteira da copa da casa de fazenda. Neutro, o modelo Verona se adapta a vários estilos de decoração.

5. Respeite a proporção. Em vez de colocar um espelho pequeno sozinho em uma parede ampla, uma solução moderna é fazer uma composição com vários espelhos pequenos de formatos diferentes, mas que tenham uma característica comum: todo com molduras de madeira, por exemplo, ou todos com um ar vintage… Já espelhos grandes ficam bons sozinhos atrás do sofá ou em cima de aparadores.

17f334b5480614f27d44091f505d2108
Nessa composição, os espelhos retangulares tem o mesmo tamanho, com molduras douradas de espessuras variadas.

6. No corredor, espelhos ampliam a sensação de espaço e ajudam a propagar a luz. Também adicionam movimento e distraem o olhar. Mas cuidado para não colocá-los na parede do fundo – aí a sensação é de que o corredor é ainda mais comprido e estreito.

7. Por fim, proteja seu espelho da umidade. Eu adoro os reflexos que eles criam na varanda, mas desde que ela seja fechada ou que não chova absolutamente nada debaixo do telhado. Bem cuidado, seu espelho dura por muitos e muitos anos.

Para ver mais modelos de espelhos decorativos, clique aqui.

Posts relacionados:

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/ganchos-e-cabideiros/#.WQOQcFLOpZ0

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/gravuras-botanicas-desenhos-que-viram-quadros/#.V83bmGXN1FY

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/dicas-para-montar-uma-composicao-de-quadros-na-parede/#.V83b62XN1FY

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/paineis-de-madeira-entalhada-a-nova-tradicao-que-veio-do-oriente/#.V83cP2XN1FY

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/truques-para-renovar-a-decoracao-sem-gastar-muito/#.V83chGXN1FY

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/como-usar-porta-retratos-na-decoracao/#.V83cumXN1FY

3 Comentários

  • Anônimo
    19 de setembro de 2016 17:36

    Lindas decorações!!

  • Iracelia
    9 de agosto de 2015 16:44

    Oi Ju! Vou colocar um na minha sala de
    jantar de frente p porta larga da sala de estar,
    Pois a sala de jantar e larga, porem nao tem
    profundidade, chegando na entrada ja dar ver o
    Espelho na frente da porta da sala tem o jatdim com
    Com duas palmeiras, acredito q vai refletir bem e dar
    A amplitude q desejo. Duvida e se coloco com
    moldura, ou se coloco na parede inteira do rodape
    Ao teto.

  • julsira souza
    22 de abril de 2015 12:38

    dicas praticas e por isso maravilhosas p o nosso dia a dia.
    julsira

Deixe uma resposta

top