Sobremesa rápida e chique: souflê doce!

Sobremesa rápida e chique: souflê doce!

Lá em casa, no dia a dia, sobremesa é fruta e só. Mas gosto de oferecer um docinho para as visitas. Por isso, tenho um truque que uso quando chegam amigos ou a família de surpresa para almoçar ou jantar: tenho sempre na despensa um pedaço de goiabada cascão ou um vidro de doce de leite pastoso. Com eles, dá para fazer suflês doces maravilhosos, e super fáceis, para servir com requeijão cremoso ou sorvete de creme.

O final da refeição fica super caprichado, agrada a convidados e todas as idades e deixa a dona de casa tranquila para receber com carinho os amigos do trabalho do marido, a turma dos filhos ou mesmo aquela amiga querida que resolveu dar uma passadinha de última hora. Afinal, são esses imprevistos que fazem a vida ter graça, não é?

Vejam aqui o passo a passo de cada um. O de goiabada eu já faço há muito tempo, e o de doce de leite é uma novidade que minha neta viu na televisão e resolvi testar. Ficou delicioso, leve, mas bem doce, mais para o paladar infantil mesmo.

As duas receitas levam de 20 a 25 minutos para ficar prontas, então é bom colocar no forno logo antes de por os pratos salgados na mesa. Quando todo mundo estiver terminando a refeição, o souflê estará pronto.

 

Souflê de goiabada com calda de requeijão

DSC_2580

Ingredientes

500 g de goiabada cascão

4 claras em neve

meio copo de água

ingredientes goiaba

Pré-aqueça o forno na temperatura média. Corte a goiabada em cubinhos e derreta em uma panela, juntando um pouco de água para não grudar no fundo. Aqui usei um copo de água, mas pode ser mais ou menos, dependendo da goiabada usada. Derreta bem até atingir a consistência de uma geléia, e reserve.

goiaba derretida

Enquanto a goiabada esfria, separe as gemas e bata as claras em neve. É importante que o doce não esteja muito quente na hora de misturar com a claras, para não “cozinhar” o ovo.

DSC_2518

Coloque primeiro apenas uma colher de sopa das claras na panela de goiabada e misture. Depois vá colocando essa mistura sobre as claras, incorporando delicadamente e devagar. Isso vai ajudar a deixar o souflê bem fofo. Depois de incorporadas as claras, a massa fica com esse aspecto:

massa goiaba pronta

Coloque a massa em  bowls de vidro refratário dentro de uma assadeira ou refratário maior, para ficar mais fácil de manusear todos de uma vez.

 

refratario goiabaVai a forno por mais ou menos 25 minutos. Para ver se está pronto, é só observar se o souflê cresceu, e fazer o teste do palito – se sair limpo, está pronto.

Na hora de servir, derreta levemente o requeijão no microondas e coloque em molheiras individuais ao lado de cada convidado (essa molheira tem a parte de louça solta, que pode ir direto ao microondas e depois encaixar na base de rattan, para servir sem queimar as mãos.)

molheira sozinha

DSC_2557

Tire os bowls do forno e coloque logo nas cestinhas de rattan, que ajudam a manter a temperatura e não deixam o souflê murchar tão rápido. Sirva junto com o requeijão cremoso derretido.

 

 

Souflê de doce de leite

DSC_2545

 

Ingredientes

2 xícaras de doce de leite cremoso

4 claras em neve

1 pitada de sal

ingredientes doce de leite

Assim como o souflê de goiabada, o forno deve ser preaquecido em temperatura média.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal, que quebra um pouco o doce a ajuda a manter a neve firme. Bata até que as claras fiquem tão duras que não caiam se a tigela for virada de cabeça para baixo.

DSC_2509DSC_2545

Misture delicadamente o doce de leite, sem amassar muito as claras. Com o doce de leite, a massa fica um pouco mais homogênea, como na foto abaixo. Coloque nos bowls de vidro refratário e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

DSC_2516

Assim que tirar do forno, coloque nas cestinhas de rattan, para manter o calor, e sirva imediatamente. O souflê de doce de leite também fica bom com requeijão derretido, ou com uma bola de sorvete de creme.

DSC_2547

31 Comentários

  • anaja schmitz
    9 de outubro de 2014 17:11

    Que delicia, uma dica preciosa. Chique e saborosa uma bela ideia para receber as amigas queridas. Sua loja é fabulosa, um dia ainda comprarei meus sonhados copos amarelos.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    • admin
      10 de outubro de 2014 7:08

      Oi Ana,

      Uma dica: se perto da sua casa não tem uma loja Cecilia Dale, você pode comprar pelo site. Entregamos em todo o Brasil. Assim você pode ter seus copos amarelos sem precisar vir até a loja.

      Beijo

      Cecilia

  • Sônia Campello
    10 de setembro de 2014 23:45

    Cecília
    Sempre que vou a São Paulo, vou visitar suas lojas. Acho tudo de muito bom gosto. Estou adorando suas receitas porque são práticas e gostosas. Além de que amo sua voz e tenho seus discos.
    Abraços
    Sônia

  • Jayme Altomar
    31 de agosto de 2014 19:51

    Receitas fáceis e muito práticas para pessoas como eu, que têm pouca experiência na cozinha.

  • Lidia
    29 de agosto de 2014 7:29

    Charmoso, brasileiramente delicioso! Adorei ! Lidia

  • Santina Maria
    27 de agosto de 2014 13:24

    Querida Cecília, muito obrigada pelas maravilhosas receitas, amei!
    Ainda bem que sua loja está pertinho da minha casa, não preciso esperar mais para apreciar sua loja, pois só conhecia a de São Paulo.
    Abs.

  • Regina Maria Zani Della Manna
    27 de agosto de 2014 12:28

    obrigada pela receita. Como sempre com simplicidade e muito Chic. Tenho certeza que ficará maravilhos
    Beijos

  • marilia arnaud baptista cordeiro
    25 de agosto de 2014 22:16

    copiei agora mas parece gostoso.vou fazer e depois te conto.merci!

  • Fátima Brito
    25 de agosto de 2014 18:52

    Amei!!! ainda mais servindo com todos estes acessórios, fica um charme!
    Obrigada.

Deixe uma resposta

top