Mesas tamanho família

Mesas tamanho família

Nas ocasiões em que a nossa família se reúne no sítio – Natal, Páscoa e alguns aniversários – a parte mais gostosa é quando sentamos todos à mesa. Acabamos repetindo sempre as mesmas histórias engraçadas de parentes distantes, tem os casos curiosos, as piadas e um ou outro discurso emocionado. Sempre rimos muito e ninguém quer sair da mesa.

Como somos muitos, a dificuldade sempre foi acomodar todos juntos. Eu montava duas ou três mesinhas redondas na mesma sala, mas percebia que ninguém queria ficar de fora da mesa grande (a não ser as crianças pequenas, que querem sempre comer rápido para voltar a brincar lá fora).

Com quase três metros de comprimento, a mesa tamanho família acomoda até 12 pessoas.
Sob medida para a festa: a mesa tamanho família acomoda até 12 pessoas.

Eu tinha uma bancada bastante grande no sítio, mas com primos e agregados, nem ela dava conta. A solução em um Natal foi mandar fazer um grande tampo de compensado, de 1,20 x 4,40m, que coloquei em cima da mesa de jantar, coberto por uma toalha gigante, feita por encomenda. Conseguimos acomodar 14 pessoas e ninguém ficou de fora.

Depois disso, nas minhas compras para a loja, passei a procurar mesas grandes ou que tivessem a capacidade de expandir em ocasiões especiais. Achei modelos de até 3m de comprimento, muito procurados pelos meus clientes que tem fazendas ou casas de praia.

Já para a cidade, as melhores são mesmo as expansíveis. A vantagem é que, quando não tem tanta gente em casa, não fica aquele ar de vazio: o casal não se sente como os reis e rainhas dos filmes, sentados cada um em uma ponta de um tampo comprido.

Antes: a mesa expansível fechada, que acomoda até seis pessoas.
Antes: a mesa expansível fechada, que acomoda até seis pessoas.

 

Depois: totalmente aberta, com três metros de comprimento.
Depois: encaixadas as extensões, o tampo fica com três metros de comprimento.

Mesas redondas, principalmente as maiores, são mais fáceis de arrumar para caber mais um lugar, além de proporcionarem uma ótima conversa entre todos. Para um casal, o diâmetro mínimo deve ser de 1,20m. As com pés centrais, ou recuados, ajudam a liberar espaço, sem incomodar as pernas dos convidados.

Para ser confortável, a mesa redonda deve ter no mínimo 1,20 metro.
Para ser confortável, a mesa redonda deve ter no mínimo 1,20 metro. Fica legal misturar cadeiras no mesmo estilo, mas um pouco diferentes.

Para quem costuma receber muita gente, outro truque bom é escolher cadeiras estreitas, além de mesas retangulares com uma boa largura. Assim, dá para acomodar sem aperto duas cadeiras na cabeceira, e colocar três em cada lateral, aumentando o número de pessoas sentadas de 6 para 10.

Exemplo de cadeira fininha, que ocupa menos espaço.

Na hora de comprar as cadeiras da mesa de jantar, um boa ideia é já levar as da mesa da copa, por exemplo, no mesmo estilo (não precisa ser igual). Assim, se chegou mais gente, em um minuto aparece mais espaço à mesa. Você pode ter também algumas cadeiras de braço bonitas, que ficam na sala de estar ou no hall de entrada, ao lado do aparador, dando apoio a quem chega. Em dias de festa, elas são promovidas para as cabeceiras.

A cadeira estreita em versão com braços.
A cadeira estreita em versão com braços.
cadeira estofada
Cadeira estofada da sala de jantar…
cadeira estofada de braço
…e sua versão com braços, que combina ao lado do sofá.
cadeira rattan braço
Outra versão de cadeira que migra bem da sala para a mesa e vice-versa.

Como as toalhas de mesa nem sempre se adaptam a essas mesas fora do tamanho padrão, a solução é abusar dos jogos americanos e dos sousplats – esses últimos são ótimos principalmente quando o espaço de cada prato precisa ser econômico. E, claro, aproveitar para colocar um lindo centro de mesa, com muitas flores, velas e enfeites no tema da ocasião. Com uma mesa tamanho família linda e bem arrumada, ninguém vai querer levantar tão cedo.

2 Comentários

  • Paulo da Silva Neto
    20 de maio de 2014 17:53

    Srs, boa tarde!

    Gostei muito da cadeira estofada arredondada (com e sem braços).
    Vocês teriam o contato do fabricante, ou de alguma loja que venda este modelo?

    Obrigado!

    • admin
      21 de maio de 2014 10:46

      Sr. Paulo,

      Bom dia. Todos os móveis que aparecem aqui estão a venda nas lojas Cecilia Dale, as cadeiras inclusive. Você pode inclusive comprar pela internet no site http://www.ceciliadale.com.br, ou descobrir lá a loja mais próxima da sua casa. Clicando na foto da cadeira, no próprio post do blog, o sr. já é levado à descrição e preço dela no site.

      Qualquer dúvida é só voltar a escrever.

      Atenciosamente,

      Sylvia Dale
      Comunicação Cecilia Dale

Deixe uma resposta

top