Como o abacaxi se tornou símbolo de boas vindas

Como o abacaxi se tornou símbolo de boas vindas

 

Almofadas de abacaxi da coleção Cecilia Dale Tropics.
Almofadas Pineapple, da coleção Cecilia Dale Tropics.

O abacaxi está na moda. O que pouca gente sabe é que, além de alegre e fashion, quando usado na decoração, ele significa hospitalidade e bem receber. Mais um motivo para abusar dessa fruta linda…

Nos Estados Unidos e na Europa, onde a tradição começou, é comum ver o abacaxi em portas e portões de casas e principalmente hotéis, muitas vezes com a palavra welcome. E também em toalhas de mesa, castiçais, cabeceiras de cama e todo tipo de objeto de decoração de casa.

cópia de _DSC8927
Abacaxis de cerâmica da linha Greenery, usados como centro de mesa.

Isso começou por volta de 1700, quando o abacaxi era raro, caro e exótico. Originário da America do Sul (do Brasil inclusive) era impossível plantá-lo nos climas frios – a não ser que você fosse um rei ou nobre poderoso. Oferecer um abacaxi aos hóspedes, ou mesmo usá-lo para decorar um centro de mesa, demonstrava quanta consideração o anfitrião tinha por eles. Era para se sentir honrado mesmo.

O jardineiro real presenteia o rei Charles II com o primeiro abacaxi colhido nas estufas do palácio.
O jardineiro real presenteia o rei Charles II com o primeiro abacaxi colhido nas estufas do palácio.

Além de custar caro, trazer a fruta dos países tropicais era perigoso, por causa da rota do Caribe, infestada de piratas. Capitães de navios costumavam trazer um abacaxi para fincar nas grades do portão de suas casas, sinalizando uma viagem segura de volta.

ee4f18116cccd72df7d28d6e8011c94a
O hábito de colocar abacaxis no portão se solidificou – literalmente. Abacaxis de mármore ladeiam a entrada de castelos e mansões hospitaleiras.

A tradição de usar o pineapple como símbolo de boa hospitalidade é especialmente forte na Grã Bretanha e nos estados da Virginia, Havaí e Florida, nos EUA. É muito comum encontrar placas ou objetos com tema em pubs e inns ingleses. E em praticamente tudo das casas do Havaí.

Cerca de casa nas Bahamas com recortes em forma de abacaxi.
Cerca de casa nas Bahamas com recortes em forma de abacaxi.
Placa de pousada inglesa: símbolo de boa hospitalidade.
Placa de pousada inglesa: símbolo de boa hospitalidade.

Se hoje o abacaxi é uma tendência na decoração, com desenhos e funções modernizadas, nada mais natural que a gente adote essa tradição por aqui. Afinal, ele é genuinamente brasileiro, e não tem gente mais hospitaleira do que a nossa!

Para ver todas as opções da Cecilia Dale de abacaxi para a casa, clique aqui, ou digite “abacaxi” no nosso site www.ceciliadale.com.br.

cópia de CD_Maes17_img_010
Abacaxis modernos: em cerâmica dourada e prateada.

Posts relacionados:

Mesa tropical para aproveitar o Carnaval

Águas aromatizadas para receber a primavera

Mesa ensolarada em tons de laranja e amarelo

 

 

Deixe uma resposta

top