Almoço de Páscoa inspirado na lenda do coelho

Almoço de Páscoa inspirado na lenda do coelho

Para montar mesas em datas especiais nós sempre buscamos inspiração nas lendas e histórias originais do evento. No caso da Páscoa, todos sabem que, na tradição católica, é quando se celebra a ressurreição de Cristo. Então, o que coelhos e ovos de chocolate tem a ver com ela?

Como quase todas as datas católicas, a Páscoa também tem origem pagã. No Hemisfério Norte, ela também marca o início da primavera. Os coelhos são os primeiros animais a sair das tocas, logo que derrete a neve, e por isso acabaram se tornando um símbolo de renascimento, e, claro, fertilidade, pela velocidade em que ser reproduzem.

Na antiguidade, já existia o hábito de presentear a família e os vizinhos nessa época com ovos de galinha pintados, símbolo de fertilidade e prenúncio de uma boa colheita. As cores vivas simbolizavam os frutos e flores que estavam brotando.

A lenda

Diz a lenda que em um certo domingo de Páscoa, uma camponesa pintou alguns ovos para presentear os filhos e deixou secando no jardim. Um coelho, recém-saído da toca, passou por ali e, curioso, acabou remexendo nos ovos. Quando as crianças chegaram e viram o bichinho fugindo e os ovos espalhados, acreditaram que tinha sido ele quem deixara os presentes. A mãe gostou da idéia e incentivou a crença, que passou aos poucos a ser uma grande brincadeira de Páscoa. Bem alegre, como deve ser uma comemoração da vida

Nossa mesa

Louça English Ivy, em porcelana com desenho de hera - Cecilia DalePara fazer o jardim da lenda, forramos o centro da mesa com um caminho de mesa de relva verde e usamos a louça English Ivy, em porcelana com desenho de hera.

Coelhos de ráfia Cecilia Dale

Sobre a relva cheia de pequenas margaridas, um casal de coelhos de ráfia passeia, escondendo vários ovinhos (esses são da Lindt, de 18 gramas) no meio das folhas, para as crianças acharem. A brincadeira da caça aos ovos continua na mesa do almoço!

Detalhe dos ovos de Páscoa escondidos entre a folhagem Cecilia Dale

Os ovos de Páscoa na antiguidade eram os de galinha. Com o tempo, passaram a ser feitos também de madeira entalhada, de ouro e finalmente, de chocolate, que agradou tanto que prevaleceu. Na grama do centro de mesa, espalhamos ovinhos escondidos para as crianças acharem.

Sobre cada conjunto de pratos English Ivy, cada convidado ganha uma família de Bunnys Lindt, com mãe e filho. A presença do caminho de mesa de grama dispensa o jogo americano, substituindo por um sousplat de rattan.

Sobre o conjunto de pratos English Ivy, uma família de Bunnys Lindt, com mãe e filho. O sousplat de rattan dispensa o uso de jogo americano.

Na frente de cada prato, uma gulodice super permitida na Páscoa: para os adultos não terem que participar da caça aos ovos com as crianças, uma pequena "reserva de mercado" na folha de cerâmica. O coelho branco é de resina, e serve de guardião dos chocolates.

Na frente de cada convidado, uma gulodice super permitida na Páscoa: para os adultos não terem que participar da caça aos ovos com as crianças, uma pequena “reserva de mercado” foi criada para eles na folha de cerâmica. O mini-coelho branco é de resina, e serve de guardião dos chocolates.

Ao lado de cada prato, uma folha de cerâmica faz o papel de pratinho de pão. O guardanapo de pano é forrado com um de papel combinando com a louça, aumentando a sensação de jardim da mesa.

O pratinho de pão é substituído por uma folha de cerâmica. O guardanapo de algodão é forrado com um guardanapo de papel, de hera, como a louça, para colaborar com o tema de jardim. Argola de rattan, talheres em formato de bambu na cor marfim.

Em meio ao verde, o prato de pé com tampa Bird, em vidro, serve de ninho para um coelho mini de chocolate (Lindt) e mini-ovinhos de vários sabores.

Em meio ao verde, o prato de pé com tampa Bird, em vidro, serve de ninho para um mini-coelho de chocolate e mini-ovinhos de vários sabores (todos Lindt).

Este outro coelho maior escolheu a folha redonda de cerâmica para se aninhar.

Em outro canto da mesa, a coelha maior, de chocolate branco, escolheu a folha redonda de cerâmica como ninho.

As surpresas não acabam nem no cafezinho. Em cada xícara, um coelhinho de resina guarda um mini-ovo. repare que cada um tem uma pose diferente! Fofíssimos. Bandeja da colecão English Ivy, porta adoçante de rattan e pote decorativo em cerâmica fazendo o papel de açucareiro.

As surpresas não acabam nem no cafezinho. Em cada xícara, um coelhinho de resina guarda um mini-ovo. Repare que cada um tem uma pose diferente! Fofíssimos. Bandeja da coleção English Ivy, porta adoçante de rattan e pote decorativo em cerâmica fazendo o papel de açucareiro.

Dá para resistir a tanta fofura??

Dá para resistir a tanta fofura??

A receita do pãozinho de coelho

Na nossa última live do Facebook, eu mostrei esses pãezinhos de coelho e prometi publicar a receita.  Promessa é dívida. Aqui vai ela. Achei no site americano da Fleichmann.

O pãozinho em forma de coelhe é feito em casa e a receita é simples. Veja abaixo.

Ingredientes

2 a 2 ¼ xícaras de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher se sopa de fermento em pó

½ colher de chá de sal

½ xícara de leite

¼ de xícara de água

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

Modo de preparo

Misture 1 xícara da farinha, o açúcar, o fermento e o sal em um tigela grande. Em outra vasilha, de louça ou vidro, coloque o leite, a água e a manteiga e leve ao microondas por 15 segundos de cada vez, na potência alta, até ficar bem quente, mas que dê para tocar com o dedo sem se queimar. Junte os líquidos aos sólidos.

Bata por 2 minutos na batedeira, na velocidade média. Adicione o ¼ de xícara de farinha retante aos poucos, batendo por mais 2 minutos na velocidade máxima.

Forme um bola com a massa, adicionando farinha se necessário, e amasse com as mãos sobre uma bancada polvilhada com farinha até ficar homogênea e elástica (por uns 6 a 8 minutos). Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.

Corte a massa em 12 pedaços iguais, em forma de bolinhas. Coloque em uma assadeira untada.

Com um palito de churrasco, faça dois furos no lugar dos olhos. Use uma tesoura para cortar as orelhas, formando  dois triângulos. Cubra com uma toalha e deixe descansar em temperatura ambiente até dobrar de tamanho, por 30 minutos.

Coloque em um forno preaquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos até dourar. Sirva quentinho!

Deixe uma resposta

top