Couro na decoração: como usar, limpar e manter

Couro na decoração: como usar, limpar e manter

Temos recebido muitas duvidas sobre móveis de couro. Com o que combinam, como limpar e conservar, para que ambiente servem? Por isso, decidimos responder todas a questões de uma vez só aqui.

Para todos os estilos

Duas poltronas de couro, Chelsea e Windsor, em estilo inglês clássico, da Cecilia Dale.

O couro é um clássico. Nunca sai de moda, combina com tudo, e tem a vantagem de emprestar um ar sofisticado a qualquer ambiente, sendo acolhedor ao mesmo tempo. Dependendo do design do móvel ou de com que ele é combinado, passa de atual a retrô. As poltronas Chelsea e Windsor, em estilo inglês, por exemplo.

As linhas retas do sofá e do puff Manhattan, dão ar contemporâneo ao couro. Cecilia Dale

Para conseguir um ambiente contemporâneo, é só misturar a pele curtida a metal, aço, vidro, mármore ou outros elementos “frios”. As linhas retas do sofá e puff Manhattan também reforçam o ar moderno.

O puff Ottom, em couro de desenho reto e pés de aço inox, super contemporâneo. Cecilia Dale

O puff Ottom, de desenho reto e pés de aço inox, super contemporâneo.

Junte o couro com muita madeira, carpete, almofadas, e você tem aconchego. Aqui o sofá e a poltrona One Touch, da Cecilia Dale

Junte o couro com muita madeira, carpete, almofadas, e você tem aconchego. Aqui, o sofá e a poltrona One Touch se combinam com mesa de centro James, e base de mesa em rattan na lateral.

Mistura fina: sofá Recharge USB extensível elétrico, com móveis contemporâneos e almofadas de linha, para dar aconchego. O recamier em linho com pés de aço dá o contraponto.

Mistura fina: sofá Recharge USB extensível elétrico, com móveis contemporâneos e almofadas de linha, para dar aconchego. O recamier em linho com pés de aço dá o contraponto.

O couro é resistente, fácil de limpar e não acumula ácaros ou poeira. Por isso, é revestimento favorito de sofás e poltronas de quem tem crianças ou cachorros em casa. Cecilia Dale

Além de tudo isso, o couro é resistente, fácil de limpar e não acumula ácaros ou poeira. Por isso, é revestimento favorito de sofás e poltronas de quem tem crianças ou cachorros em casa. Sofá One Touch Slim, extensível, com almofadas de pets da nossa coleção.

Mitos e verdades

Outra coisa importante: existe o mito de que o material “esquenta” podendo ser usado apenas em ambientes frios. Isso não é verdade. O couro natural se adapta à temperatura ambiente, assim como  a nossa pele. Como “respira” ele tem sempre uma sensação boa ao toque.

A poltrona Comfort, da foto, abraça quem se senta nela. Em couro, ainda tem mecanismo de balanço e giratório. Cecilia Dale

Por último, a maior vantagem do couro é a durabilidade. Bem cuidado, dura séculos, literalmente – os pergaminhos do Mar Morto, por exemplo, feitos em couro de cabra, foram encontrados intactos depois de 3 mil anos! E quando mais usado, mais macio ele fica, e ainda mais confortável. A poltrona Comfort, da foto tem mecanismo de balanço e giratório.

Como limpar e manter para durar?

Veja as recomendações do nosso fornecedor de couro:

  • Assim como a nossa pele, o maior inimigo do couro é o sol. Exposto diariamente a luz solar, ele envelhece precocemente, resseca e cria rachaduras.
  • Para limpar, use um pano branco, limpo e seco. Se precisar realmente de uma limpeza mais profunda, use um pano úmido bem torcido com sabão neutro (sabão de coco não pode, porque contém soda), sem chegar a molhar o couro. Enxugue em seguida com um pano seco. Existem também produtos específicos para a limpeza de couro, que podem ser usados.
  • Não é a toa que os sapateiros engraxam os sapatos: é uma maneira de proteger o couro do ressecamento. Para sofás, poltronas e outros objetos, em vez de graxa, prefira os hidratantes desenvolvidos especialmente para couro, que podem ser usados a cada seis meses ou um ano, dependendo do uso. Nunca use hidratantes comuns, graxa, glicerina, etc!
  • Nosso fornecedor de couro recomenda um produto importado chamado Fenice Leather Care Kit, para fazer a limpeza e hidratação, mas já existem similares nacionais muito bons. (Dica: funciona também para bolsas!)
  • Evite usar polidores, vaselinas, silicone, óleos, sabões e produtos a base de solventes, que podem danificar e alterar o brilho, o toque, a cor, o cheiro e a resistência originais do couro.
  • Se cair algum liquido no sofá, seque o mais rápido possível, para evitar manchas, e nunca puxe o estofado pela costura ou pelas almofadas.
  • Com esses poucos cuidados, dá para aproveitar seu móvel por muitos e muitos anos.

Gostou? Aproveite a nossa Couromania! Móveis de couro em pronta-entrega. Veja todos clicando aqui.

Posts relacionados:

13 Comentários

  • Silvana Paula
    24 de novembro de 2016 6:46

    A poltrona Chelsea é lindíssima . Uma peça que realmente vai valorizar qualquer ambiente.

    Beijos
    Silvana Paula

  • Tânia Maria Baima Cavalcanti
    2 de setembro de 2016 13:32

    Estive em sua loja no Jardim Paulista e me encantei com seus móveis! Fui muito bem atendida por uma vendedora de nome Eli que nos mostrou, a mim e a meu marido, todos os ambientes da loja. Pedimos a ela para nos passar um e-mail com todos os móveis que selecionamos e no dia seguinte o recebemos. Infelizmente não estou conseguindo acessa-lo novamente . Seria possível envia-lo mais uma vez, e com mai detalhes do sofá de couro que aparece no seu blog junto com a chaise de couro Vintage? Mais uma vez agradeço o excelente atendimento. Abraços.

    • admin
      5 de setembro de 2016 10:57

      Tânia,

      Bom saber que foi bem atendida! Avisei a Eli para reenviar o e-mail. Você também pode ver mais informações sobre o sofá Alamo no nosso site http://www.ceciliadale.com.br.

      um beijo,

      Cecilia

  • Rooney Mott
    19 de agosto de 2016 16:21

    Obrigado pelas dicas, comprei a poltrona na sua loja estou
    Curtindo muito, é linda!!!
    Bjs

    • admin
      22 de agosto de 2016 12:02

      Que bom Rooney! Aproveite muito sua casa.
      Beijo

      Cecilia

  • FABIANA ASSUNÇÃO BORTOLOTO
    19 de agosto de 2016 15:28

    QUERIDA CECILIA,

    ESTAVA OLHANDO POSTS MAIS ANTIGOS COMO O DE 28 DE AGOSTO DE 2014. GOSTARIA DE SABER SE VOCE PODE ME DAR A RECEITA DO BOLO DE MAÇA,

    UM GRANDE ABRAÇO,

    FABIANA

    • admin
      22 de agosto de 2016 17:02

      Fabiana,

      Claro! Vamos enviar a receita por email, porque é meio grande para colocar aqui, OK?

      beijo

      Cecilia

  • joão mauricio
    19 de fevereiro de 2016 19:40

    Linda matéria.

  • Hortência linhares
    28 de agosto de 2015 18:39

    Os produtos são maravilhosos.

  • Therezinha S.Granziera
    22 de outubro de 2013 2:05

    Está tudo muito lindo, parabens.
    Pena que eu só posso visitar sua linda loja quando vou a S.Paulo, pois moro
    em Águas de Lindoia.
    Desde quando eu morava na Av.Angélica que eu admiro sua loja, principalmente por ser eu uma decoradora. De muito bom gosto,. nada tem
    para por defeito. É impecável. Parabens. Até uma próxima visita.
    Therezinha Granziera

  • Airton Saraiva
    21 de outubro de 2013 18:22

    Gostei das dicas como conservar os couros e a da apresentação dos ambientes
    em couro

  • Maria Aparecida Cãmara Leal
    21 de outubro de 2013 1:41

    Adorei as dicas de como conservar o couro,

  • Delza Maria Oliveira
    18 de setembro de 2013 17:33

    Lindíssimos ambientes . . . amei !

Deixe uma resposta

top