Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

O calor promete ser forte no verão deste ano. Para manter a casa fresca, com charme, e ainda economizar energia, nada melhor que um bom ventilador. Foi o que aprendi com a Hunter, a marca que simplesmente inventou o ventilador de teto  e uma das melhores do mundo hoje. Olha que dicas legais.

1. Para que serve o modo exaustor

À noite, quando estiver fresco lá fora, mas o quarto continuar abafado, abra todas as janelas e portas e ligue o ventilador de teto no modo exaustor (sentido anti-horário) por pelo menos uma meia hora. O ar quente, que está próximo do teto, vai se deslocar pelas paredes e sair pelas janelas, enquanto o ar frio entra perto do chão e sobe. Depois do quarto refrescado, pode voltar a usar na posição normal de ventilação. O ventilador de teto dá uma sensação térmica de 3 graus a menos que a do ambiente.

O modelo Palermo tem o selo Procel de baixo consumo de energia, assim como todos os Hunter.

2. Melhor amigo do ar condicionado (e da conta de luz)

Se você tiver ar condicionado, use em combinação com o ventilador para economizar energia. Refresque primeiro o quarto com o condicionador de ar no início da noite. Depois, desligue e use apenas o ventilador de teto para circular esse ar fresco, sem ressecar o ambiente ou gelar demais. Ou ainda, faça como Gisele Bundchen ensinou no seu blog sustentável: use o ventilador junto com o ar condicionado, para ajudar a espalhar o ar frio – que tende a descer e ficar próximo do chão. Com essa maior circulação, é possível ligar o ar-condicionado em 23 graus, em vez de 17 graus, por exemplo, forçando menos o motor. Segundo estudos da Hunter, isso pode economizar até 33% de energia, ou cerca de 92 kWh por mês.

Se metade dos condicionadores de ar do tipo split vendidos no Brasil fossem usados junto com ventiladores, a energia economizada em 8 horas diárias de operação poderia suprir quase um milhão de residências. Incrível, não é?

Ventilador Gulf Winds - Cecilia Dale

Ventilador Gulf Winds tem as três pás revestidas com uma camada anti-poeira, para ajudar na limpeza.

3. Conforto até ao ar livre

Um ventilador bem posicionado na varanda ajuda não só com o calor, mas também mantém pernilongos e moscas à distância! A Hunter inclusive tem um modelo à prova d´água, o Angra, que pode ser instalado em pergolados e varandas. Resistente à corrosão, com motor blindado, é ideal para casas de praia.

Ventilador Angra - Cecilia Dale

Angra é resistente à chuva e maresia, com corpo em alumínio, blindagem contra água e parafusos em aço inoxidável.

4. Silêncio e paz

Outra coisa que aprendi e gostei de saber foi que existem, sim, ventiladores silenciosos. Quando aparelho está barulhento, pode ser um problema mecânico (como o ronco do motor de má qualidade),  de instalação (quando está desequilibrado e fica batendo no teto), ou mesmo a força do vento. Eles me mostraram, na prática, que os da Hunter não tem nenhum desses problemas. São todos testados em um laboratório de som e nunca ultrapassam 46 decibéis, um nível de ruído equivalente ao que se exige numa biblioteca. Shhhhhh!

5. Altura certa do chão ao teto

Para funcionar bem, os ventiladores tem que ser instalados com as pás na altura máxima de 2,40 m do piso. Assim, o vento consegue ser sentido por quem está lá embaixo. Se o pé direito for maior que 2,75 m, é preciso usar um tubo extensor para deixá-lo na altura certa. Os modelos Hunter ainda tem uma movimentação de ar inteligente, que circula por todo o ambiente, por causa do posicionamento e desenho especial das pás.

Por todas essas vantagens, resolvi trazer os ventiladores de teto Hunter para as lojas. E vários modelos estão com desconto na Sale Dale até o final de janeiro. Para saber mais clique aqui, para ir para o site. Ou procure a loja mais próxima da sua casa. E que o seu verão seja bem refrescante!

Ideias para a mesa de Reveillon 2017

Aperitivos de verão

Mesa de verão em verde Greenery

Como refrescar a casa com a decoração de verão

Aceita um refresco?

6 Comentários

  • flavio
    20 de janeiro de 2018 1:42

    Estou para comprar 2 ventiladores de teto , e agora tirei minhas duvidas obrigado.

  • SANDRA BANZATO
    10 de fevereiro de 2017 14:43

    Amei as dicas.

  • Maria Aparecida Lopes Alberto
    18 de dezembro de 2015 8:35

    Qual modelo da Hunter seria adequado para casa no sitio?

    • admin
      18 de dezembro de 2015 12:16

      Maria Aparecida,

      Se for tomar chuva ou respingos, na varanda, o mais indicado é o Angra, que é todo blindado contra umidade. Para dentro de casa, escolha o modelo que gostar mais e combinar com o estilo da sua decoração. Se for mais rústica, o Beauford e o Gulf Winds ficam bem.

      Beijo,

      Cecilia

      • José Carlos Collares Guédes
        27 de junho de 2016 16:24

        Moro em Ananindeua ( grande Belém-PA) na beira de um lago onde a umidade chega ha 85%. + A laje é de pré-moldados e a altura de 2.90m. Preciso saber :

        — Peso
        — Qual o material das palhetas ( não podem ser de madeiras nem MDF, a umidade as empena)
        — Preço de cada modelo, fator importante, pois preciso (?) de 2p/sala; 2 p/quartos e 2 ou 3 para a varanda externa.
        Serei grato se forem breves, pois estou na eminência de comprar na praça.

        • admin
          29 de junho de 2016 12:32

          José Carlos,

          Todas essas informações sobre os ventiladores você encontra no nosso site http://www.ceciliadale.com.br, em Iluminação, Ventiladores de Teto. Existe inclusive um modelo que é mais resistente à umidade, chamado Angra.
          Qualquer dúvida por favor entre em contato por email no comunicacao@ceciliadale.com.br.

          Atenciosamente,

          Equipe de comunicação

Deixe uma resposta

top