Taças coloridas na mesa

Taças coloridas na mesa

Correto mesmo é beber vinho no copo de cristal, transparente, específico para o tipo de uva escolhida: tinto (bordeaux e borgonha), branco e espumante. Mas, no dia a dia, ter taças de vidro coloridas nos três tamanhos é útil, prático e deixa a mesa mais bonita e alegre. Para tomar um vinho descompromissado no almoço com a família ou os amigos, na beira da piscina e em outras ocasiões mais descontraídas, elas funcionam muito bem. Veja como usar cada tamanho de copo e montar uma mesa linda com eles (inclusive para servir suco, refrigerante, água e coqueteis).

Cada fabricante faz taças de tinto, branco com formatos e alturas diferentes, e pode ficar complicado adivinhar para que é cada uma. A dica é comparar taças do mesmo fabricante entre si, para descobrir pela diferença de tamanho.

Taças de vinho tinto

IMG_1007
Apesar dos formatos e tamanhos diferentes, todos os modelos da foto são para vinho tinto. Pela ordem: Bico de Jaca, Balls Stem, Three Balls Stem e Diamante Stem. Garrafa de cerâmica turquesa, bandeja revestida em madrepérola, potiches Cia da Indias, almofadas Parga (bege) e Kiato (azul).

As de tinto são as taças maiores, com corpo grande, porque o vinho tem sabor mais intenso e precisa “respirar” alguns minutos, e precisa de uma superfície maior em contato com o ar. Por isso também nunca se preenche a taça de vinho tinto até a boca. Quando não for servir vinho tinto, a taça maior serve para suco ou água. Também é usada para servir coqueteis como Spritz.

Taça de vinho branco

IMG_1028 (1)
Para diferenciar as taças de vinho branco, só comparando com a taça maior da mesma coleção. Aqui as da Three Balls Stem, Bico de Jaca e Diamante. Jogo americano Pacífico em algodão, bandeja de rattan com alça em bambu. O porta vela prata em vidro serve de balde de gelo para o vinho.

O vinho branco se toma frio ou gelado, por isso as taças são menores: assim não dá tempo de esquentar e perder o sabor. A taça de vinho branco também é usada para alguns coqueteis feitos com o vinho, como Kir.

Flute, ou taça de espumante

IMG_1018
Pelo seu formato magro e comprido, as flutes de champagne são mais fáceis de identificar. Em verde, modelos Three Balls Stem, Diamante Stem e Bico de Jaca. Balde de gelo Brasão e, ao fundo, almofadas Parrots.

Elas são mais altas e estreitas, para manter melhor o gás e aproximar os aromas do nariz na hora de beber. Como a champanhe fica melhor super gelada, a quantidade é ainda menor que a do vinho branco. Também serve para coquetéis como Belini ou Black Velvet, feitos com espumante.

Lugar na mesa

Na hora de colocar a mesa, a taça de água deve ficar mais próxima do o centro do prato, seguida na direita pela de vinho tinto, e depois pela de vinho branco, formando uma diagonal. A taça de champanhe fica mais atrás, entre a de água e de tinto. Claro que essa quantidade de copos só é necessária em um jantar super formal. Na prática, quase nunca de usa flute de champanhe na mesa, ∆a que ela é servida antes das refeições. Duas, ou no máximo três taças são mais que suficientes.

quato taças ambar
As taças da linha Diamante dispostas como para um jantar formal. Jogo de jantar Autumn, sousplat de concha Penshel, jogo americano em linho Rami.

Duas taças, no caso de você servir água e mais um tipo de vinho.

duas taças azuis
Taças da linha Three Balls Stem, nos tamanhos vinho tinto (ou água) e vinho branco. Souplat em palha Pandan com borda de conchas, porta-guardanapo de concha Scallop, louça Seichelles.

Três taças, no caso de servir dois tipos de vinho com a refeição, ou quiser deixar a pessoa à vontade para se servir também de suco, refrigerante e água, por exemplo.

três taças verdes
Taças verdes nos três tamanhos. Jogo de jantar Fruit Paradise, guardanapo bordado Uvas, jogo americano de tecido tramado.

Fica lindo misturar taças coloridas com as transparentes, ou mesmo usar vários modelos diferentes com a mesma cor. Só tome cuidado ao misturar cores, para não virar carnaval: escolha no máximo dois tons, que combinem com a decoração da mesa. E, antes de começar a refeição, não esqueça de usar suas taças lindas para fazer um brinde às coisas boas da vida. Saúde!

Posts relacionados:

Como montar um bar em casa

Hora de abrir a adega

Aceita um refresco?

Maneiras certas de se por a mesa

4 Comentários

  • Maria Carlos
    31 de julho de 2017 9:36

    Adoro as suas mesas.
    Eu sou do Porto, Portugal.
    Em Setembro devo ir a S.Paulo e vou conhecer
    a sua Loja .
    Até lá
    Maria Carlos

    • Admin
      31 de julho de 2017 12:23

      Venha sim Maria! Amo Portugal.
      Esperamos você para tomar um cafezinho com a gente!
      beijo,
      Cecilia

  • Ana Mara Barella
    8 de outubro de 2015 15:08

    Parabéns pelas dicas adoro decoração muito útil para montar uma bela mesa

    • admin
      8 de outubro de 2015 20:56

      Obrigada Ana Mara, continue voltando aqui. Toda semana temos um post diferente!

      beijo

      Cecilia

Deixe uma resposta

top