Tradicionalmente, as cores do Natal são vermelho, dourado, verde e branco. O que pouca gente sabe é que existe um motivo para a escolha destas cores nessa época do ano. Cada uma tem um significado, passado adiante por gerações.
Vermelho
O vermelho representa o amor. E por ser uma cor quente significa também alegria, que aparece quando o amor prevalece entre as pessoas. Por isso é a cor mais importante do Natal. Para o catolicismo, é o amor incondicional, ensinado por Jesus, e representado pelo sangue de Cristo.
A roupa do Papai Noel é vermelha, porque ele foi baseado na lenda de São Nicolau, um bispo que distribuía doces para as crianças no Natal. Ele, como todos os bispos, usava vestes vermelhas.
Dourado
O dourado representa o sol, a luz e a presença do divino. E tem um significado muito bonito que é o da generosidade, de presentear. Um dos presentes que os reis magos trouxeram para Jesus ao nascer foi ouro, além de incenso e mirra. O dourado sempre apareceu nas árvores de Natal também com a estrela, que guiou o caminho dos magos pelo deserto.
Verde
Na antiguidade, as pessoas usavam ramos de pinheiro, azevinho e hera – plantas que não perdem as folhas durante o inverno – para enfeitar a casa nos meses frios e escuros do ano. Era uma maneira de lembrar a todos que o inverno não duraria para sempre, e que a primavera voltaria logo. O verde no Natal é um símbolo de esperança, resistência e resiliência. E hoje aparece não só nas folhagens de guirlandas e na árvore, como também em bolas e enfeites.
Branco
O branco representa a neve e o frio, e também a pureza e a inocência. É um símbolo de renascimento. No catolicismo, significa a vinda da luz de Cristo para o mundo. Na foto acima, a bonequinha da coleção English Ivy segura uma bola de neve que acende, iluminando a mesa da ceia. Um jeito lindo de usar o simbolismo do branco.
Quando a gente sabe o significado das cores, decorar a casa para o Natal ganha um novo sentido, não acham? Sentir que estamos enchendo a casa de amor, generosidade, esperança, ao mesmo tempo que arrumamos tudo para receber a família e os amigos. Tem jeito melhor de curtir a melhor época do ano?
Veja um pouco da explicação das cores no nosso vídeo ao vivo para o Facebook, que foi ao ar esta semana:
Posts relacionados:
Coleção Classic 2017 – a tradição do Natal em dourado e vermelho
4 Comentários
letícia
5 de dezembro de 2018 15:42Muito legal, no Natal e no ano novo as cores dizem tudo! Eu uso também na minha rotina diária, não somente em datas festivas!
Rita de Cassia Lelis Saito da Costa
6 de novembro de 2017 10:56Sempre inspirador, seu blog é uma referência de bom gosto e aconchego.
Hoje fiquei triste. Moro em Ribeirão Preto e a loja daqui não oferece o serviço de montagem da árvore de Natal. Por favor, libere a Daiana para fazer isso!!! rsrsrs
Desejo um final de ano com muito sucesso e um santo e abençoado Natal!
Sonia A.Carvalho Guimaraes
29 de outubro de 2017 8:02Parabéns Cecília Dale por transmitir tanto amor, tanta luz! Os enfeites estão maravilhosos! Enchem de alegria, alimentam o espírito, o coração. Feliz Natal!!! Muitas Felicidades!!! abs.
Admin
30 de outubro de 2017 20:23Obrigada Sonia! Um Natal maravilhoso para você e sua família também!
beijos
Cecilia Dale
Deixe uma resposta