Um dos restaurantes mais agradáveis de Londres é o River Café, que fica na beira do rio Thames, no prédio de um antigo armazém modernizado. Fundado por duas chefs inglesas, serve comida italiana da melhor qualidade – tem uma estrela do Guia Michelin desde 1997. Descobri recentemente a receita de uma sopa maravilhosa deles, ideal para os dias mais frios, e, como coisa boa a gente compartilha, divido com vocês aqui.
Fiz em casa com algumas adaptações – eles usam as verduras que dão no inverno deles – e deu super certo! Para lembrar a cor das paredes internas do River Café e de suas simpáticas cadeirinhas na beira do rio, servi na nossa louça de cerâmica turquesa Dots, acompanhada de uma bom pão italiano e manteiga. Prepare os ingredientes, monte a mesa com capricho, como se estivesse em um restaurante, e viaje para Londres sem sair de casa.
The River Café’s Winter Minestrone
Serve 5 pessoas
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 cenouras médias, picadas
- 1 cebola roxa, picada grosseiramente
- 1 salsão, picado grosseiramente, com folhas e tudo
- 1 cabeça de alho descascado.
- 1kg de acelga – folhas rasgadas e talos picados (eles usam Swiss Chard, a parente inglesa, mas a nossa funciona perfeitamente)
- Um bom punhado de salsinha, bem picadinha
- 1 lata de 400g de tomates pelados, sem o suco, picados grosseiramente
- 1kg de couve, sem os talos, com a folhas picadas. (Eles usam a couve toscana conhecida como cavolo nero. Mas, se não achar, nossa boa couve tropical serve também).
- 410g de feijão branco cozido e coado (o deles vem em lata pronto, mas cozinhei 500g em casa e ficou ótimo)
- 1 litro de caldo de galinha ou de legumes fervente
- Alguns galhos de ervas como tomilho e salvia, picados
- Parmesão ralado fresco
- Azeite extra-virgem, para temperar no prato
Preparo
- Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue em fogo baixo a cebola, cenoura e o salsão, até que fiquem macios e dourados. Demora uns 20 minutos mas vale a pena – o cozimento lento dá um gosto especial. Junte o alho, os talos da acelga e metade da salsinha, mexendo para não grudar no fundo. Acrescente o tomate e cozinhe por 10 minutos ou até reduzir.
- Adicione metade das folhas da acelga, metade da couve e 3/4 do feijão, além de quase todo o caldo de galinha fervente. Deixe levantar fervura, depois abaixe o fogo totalmente e cozinhe em por 30 minutos. Adicione mais caldo se necessário, mas não exagere: a sopa deve ser espessa.
- Um pouco antes de servir, junte o restante da acelga e da couve e afervente levemente para que permaneçam verdes e crocantes. Desligue o fogo.
- Bata o que restou dos feijões no liquidificador com um pouco do caldo do cozimento, fazendo um purê. Mistura esse purê à sopa, que deve estar bem verde. Add to the soup – it should be very green. Misture as ervas e sirva com queijo parmesão e um fio de azeite.
Uma delícia para esquentar corpo e alma. Bom apetite!
3 Comentários
Maria lucia
22 de julho de 2016 16:28Conheço o River Cafe em Nova York, não sabia do de Londres.
admin
29 de julho de 2016 17:16Maria Lucia,
O River Café de Londres é uma graça, fica no bairro de Hammersmith and Fulham, na beira do rio. Conheci quando minha filha mais velha morou em Londres. Se for para lá, vale a pena fazer uma reserva. O site deles é http://www.rivercafe.co.uk.
Beijo
Cecilia
Regina Bandeira
22 de julho de 2016 15:24Muito bom gosto! Obrigada pela receita compartilhada, muito adequada para o inverno!
Deixe uma resposta