Como usar os enfeites de Natal na mesa de Ano Novo

Como usar os enfeites de Natal na mesa de Ano Novo

Você está apaixonada pelos seus enfeites de Natal e sua mesa da ceia foi um sucesso entre os convidados. Mas, agora você preparar tudo novamente para o Ano Novo! O que fazer? Não se desespere.

Com algumas adaptações, dá para arrasar com a mesa de Réveillon também, e sem ter que desmontar a árvore de Natal ou esconder os enfeites.

Na mesa, o dourado toma o lugar do verde e vermelho

Ramos e castiçais de cristal - Cecilia Dale

Sua árvore de Natal continua montada até o dia 6 de janeiro (Dia de Reis) e isso faz parte. A guirlanda continua na porta ou sobre o aparador e a casa toda enfeitada.

Mas, para dar clima de Ano Novo, basta mudar sutilmente as cores que aparecem na mesa da ceia. Sai a louça vermelha ou verde, entra a em tons de branco, dourado e prateado.

Invista em detalhes brancos

Já é tradicional no Brasil passar o Réveillon vestidos de branco, para simbolizar a paz que queremos para o próximo ano. Esse costume vem da África, onde as tribos utilizavam essa cor para representar a purificação espiritual e para homenagear Iemanjá na virada.

A mesa da ceia de Ano Novo então pode abusar dos detalhes brancos. A flor de cerâmica sobre o guardanapo, simbolizando a pureza. Ademais, o enfeite em forma de guirlanda, é um circulo virtuoso de prosperidade. Detalhe: a camélia é um delicado enfeite de parede (tem um furo para o prego atrás), e pode ser oferecida aos convidados como lembrança da festa.

Tire partido do brilho do cristal

Taças de cristal lapidado para água, vinho e champanhe, e muitos ramos com gotas de cristal de acrílico compondo o centro de mesa. Nos castiçais de cristal, mini-guirlandas com gotas de acrílico. Afinal, tudo que precisamos nessa época é de muita luz!

O centro de mesa é composto de ramos verdes, misturados a ramos com gotas e flores de cristal em acrílico. As bolas, por sua vez, são iluminada por dentro por fios finíssimos de led.

Não deixe de usar pinhas

As pinhas também tem um significado especial: a união da família e a intuição (os antigos a ligavam ao “terceiro olho”, que guia nosso sexto sentido). Além disso, também simbolizam a esperança e a imortalidade. Ou seja, por tudo isso elas não podem faltar na mesa de ano novo. Aqui, elas aparecem tanto no centro de mesa como nas velas, colocadas sobre mini-bowls de vidro, na frente de cada convidado.

Acrescente um toque tropical

Os porta-velas de coqueiros dourados entram na decoração com um ar tropical , sem perder a elegância. Afinal, aqui no Brasil as datas são sempre em clima de verão. Se preferir, adicione folhas tropicais no arranjo central da mesa, ou a folha de bananeira dourada que você pode ver no site, aqui.

Quer mais inspirações? Veja outras mesas de ceia de Ano Novo abaixo.

Posts relacionados

Ideias para a mesa de Reveillon 2017

Mesa de Reveillon para um ano novo com muita luz

Ceia em dourado para uma mesa generosa

Deixe uma resposta

top