6 dicas para escolher a cadeira perfeita para sua mesa de jantar

6 dicas para escolher a cadeira perfeita para sua mesa de jantar

Nem sempre é fácil celebrar o casamento entre mesa e cadeira da sala de jantar. As regras hoje são mais flexíveis, e não se usa mais só aqueles “jogos coordenados” fabricados para serem usados juntos. Mas também não é por isso que vale qualquer coisa, ou a composição pode perder a harmonia.

Prestando atenção em alguns princípios básicos, dá para combinar mesa e cadeiras sem medo (e sem precisar tirar diploma de decoradora). Veja como:

1. Estilo

É mais fácil combinar mesa e cadeiras do mesmo estilo, seja ele clássico, rústico, moderno ou retrô. Mas é possível fazer um jogo de opostos, juntando moderno e antigo, por exemplo, desde que elas tenham outra característica em comum, como o material ou a cor.

Mesa Casablanca

  1. Cross
  2. Paquetá
  3. Amarilis
  4. Slide

2. Material

Ele também influencia na combinação. Uma mesa toda de madeira combina com cadeiras do mesmo material, mas também com as estofadas em tecido com pés de madeira, ou com as de madeira com assento de palhinha.

Mesa Cone

  1. Amarilis
  2. Porto
  3. Hibisco

3. Cor

Às vezes o material nem é o mesmo, mas a cor puxa a combinação dos móveis da sala de jantar. Uma mesa de laca preta combina com a cadeira de madeira torneada também preta. Também é bom procurar combinar o tom da madeira da cadeira com o tom da mesa.

Mesa Sleek Black

  1. Cross preta
  2. Cross
  3. Paquetá

4. Braços

Por ocuparem mais espaço, cadeiras de braço são ideais para a cabeceira. Podem ser acompanhadas de cadeiras sem braços, do mesmo estilo, no resto da mesa. Para poupar espaço, é melhor evitar cadeiras de braço em mesas redondas. E não esqueça de conferir se os braços se encaixam sob o tampo da mesa escolhida antes de comprar.

 

Classic

  1. Paquetá
  2. Cross com braço
  3. Clean
  4. Hibisco

5. Distância entre cadeiras

A medida ideal entre uma cadeira e outra é de 30 cm. Se precisar apertar para receber mais gente, garanta o mínimo de 10 cm de distância para movimentação. Um bom truque é ter na sala de estar, perto do sofá, cadeiras de braço que combinem com as de jantar. Em dia de cada cheia, elas vão para as cabeceiras da mesa,aumentando o número de assentos. Mesas com pés centrais conseguem acomodar mais cadeiras em volta do tampo.

Steel Wood

  1. Amarilis
  2. Hibisco
  3. Porto

6. Conforto

As refeições são a desculpa ideal para unir a família e os amigos queridos em conversas gostosas e sem hora para acabar. Escolha sempre cadeiras confortáveis, com um bom encosto, de onde não dê vontade de levantar logo. Experimente bastante antes de comprar.

Mesa Arrow

  1. Paquetá
  2. Porto
  3. Slide

Experimente nossas sugestões de combinação ou crie a sua!

Mesa Fold

  1. Amarilis
  2. Paquetá
  3. Slide

Posts relacionados:

Mesas tamanho família

Como usar lustres e pendentes na decoração

top