Vermelho paixão no jantar do dia dos namorados

Vermelho paixão no jantar do dia dos namorados

bouquet

Precisando de ideias do que fazer no dia dos namorados que está chegando? Preparar um jantar caprichado em casa pode ser um divertido programa a dois. Como inspiração, criamos uma mesa toda nos tom da paixão – vermelho – em que até a comida entra no tom. O legal é que a brincadeira começa na preparação, com muitos corações na receita.

Aperitivo

Brie no rechaud com geleia de framboesas acompanhado de torradinhas e vinho tinto.

aperitivo
Um bom vinho tinto pra começar, acompanhado de queijo brie quente, coberto com geleia de framboesa em forma de coração. O vermelho aparece também no guardanapo que recobre a garrafa. Kit de assessório para vinho em bambú e pãezinhos no bowl de cerâmica com rattan. As taças de cristal repousam na bandeja de espelho com moldura em bambu.
rechau de queijo brie
Detalhe do queijo brie no rechaud. Para fazer o coração, você pode usar um molde de papel ou papelão, tipo estêncil, por cima do queijo e preencher com a geleia. Depois é só retirar o molde e pronto!

Mesa posta

Não tem ocasião melhor para tirar do armário as taças de cristal, os talheres de prata e a louça fina com relevo. Tudo à luz de velas. (Quer fazer uma produção igualzinha em casa? Clique aqui para ver no site todos os produtos usados.)
Não tem ocasião melhor para tirar do armário as taças de cristal, os talheres de prata e a louça fina com relevo. Tudo à luz de velas. (Quer fazer uma produção igualzinha em casa? Clique aqui para ver no site todos os produtos usados.)
O destaque fica por conta do porta-guardanapo customizado com corações de papel colorido (ensino a fazer no próximo blog).
O destaque fica por conta do porta-guardanapos customizado com corações de papel colorido (ensino a fazer no próximo blog!) sobre a louça Harvest branca com relevo. Guardanapo tramado vermelho sob o liso branco de algodão. Talheres Windsor em prata, jogo americano La Mix and Match dupla face, usado no lado liso.
Ao lado do prato, pode deixar preparado um pratinho de vidro com azeite, sobre um pires com pãezinhos.
Ao lado do prato, pode deixar preparado um mini bowl com pé em vidro com azeite sobre um pires com pãezinhos. Ao fundo, velas do tipo tea light, em outro mini bowl, ajudam a iluminar a refeição mantendo o clima íntimo.

Entrada

Salada caprese de tomates cereja e mussarela de búfala sobre torradinhas.

A salada é simples, mas a surpresa são os tomatinhos cereja formando corações. Para fazer, basta cortar as pontas na diagonal e unir os dois. Não fica uma paixão?
A salada é simples, mas a surpresa é o formato dos tomatinhos cereja. Para fazer, basta cortar as pontas na diagonal e unir os dois sobre uma fatia de mussarela de búfala. Não fica uma paixão? Tempere com um fio de azeite, um pouco de orégano, sal e coloque uma folha de manjericão para enfeitar.

Prato principal

Risoto de beterraba

mesa com risoto
Feito com vinho tinto, e um caldo de beterraba com legumes, o risoto tem uma cor fantástica que combina com o clima de paixão. A receita você aprende no final do blog.
queijo ralado
Como o prato principal será risoto, pode-se deixar uma porção extra de queijo ralado na mesa, neste pote de cristal, mesmo material dos castiçais e do centro de mesa, guarnecido com três bouquets prontos de rosas vermelhas.

Sobremesa

Cheesecake de frutas vermelhas na taça

cheesecake
Muito fácil de fazer, o cheesecake não vai ao forno, por isso pode ser servido na taça de sobremesa de cristal Bohemia.

Cafezinho

Para terminara a refeição, café e biscoitinhos, servidos no prato de vidro dots.
Para um final feliz, biscoitinhos, servidos no prato de vidro de dois andares Poas, para comer com o café.

Nos próximos blogs, um passo a passo do porta-guardanapos de coração e dicas de presentes originais para o dia dos namorados. Aguardem!

Veja agora as receitas do risoto e do cheesecake de taça:

Risoto de Beterraba

close risotoIngredientes para o caldo

4 beterrabas
1 cebola roxa
1 cenoura
1 talo de salsão
1 folha de louro
1 litro de água

Modo de Preparo

1. Lave bem os legumes em água corrente. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte todos legumes, menos a beterraba, em pedaços grandes para ficar mais fácil de retirar quando o caldo estiver pronto.

2. Numa tábua, corte a beterraba em cubos de 1 cm.

3. Numa panela, junte os legumes, a água, a folha de louro. Leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos.

4. Com uma pinça de cozinha ou garfo, retire e descarte os pedaços de cenoura, cebola e salsão. Passe o caldo pela peneira e volte à panela. Reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos e use o restante em outra preparação.

Ingredientes para o Risoto

 1 xícara (chá) de arroz para risoto
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola roxa
1/4 xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100 g de queijo minas
2 ramos de endro para enfeitar
1 pitada de açúcar
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Enquanto o caldo está no fogo, comece a preparar o risoto. Lave e seque bem o endro e reserve numa tigelinha – ele será usado para temperar e decorar o risoto já pronto. Corte o queijo de minas em cubos de cerca de 1 cm. Reserve também.

2. Descasque e pique fino a cebola.

3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com sal e uma pitada generosa de açúcar. Abaixe o fogo e refogue até murchar.

4. Aumente o fogo, junte o arroz e mexa bem por 1 minuto. Tempere com sal e pimenta-do-reino – lembre-se de que o caldo não leva sal.

5. Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar.

6. Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última adição, não deixe secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido.

7. Misture o parmesão e a manteiga. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

8. Divida o risoto em dois pratos. No centro de cada um, coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada, a metade do queijo de minas, folhas de endro e regue com azeite. Se quiser, tempere a saladinha do centro com mais sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.

Cheesecake de frutas vermelhas na taça

_DSC8788

Ingredientes:

80g de biscoito amanteigado
1/3 xícara (chá) de amêndoas
1/3 nozes
20g de manteiga derretida

1 pacote de frutas vermelhas congeladas

400g de cream cheese
1 lata de leite condensado
raspas de 2 limões
Modo de Preparo

Para a base de biscoito, coloque os biscoitos, amêndoas, nozes e a manteiga derretida no liquidificador e bata até formar uma farofa úmida. Reserve.

No liquidificador limpo, misture o cream cheese com o leite condensado. Adicione as raspas de limão e misture com uma colher.

Em uma taça, coloque uma camada da farofa de biscoito, por cima adicione o creme e leve à geladeira por 6 horas. Meia hora antes de servir, descongele as frutas vermelhas e cubra o cheesecake.

Posts relacionados

Café da manhã na cama, romântico e caprichado

Kit aconchego para dois

Festa de Santo Antônio para se divertir com as amigas no mês de junho

Dicas para receber amigos para jantar sem ajuda

Noite japonesa com sushi em casa

4 Comentários

  • Jessiele
    14 de setembro de 2017 17:38

    Está tudo maravilhoso. Apenas errou na posição da colher de sopa pois ela fica do lado da faca e não do garfo. E a ordem dos copos. bjos

    • Admin
      14 de setembro de 2017 17:58

      Oi Jessiele,

      Na verdade essa colher que aparece ali é a de sobremesa. Como estamos usando um jogo americano e ela não caberia acima do prato, pode ficar nessa posição, seguindo a ordem dos pratos que serão servidos. Já a colher de sopa sim, vai ao lado da faca.

      Nesse caso o vinho tinto também foi servido no copo maior porque é um borgonha, que se toma em copos mais bojudos – uma simples preferência.

      Bom saber que você está de olho e acompanhando a gente!

      beijo,

      Cecilia

  • marcia
    30 de maio de 2016 12:16

    adorei

  • Leila
    29 de maio de 2016 18:48

    Maravilha!!! Requinte, delícias, enfim ideias para uma noite memorável!!!
    Espero a explicação do porta-guardanapos, um charme!!

Deixe uma resposta

top