Urban jungle: a tendência da floresta urbana na decoração

Urban jungle: a tendência da floresta urbana na decoração

Com cada vez mais gente morando em centros urbanos e apartamentos compactos, uma nova tendência de decoração está brotando (literalmente) nas cidades. Chamada de urban jungle, ou floresta urbana, a moda consiste em trazer plantas para dentro de casa, aproximando o verde do dia a dia dos moradores.

Já existem vários estudos científicos que afirmam ter verde por perto faz bem para a alma e também para o corpo: acalma, aumenta sensação de bem estar e a resistência a doenças (saiba mais sobre esses estudos aqui).

Nós adoramos, porque, além de tudo, a casa fica linda cheia de verde! E existem várias maneiras de adotar a tendência na sua casa:

Muitas e muitas plantas

A maneira mais óbvia de criar sua mini floresta urbana é investir em plantas. O grande destaque é para as folhagens, e não flores. As pétalas podem aparecer como toques de cor, mas as folhas verdes são as verdadeiras protagonistas dessa tendência. E vale tudo: de paredes verdes e árvores frutíferas dentro de casa até simples vasinhos agrupados em aparadores e prateleiras.

Se você é daqueles que não tem jeito para jardinagem, procure plantas mais resistentes, como cactos e suculentas. Ou invista em follhagens permanentes. Segundo um dos estudos, observar plantas artificiais traz os mesmos efeitos que as naturais. E hoje elas são tão perfeitas que nem as visitas vão descobrir a diferença!

Vale montar uma parede verde ou trazer árvores para a varanda.

Vale montar uma parede verde ou trazer árvores e vasos de ervas para a varanda. Cachepots de cerâmica trazem orquídeas e folhagens para a mesa lateral Steel Wood Free. Em frente ao sofá, puff Dom em couro e mesa Auxiliar Steel Wood, que se encaixa sob o assento. Almofadas de sarja dão o toque de cor.

Pote de vidro com tampa - Cecilia Dale

Ideia decorativa e prática: arranjo de suculentas permanentes (artificiais) dentro de potes de vidro com tampa, no estilo dos de mantimentos. Um arranjo duradouro e chique.

Folhas colhidas do jardim, em cilindros de vidro, formam arranjos mais efêmeros, mas que se encaixam perfeitamente na tendência. Solução rápida para dias de festa.

Folhas colhidas do jardim, em cilindros de vidro, formam arranjos mais efêmeros, mas que se encaixam perfeitamente na tendência. Solução rápida para dias de festa.

Estampas de folhas

A folhagem pode estar presente em forma de estampas, espalhadas pelos objetos do dia a dia. Louças, almofadas, papéis de parede, gravuras… Quadros com paisagens verdes colaboram com o clima de tranquilidade e harmonizam os ambientes.

As folhas tropicais dos jogos de jantar Magnólia, Paraty, Iporanga e Trancoso formam uma floresta particular nesta composição de mesa posta.

Para fazer suas refeições em meio à mata. Jogos de jantar cheios de verde, como os das linhas Paraty, Magnólia, Iporanga ou Trancoso, misturados na composição acima. Peças de rattan e bambu colaboram com o clima rústico de floresta.

Fotografias ampliadas trazem a paisagem para a parede, criando janelas de tranquilidade em meio ao caos urbano. Na composição, quadro bananeira, coqueiros e chorão. Almofada de papagaio da linha Iporanga.

Fotografias ampliadas trazem a paisagem para a parede, criando janelas de tranquilidade em meio ao caos urbano. Na composição, quadro Tropical Summer (folhas de bananeira), Palm Cove (coqueiros) e Beijing Bright (chorão). Almofada de papagaio da linha Iporanga.

Almofadas de coqueiros, por exemplo, trazem o estilo Jungle para a sala sem precisar de muitos vasos.

Almofadas de coqueiros da linha Trancoso trazem o estilo Urban Jungle para a sala sem precisar de muitos vasos. Apenas um cubo de vidro com suculentas na mesa lateral complementa a composição.

Cores e complementos

Materiais naturais e mais rústicos remetem à floresta. Por isso a tendência também inclui peças de rattan, bambu e madeira, além tecidos com textura, como o linho. Além disso a a cor verde é sempre bem vinda, assim como suas primárias, amarelo e azul (que juntas geram o verde).

Posts relacionados:

Como usar potes e vasos de vidro na decoração

Vasos para trazer o jardim para dentro de casa

Lembranças da Bahia – mesa com os coqueiros de Trancoso

Mesa de verão em verde Greenery

 

Deixe uma resposta

top