Rattan na decoração. Como combinar, usar e manter

Rattan na decoração. Como combinar, usar e manter

Já foi-se o tempo em que móveis de rattan só cabiam na varanda ou na casa de praia. Hoje, com design contemporâneo, as peças de fibra trançada circulam pelos espaços nobres da casa: sala de estar, de jantar e até o home office.

Na decoração de interiores, a trama adiciona textura e linhas curvas, que distraem o olhar. Por isso, os decoradores usam muito o recurso de colocar uma peça de rattan em ambientes mais clean. É o caso da poltrona Bora Bora, da foto, com traços limpos e super confortável.

O contraste quebra o ar mais frio dos móveis contemporâneos. Dependendo da peça escolhida, também se consegue um toque étnico. A mesa lateral Caribe , por exemplo, fica perfeita ao lado do sofá de linhas retas.

Já a mesa lateral Cross Cane fica ótima com o sofá de couro One Touch. Olha como essa mistura funciona! Compacta, a mesinha é a companheira ideal para poltronas de leitura, embora também funcione bem como uma charmosa mesa de cabeceira.

Veja com a cadeira Positano deixa a sala de jantar contemporânea, com mesa e aparador de laca preta (linha Sleek Black), leve e aconchegante.

Claro que nada impede de se usar rattan com rattan! Aqui a cadeira Cambridge, com seu estilo out of Africa, combina com a base de mesa Aruba. Com um tampo de vidro de até 1,20 m ela se transforma em mesa de jantar de até 6 lugares. (Sem o tampo, ela vira uma mesa lateral).

A mesa lateral de rattan fica linda com a cadeira de traços modernos, criando um cantinho aconchegante - Cecilia Dale

Ao lado da poltrona Califórnia, a mesa Occasional cria um cantinho aconchegante e fresh. A ligação, aqui, está no tom da madeira da cadeira, que se assemelha ao do rattan.

Natural e sustentável – a origem do rattan

O caule da planta é cheio de espinhos, que os artesãos precisam retirar para trançar as fibras.

O rattan é aconchegante porque remete a natureza. Ele é a fibra de uma palmeira que nasce na Ásia e Oceania, chamada Calamos Rotang. É sustentável, porque tem crescimento rápido – fica pronto para o corte em 4 a 6 anos.

Sua retirada de tempos em tempos até ajuda o desenvolvimento das florestas, porque “desafoga” árvores grandes sufocadas por ele (é uma palmeira trepadeira, que se enrola e sobe nas outras).

 

foto copy 3
Cecilia na minha última viagem, inspecionando o rattan já limpo e pronto para ser trançado.

Leve, maleável e bem resistente, é um dos materiais mais versáteis que existe. De mini cestinhas a grandes sofás e até forro de telhado, tudo dá para fazer com ele.

No Brasil, é comum chamar de rattan qualquer trançado em fibra, seja em vime, junco, ou cana da índia (esta última na verdade um tipo de bambu). Todos são ótimos, desde que usados em móveis de qualidade e com bom desenho.

Na hora de comprar, o importante é evitar peças que usem só a casca do rattan, conhecida como liaça. Essa parte, mais frágil, costuma quebrar muito facilmente. Dá para ver na hora quando o produto é feito com liaça: o trançado fica grosseiro, mal acabado, e muito mais feio.

Para conhecer nossa linha de rattan de mesa posta, basta clicar aqui.

Manutenção e limpeza

Bem cuidado, um móvel de rattan dura anos – até gerações. O importante é mantê-lo sempre limpo e protegido do tempo. Como toda fibra natural, ele não é feito para ficar exposto a chuva ou sol, mesmo que seja tratado contra fungos, brocas e outros insetos, como são os nossos móveis.

Por isso, mantenha sua peça de rattan sempre em locais abrigados. Para limpar, usar só uma flanela seca.  Se for preciso remover alguma sujeira mais pesada, passar um pano macio umedecido em solução de água e sabão neutro e secar imediatamente com flanela. Na parte trançada, usar uma escova pequena seca para limpar as fendas. Com esses cuidados, seu rattan vai durar muitos anos como cara de novo.

Posts relacionados

Brunch de domingo delicioso e fácil

Couro na decoração: como usar, limpar e manter

Abajur na decoração – como escolher e usar

Como usar lustres e pendentes na decoração

43 Comentários

  • Aline
    5 de novembro de 2019 21:51

    Oi, será que rattan é resistente a puxões de unha de gato rsrs

  • Mariana Silva
    10 de setembro de 2019 14:16

    gostei das dicas. não conhecia o rattan mas agora vou querer usar na minha casa do sítio. vou pedir pro meu marido pra irmos atrás disso!

    • Admin
      11 de setembro de 2019 20:28

      Mariana,

      Aproveite que no mês de aniversário Cecilia Dale nossos móveis de rattan estão com condiçôes de pagamento especiais! Veja no http://www.ceciliadale.com.br

  • Jucandra Mouzinho Medeiros
    3 de janeiro de 2019 8:41

    Gostaria de comprar supla de 18cm de ratam

    • Admin
      8 de janeiro de 2019 10:43

      Jucandra.

      Infelizmente não temos mais esse sousplat pequeno! Está esgotado.
      Atenciosamente,

      Equipe Cecilia Dale

  • Noemi
    24 de setembro de 2018 9:33

    Sou sua cliente há anos.
    Sempre leio as “dicas” , assisto às lives e gosto muito.
    Minhas compras: vejo no site, ligo na loja (Melo Alves), perto de onde minha filha trabalha compro e, geralmente, ela vai até a loja retirar o produto para mim. E compra também… rsrsrs
    Já compramos no Catarina também…
    Abraços,

    Noemi

    • Admin
      24 de setembro de 2018 10:46

      Noemi,

      Que bom saber que você é cliente assídua! Você sabe que sua filha é sempre bem-vinda na Melo Alves. Mas, se quiser, também pode comprar pelo site http://www.ceciliadale.com.br que entregamos aí em Campinas, ok?
      um beijo grande,
      Cecilia

  • Neusa Almeida
    26 de maio de 2018 19:04

    Gostaria de informações sobre lareira,uma branca feito móvel .

    • Admin
      30 de maio de 2018 17:27

      Neusa,

      Não estamos trabalhando mais com essa lareira elétrica, mas temos uma a álcool, portátil, que você pode ver no nosso site http://www.cecilidale.com.br.

      Atenciosamente

      Equipe Cecilia Dale

  • Marina
    9 de agosto de 2017 17:48

    Boa tarde Cecília ! Sou sua cliente. Veja se pode me ajudar tenho duas poltronas de ratan natural e minha ajudante foi fazer a asneira de passar betume achando que ficaria bom . Até que não ficou feio apenas escureceu .Gostaria de saber se esse procedimento estraga as fibras . Obrigada .
    B

    • Admin
      17 de agosto de 2017 9:28

      Marina,

      Acho que não danifica, apenas tinge mesmo. Mas o problema é que para retirar esse betume você vai precisar usar algum tipo de solvente, e isso sim pode danificar as fibras. Se você gostou do resultado, melhor deixar como está.
      beijo e boa sorte,

      Cecilia

  • Maria Auxiliadora A. Freitas Castro
    15 de maio de 2017 9:00

    Cecília

    Adorei seus móveis ! São lindos , aconchegantes e versáteis!
    Gostaria ,por favor que me desse uma dica como hidratar umas cadeiras que tenho de rattan . estão muito ressecadas e não sei que produto usar.
    Muito obrigado.
    Maria Auxiliadora

    • admin
      18 de maio de 2017 12:42

      Maria,

      É possível envernizar o rattan com verniz fosco. Procure um lustrador e veja se ele consegue. Nós, infelizmente, não fazemos essa manutenção.
      um beijo

      Cecilia

  • Tiago
    4 de setembro de 2016 15:35

    Boa tarde. Estou interessado em iniciar uma produção de bastões de rattan para a prática de artes marciais e gostaria de saber se poderia me indicar algum produtor ou fornecedor de matéria prima. Obrigado.

    • admin
      5 de setembro de 2016 10:53

      Tiago,

      Infelizmente, nossas peças de rattan não são fabricadas no Brasil, mas por artesãos das Filipinas e Tailandia… Desculpe não poder ajudá-lo.

      abraço,

      Cecilia

  • Ana calachi
    8 de julho de 2016 19:41

    Boa noite.
    Me interessei por algumas peças, por sinal, são todas lindas e sofisticadas.
    Onde é a loja, em qual estado, cidade?

    Obrigada.

    Ana

    • admin
      11 de julho de 2016 10:13

      Ana,

      Temos 17 lojas distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Recife, Ribeirão Preto, Campinas e Guarulhos, além da loja online que você pode acessar no http://www.ceciliadale.com.br (entregamos em todo o Brasil). Clicando nos links da fotos do blog, você é transferida automaticamente para a loja online. No site você também encontra os endereços de todas as lojas. Venha nos fazer uma visita!

      Um abraço,

      Cecilia

  • Trackback: O CHARME DO RATTAN - Vamos Receber

Deixe uma resposta

top