Potiches: vasos que são destaque na decoração

CD_Inverno_Decor_im05
O potiche tradicional Cia das Indias, em porcelana pintada com chinoiserie azul e branca.

Sabe aquele lugar vazio, que a gente não sabe o que colocar e que dar um destaque? Experimente colocar um ou dois potiches. Fica lindo na hora. Esses lindos vasos com tampa são objetos decorativos por excelência. Na antiguidade, eles eram utilizados na China e no Japão para guardar unguentos e ingredientes usados em rituais. Mas, trazidos pela Companhia das Indias, ganharam os castelos e palácios da Europa como objetos de decoração chiquérrimos. Tanto que, em francês, a palavra potiche passou a significar também figurante (no teatro), ou pessoa essencialmente decorativa.

Eu sou apaixonada por esses potes, porque acho que tem o poder de “levantar” qualquer decoração. Além dos tradicionais, em chinoiserie azul e branco, encontrei e trouxe para as lojas alguns potiches modernizados. Metalizados, eles seguem a tendência atual e ficam ótimos em ambientes contemporâneos, sem perder o ar clássico que combina com tudo.

potiches janela
Potiches metalizados grande prata e médio dourado antigo compõem a decoração sobre a cômoda forrada de linho, com detalhes em couro. Porta retratos da linha Mehsana, orquidea Cymbidium na água.
potiches trio
Esse potiche dourado tem formato diferente e compõe com os vasos tradicionais nos tamanhos grande e pequeno.
potiche mesa
Com design bem contemporâneo, o par de potiches redondos fica ótimo na mesa de centro.

Seja qual for o seu modelo preferido, os potiches ficam bem em aparadores, estantes ou mesas de centro, sozinhos ou acompanhados de outras peças.

potiche corujas
Composição na mesa lateral com potiches redondos, potiche grande prateado, corujas de vidro e porta retratos Kottayama,  de fibra de coco.

Posts relacionados:

Almofadas na decoração: modo de usar

Como usar o abajur na decoração

Como usar espelhos na decoração

Deixe uma resposta

top