Oito dicas para uma casa mais feliz, segundo a ciência

Oito dicas para uma casa mais feliz, segundo a ciência

Sabe aquela sensação de aconchego que certos lugares tem? Está cientificamente provado que a decoração tem tudo a ver com isso. Várias pesquisas apontam que uma casa feliz deve ter pelo menos um desses itens abaixo. Eu achei tão legal que resolvi compartilhar aqui com vocês.

Invista no verde e amarelo

Não tem nada a ver com a bandeira do Brasil: segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Vrije, na Holanda, amarelo e verde são as cores que mais provocam sentimentos de felicidade e bem-estar. Para unir os dois na sua casa, que tal um cachepot amarelo com plantas bem verdinhas? Também vale trocar as almofadas ou pintar uma das paredes da sala com um desses tons.

cópia de _G8A0128
Sobre o sofá Campana, almofadas em dois tons de amarelo iluminam o ambiente, combinadas com as lanternas de cerâmica amarela, os copos bico de jaca e o cachepot de porcelana.

Dê e receba flores

Um estudo conduzido pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos mostrou que ter um belo arranjo de flores em casa só faz bem. Elas causam uma sensação imediata de bem-estar e também provocam felicidade a longo prazo. Os participantes do estudo reportaram menos sentimentos depressivos após receber flores. Por fim, eles disseram que ter flores em um ambiente reconecta as lembranças familiares e de amigos.

CD_Blog_casafeliz2
Vaso de cristal Mikasa Dalia, com um buquê de rosas, vasos prata Home & Co, porta-retratos da linha Shine.

Espalhe porta retratos pela casa

Os cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, dizem que olhar para fotos antigas e de pessoas queridas traz uma sensação de felicidade, conforto e calma. E não tem melhor maneira de eternizar os momentos especiais que imprimir e emolduras as fotos, para ver sempre.

CD_Blog_casafeliz4
Gente querida à vista da leveza e alegria. Porta retratos niquelados da linha Classic.

Acenda uma vela de baunilha

Uma pesquisa publicada na revista científica Chemical Senses, especialista em estudos químicos, mostrou que o aroma de baunilha é capaz de diminuir o estresse do ambiente. Será porque lembra a gente daquele cheiro bom de bolo da avó?  A vantagem da vela é que, além do cheiro bom, ainda cria um clima romântico no ambiente.

CBLOG_VELAS_NOVO3
Velas perfumadas Greek Column, nos aromas Hollyberry (a frutinha do Natal), English Lavender (lavanda), French Vanilla (baunilha), Ginger (gengibre) e Japanese Cedarwood (cedro japonês).

Tenha um pet

Tem coisa melhor que chegar em casa e encontrar um bichinho te esperando? Essa pesquisa, feita pela Associação Americana de Psicologia, mostrou que animais de estimação evitam o isolamento social de seus donos e, consequentemente, os tornam muito mais felizes.

CD_Blog_casafeliz5
Esse buldogue francês é um segurador de porta, feito de resina, mas só de olhar para ele a gente já fica alegre, não é?

Escolha aromas florais

O cheiro de flores traz sentimentos felizes, segundo a pesquisadora Patricia Wilson, da Universidade La Salle, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Na sua pesquisa sobre aromas, quando os participantes da pesquisa foram questionamos sobre cheiros que traziam felicidade, 74% deles afirmaram flores. O meu aroma preferido é lavanda, que também dizem ter efeito calmante. Uso em difusores na casa e também na água de colônia. Qual a sua?

CD_Blog_casafeliz3

Arrume a cama

Com essa eu concordo. O quarto arrumado logo cedo dá uma sensação boa de arrumação (mesmo quando o resto não esteja assim tão organizado). Cama desfeita o dia inteiro dá um desânimo… Em uma pesquisa com 68 mil pessoas, o site Hunch.com descobriu que 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes. Já 62% do grupo que não mantém esse hábito se consideram pessoas infelizes.

CD_blog_Namoradosele
Cama feita, com bandeja de café da manhã caprichada: isso não é felicidade?

Organize a bagunça

Sabe aqueles programas que arrumam a casa das pessoas tirando todo tipo de tralha e cacareco da decoração, para mudar a vida dos moradores? Eles estão seguindo princípios científicos: de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, há uma ligação entre altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, em pessoas que vivem em casas com grande quantidade de objetos e enfeites. Segundo o estudo, isso acontece porque a quantidade exagerada de adornos está relacionada a uma casa bagunçada e isso remete ao fracasso. Segundo a pesquisa, uma boa organização e limpeza são a solução para uma vida calma e feliz. E o engraçado é que isso é um princípio básico do milenar Feng Shui também!

CD_COURO_organiza_013
Cestas organizadoras em couro ajudam a deixar cada coisa em seu lugar.

 

Fonte das pesquisas: Casa e Jardim Online desta semana.

 

11 Comentários

  • Trackback: 5 dicas para decorar a casa e deixá-la a sua cara!
  • Consuelo
    28 de junho de 2016 9:01

    Obrigada ! as dicas são simples e reais, compartilho da grande maioria casa organizada e limpa é aconchegante !!

  • Maria do Carmo
    22 de junho de 2016 18:48

    Gostei muito das dicas e descobri, rs,rs, que sou muito feliz!
    Bjos com carinho

    • admin
      23 de junho de 2016 18:02

      Que bom Maria do Carmo!
      Eu sempre acreditei que deixar a casa arrumada traz felicidade.
      Um beijo grande,
      Cecilia

  • Claudia
    15 de junho de 2016 22:17

    Amei as dicas. Vou experimentar.

  • Marcela
    28 de maio de 2016 12:25

    Dicas valiosas. Gostei, vou colocar em prática aqui em casa!=)

  • Sonia Maria Guarim
    1 de maio de 2016 13:02

    Obrigada por compartilhar…Amei …Deus os abencoe

  • Mina Lucia
    16 de abril de 2016 10:28

    Gostei muito do artigo. Achei muito proveitosas as dicas e já vou por em pratica aqui em casa..

  • Lucinea
    16 de abril de 2016 10:00

    Adorei as dicas e concordo plenamente c todas. Bjs

    • admin
      18 de abril de 2016 10:21

      Beijo querida!

  • Zilda A.Sousa
    15 de abril de 2016 19:30

    Adorei!!! Tem muitas coisas que quero seguir!!!

Deixe uma resposta

top