Da tradição milenar para a decoração atual: objetos em chifre

Da tradição milenar para a decoração atual: objetos em chifre

Osso_caixa_001Chifres e ossos foram os materiais dos primeiros utensílios de casa que existiram. E até hoje fazem sucesso na decoração. Os objetos em chifre são chiques, mas ao mesmo tempo despojados, por serem de material natural. São neutros o suficiente para combinar com qualquer estilo de ambiente – do mais clássico ao contemporâneo.

Resistentes e fáceis de entalhar, ao longo das décadas eles se transformaram de talheres, pentes, joias (lembra das travessas super trabalhadas das espanholas?) e botões a objetos de decoração cada vez mais elaborados.

Na Ásia, os artesãos reais, especialistas em entalhe e lustração, criaram para a nobreza verdadeiras obras de arte. Aproveitavam as variações de cor do material, que são únicas em cada peça, como uma digital.

cópia de Osso_xadrez
A variação natural de cores do chifre e a habilidade dos artesãos permitem criar peças de beleza única, como a caixa-tabuleiro de xadrez.

Todo esse trabalho histórico quase se perdeu com o surgimento de materiais sintéticos, como o plástico. Mas, recentemente, alguns artesãos da Índia se uniram para recuperar o conhecimento ancestral de trabalhar e tratar o chifre. E o transformaram em peças modernas, combinadas a madeira, aço e outros materiais.

Da última vez que estive lá, desenvolvemos juntos alguns objetos de decoração exclusivos, como mesas com tampo de osso e pés de inox, e abajures com base em chifre, que acabaram de chegar às lojas.

0622.0276.000.01
Uma das novidades é a mesa ninho redonda, com tampo em chifre e pés em inox, super contemporãnea.
CD_portaretratos_06
Porta-retratos da linha Horn, combinando com caixa de madeira teca forrada de chifre: harmonia em todos os estilos de decoração.

É bom saber que o chifre bovino utilizado nessas peças é sustentável, porque é um subproduto reciclado de frigoríficos, que ajuda comunidades de artesãos a se manterem e desenvolverem um novo mercado.

Como é natural e não é tóxico, pode ser usado em pratos e talheres, por exemplo. E ainda é biodegradável.

Para cuidar e manter, basta uma flanela seca e não usar produtos abrasivos, que possam arranhar. Bem tratado, é um produto que dura décadas… e ainda é lindo. Tem melhor?

cópia de Osso_porta_retrato001
Detalhes do design atualizado: nesse porta retrato em chifre mesclado, cada peça da moldura se sobrepõe à seguinte, criando um efeito tátil e visual. Ao lado, uma base de abajur, com desenho reto, misturada a metal niquelado e bandeja quadrada Horn.

Posts relacionados

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/couro-na-decoracao/#.WRHHU1LOrGI

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/rattan-na-decoracao-como-usar-e-manter/#.WRHHl1LOrGI

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/paineis-de-madeira-entalhada-a-nova-tradicao-que-veio-do-oriente/#.WRHH2VLOrGI

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/viajante-navegante-decoracao-com-mapas/#.WRHIQVLOrGI

http://blog.ceciliadale.com.br/blog/ganchos-e-cabideiros/#.WRHIV1LOrGI

 

8 Comentários

  • Carla Dias
    6 de setembro de 2016 16:41

    Estava navegando pelo site e gostei muito da foto inicial que aparece quando acesso a página de mesa posta (http://www.ceciliadale.com.br/mesa-posta-11.aspx/c). Vocês ofereceriam algum desconto se eu for comprar TODOS os produtos que compõem essa foto?

  • Norma Vasconcelos
    2 de setembro de 2016 15:14

    Cecilia, boa tarde.
    Gosto muito de sua loja e dos produtos que comercializa. O bom gosto, a qualidade das peças são irretocáveis.
    Gosto e tenho peças em chifre, osso.
    Aproveito este espaço para pedir uma sugestão sua com relação a um Porta Retrato Panorâmico que comprei em sua loja. Ele é belíssimo, só que não sei que foto devo colocar pelas medidas que são diferentes, como o próprio nome diz:” panorâmico”.
    Me apaixonei pela peça e, por não saber como usá-la, está na caixa, o que considero uma judiação. Rsss….
    Contando com sua ajuda, agradeço.
    Norma Vasconcelos

    • admin
      5 de setembro de 2016 10:51

      Norma,

      Muito bom saber que você é nossa cliente fiel. Esse porta-retato panorãmico é feito para as fotos desse formato, uma opção que várias câmeras e celulares hoje tem. São ótimos para paisagens e fotografias de grupos grandes e pessoas. Procure a função no seu celular. O meu tem. Deppis de tirada a foto, você pode mandar imprimir em uma dessas gráficas rápidas no tamanho desejado.

      Um beijo,

      Cecilia

    • Norma Vasconcelos
      17 de setembro de 2016 0:58

      Obrigada pelo retorno.
      Beijo.

  • Silvia
    27 de agosto de 2016 16:11

    Adorei as peças, são lindas! Mas sempre penso se não são fruto de caçada predatória, e aí declino imediatamente de adquirir quaisquer peças que promovam esta barbárie…
    Vcs sabem me dizer se estes chifres e ossos não são produtos de tais práticas?

    Obrigada!

    • admin
      29 de agosto de 2016 11:02

      Silvia,

      Nós amamos os animais e jamais financiaríamos a caça ou o desrespeito à natureza! Como você pode ler no finalzinho do nosso post, esses obketos são feitos de chifres bovinos, reciclados do descarte de frigoríficos. Ou seja, material que iria para o lixo. Com esse trabalho, comunidades de artesãos da Índia podem usar o conhecimento ancestral de tratamento e entalhe de chifres em peças sustentáveis, sem depender da caça predatória.
      Pode comprar e admirar sem culpa.

      Beijo,

      Cecilia

  • Maria Giffoni
    26 de agosto de 2016 16:57

    O bom gosto unido a materiais naturais cuidadosamente trabalhados , me encantam !

Deixe uma resposta

top