O significado das cores do Natal

O significado das cores do Natal

Tradicionalmente, as cores do Natal são vermelho, dourado, verde e branco. O que pouca gente sabe é que existe um motivo para a escolha destas cores nessa época do ano. Cada uma tem um significado, passado adiante por gerações.

Vermelho

Bolas de Natal vermelhas e xadrez da coleção Forest Berries
Coleção Forest Berries

O vermelho representa o amor. E por ser uma cor quente significa também alegria, que aparece quando o amor prevalece entre as pessoas. Por isso é a cor mais importante do Natal. Para o catolicismo, é o amor incondicional, ensinado por Jesus, e representado pelo sangue de Cristo.

A roupa do Papai Noel é vermelha, porque ele foi baseado na lenda de São Nicolau, um bispo que distribuía doces para as crianças no Natal. Ele, como todos os bispos, usava vestes vermelhas.

Dourado

Centro de mesa para Natal com porta velas em dourado. Coleção Gold
Coleção Gold

O dourado representa o sol, a luz e a presença do divino. E tem um significado muito bonito que é o da generosidade, de presentear. Um dos presentes que os reis magos trouxeram para Jesus ao nascer foi ouro, além de incenso e mirra. O dourado sempre apareceu nas árvores de Natal também com a estrela, que guiou o caminho dos magos pelo deserto.

Verde

Bolas e enfeites de Natal da coleção Mickey Magic Xmas Cecilia Dale
Coleçâo Mickey Magic Christmas

Na antiguidade, as pessoas usavam ramos de pinheiro, azevinho e hera – plantas que não perdem as folhas durante o inverno – para enfeitar a casa nos meses frios e escuros do ano. Era uma maneira de lembrar a todos que o inverno não duraria para sempre, e que a primavera voltaria logo. O verde no Natal é  um símbolo de esperança, resistência e resiliência. E hoje aparece não só nas folhagens de guirlandas e na árvore, como também em bolas e enfeites.

Branco

Mesa posta com enfeites de Natal da coleção English Ivy da Cecilia Dale
Coleção English Ivy

O branco representa a neve e o frio, e também a pureza e a inocência. É um símbolo de renascimento. No catolicismo, significa a vinda da luz de Cristo para o mundo. Na foto acima, a bonequinha da coleção English Ivy segura uma bola de neve que acende, iluminando a mesa da ceia. Um jeito lindo de usar o simbolismo do branco.

Quando a gente sabe o significado das cores, decorar a casa para o Natal ganha um novo sentido, não acham? Sentir que estamos enchendo a casa de amor, generosidade, esperança, ao mesmo tempo que arrumamos tudo para receber a família e os amigos. Tem jeito melhor de curtir a melhor época do ano?

Veja um pouco da explicação das cores no nosso vídeo ao vivo para o Facebook, que foi ao ar esta semana:

Posts relacionados:

Coleção Classic 2017 – a tradição do Natal em dourado e vermelho

Coleção de Natal Forest Berries

Preview de Natal: descubra a coleção English Ivy

Café de manhã de Natal para as crianças com o Mickey

4 Comentários

  • letícia
    5 de dezembro de 2018 15:42

    Muito legal, no Natal e no ano novo as cores dizem tudo! Eu uso também na minha rotina diária, não somente em datas festivas!

  • Rita de Cassia Lelis Saito da Costa
    6 de novembro de 2017 10:56

    Sempre inspirador, seu blog é uma referência de bom gosto e aconchego.
    Hoje fiquei triste. Moro em Ribeirão Preto e a loja daqui não oferece o serviço de montagem da árvore de Natal. Por favor, libere a Daiana para fazer isso!!! rsrsrs
    Desejo um final de ano com muito sucesso e um santo e abençoado Natal!

  • Sonia A.Carvalho Guimaraes
    29 de outubro de 2017 8:02

    Parabéns Cecília Dale por transmitir tanto amor, tanta luz! Os enfeites estão maravilhosos! Enchem de alegria, alimentam o espírito, o coração. Feliz Natal!!! Muitas Felicidades!!! abs.

    • Admin
      30 de outubro de 2017 20:23

      Obrigada Sonia! Um Natal maravilhoso para você e sua família também!
      beijos
      Cecilia Dale

Deixe uma resposta

top