Os lindos guardanapos bordados do Vietnã

Acaba de chegar na lojas a última novidade que eu trouxe do Vietnã: guardanapos de algodão com bordados finíssimos e perfeitos feitos a mão pelas melhores artesãs do mundo especialmente para combinar com nossos jogos de jantar. Chiques e lindos, são uma paixão!

CD_BLOG_Guardanapos_03
Os novos guardanapos, com vários desenhos diferentes, na cesta porta talher.

Bordar desenhos elaborados, com agulhas e linhas finíssimas, é uma tradição de mais de 700 anos no Vietnã, passada de geração a geração. Faz parte da boa educação das moças vietnamitas saber bordar na perfeição – e até hoje elas continuam aprendendo essa arte no Ensino Médio como atividade extracurricular, ao lado de costura e cozinha. Mas o bom gosto não é generalizado, e é mais fácil achar desenhos e cores mais carregadas, principalmente nos pontos turísticos.

hand-embroidery-2803
Artesâ bordando um painel cheio de detalhes: capricho e paciência infinitos.

A qualidade do bordado a gente vê pelo avesso, ou melhor, pela falta dele: as figuras devem ser idênticas tanto de um lado como do outro do tecido. Foi garimpando entre as muitas artesãs locais que achei minha amiga Ha Wo, cuja equipe de bordadeiras, além da qualidade do ponto, prima pelo bom gosto na escolha das cores e temas.

Junto com ela, fiz uma seleção de desenhos exclusivos de folhas e frutas para combinar perfeitamente com as nossas louças. As figuras foram bordadas em guardanapos de algodão, arrematados com bainha em ponto ajour – um trabalho em que o tecido é pacientemente desfiado e depois as suas linhas agrupadas ponto a ponto formando palitinhos simétricos e idênticos. Um primor de trabalho.

CD_BLOG_Guardanapos_02
Os pontos são tão diminutos que o bordado parece uma pintura, inclusive com jogos de luz e sombra em linhas de tonalidades diferentes.
_G8A7595
O arremate da bainha em ponto ajour, também feito todo a mão.

Foi uma delícia finalmente juntar nas lojas os guardanapos vietnamitas com as louças, que vem de Limoges, na França, e da Bavária, na Alemanha. Olha que lindas ficaram as combinações! É realmente uma maravilha da globalização poder trazer o melhor de cada cultura para montar mesas lindas aqui no Brasil, não é?

DSC_3806
Sobre o guardanapo de linho mostarda, o de algodão cru se sobressai, bordado com uvas iguais às do jogo de jantar fruit paradise. Talheres de inox Berlim e jogo americano em tecido dupla face Balls. Copos bico de jaca.
DSC_3802
A folhagem onde pousam os passarinhos da louça paradise se espelha no bordado de avenca. Argola de resina laranja, prende o guardanapo, sobre o jogo americano em tecido de algodão e talheres de inox da linha bambu completam a produção.
DSC_3793
As folhas de plátano bordadas em tons outonais parecem brotar do prato do jogo de jantar Autumn. Jogo americano de algodão Versailles, com detalhe em renda na borda, talheres Bugatti. Porta guardanapo da linha rattan.
DSC_3788
A louça Chartre fica ainda elegantemente tropical com o guardanapo de palmeira bordada. O jogo americano Loire em algodão branco tem o mesmo acabamento que o guardanapo. Sousplat em rattan, argola Bamboo, em bambú e metal, talheres da linha Classic.
DSC_3817
O bordado de samambaia faz conjunto com a louça Butterflies, e com o jogo americano e o guardanapo Versailles. Sousplat Diamond em metal niquelado, talheres Bugatti linha Country.

Posts relacionados:

Como dobrar guardanapos

Guardanapo de Páscoa

Maneiras certas de se por a mesa

Almoço ítalo-americano no dia das mães

Churrasco chique e prático a qualquer hora

Brunch de domingo delicioso e fácil

Fibra que vira seda e sorvete de abacate das ilhas

 

5 Comentários

  • Silvana Paula
    15 de janeiro de 2017 6:16

    Guardanapos combinando com a louça e os talheres.
    Que lindo!

    Beijos
    Silvana Paula

  • Hannelore Posselt
    27 de março de 2015 23:44

    Como são lindos, romanticos, elegantes….Um ” must “

  • leia
    26 de março de 2015 0:03

    gostaria de saber quanto custa o guardanapo e se são entregues no DF.

  • ELIANA MISKO SOLER
    22 de março de 2015 17:25

    Guardanapos de extremo bom gosto. Parabéns!

Deixe uma resposta

top