A mesa da ceia de Natal

Posso dizer que a arrumação da mesa da ceia é uma das minhas atividades favoritas no Natal. Aliás, bem antes da data já começo a montagem, com o centro de mesa, os arranjos do aparador, as velas. Fica tudo assim até o final da temporada que a família passa no sítio.  Desse jeito todos os nossos cafés da manhã, almoços e jantares tem o clima natalino que adoro tanto.

copia-de-cd_mesacandy_01

Gosto de enfeitar bastante o centro da mesa e sirvo a comida no aparador.  Para muita gente, fica mais fácil de todos se servirem. Por isso, acho mais prático usar na ceia jogos americanos. Ficam lindos e tem a grande vantagem de poderem ser trocados sempre que necessário, sem desmontar a decoração.

Quando se usa toalha de mesa, basta um respingo e para ter que retirar tudo de cima da mesa e colocar uma nova. Com as crianças participando – ou mesmo aquele convidado mais entusiasmado – acidentes podem acontecer e é bom estar prevenida.

copia-de-cd_mesacandy_08
Centro de mesa com pirulitos, balas e flores, complementado pelos bowls de vidro com pé, recheados de cerejas e de bolas transparentes decoradas. O jogo americano de algodão é dupla face, listrado do outro lado. Talheres de inox da linha Bamboo, sousplat de vidro Dots, taças vintage de cristal Bohemia.

O mais importante na hora de montar o centro de mesa é não esquecer de acompanhar o tema da decoração da árvore. Procure também um que encha a mesa, mas não chegue a atrapalhar a disposição dos pratos dos convidados e nem a conversa, com elementos altos demais. A medida certa é deixar espaço para um jogo americano e alguns centímetros mais, para os copos de vinho e água. E colocar muitas velas, que serão acesas só na véspera do Natal.

copia-de-cd_mesacandy_09
Duas suqueiras ajudam a refescar o calor de dezembro: uma com água saborizada e outra com mate gelado, sobre o aparador Domus Wood. Junto na bandeja de rattan grande, taças vermelhas em vidro.
copia-de-cd_mesacandy_02
Como o tema da decoração era doces, o panetone virou centro de mesa, no prato de cerâmica com tampa de vidro.
copia-de-cd_mesacandy_03
O prato de vidro de dois andares, com docinhos da Pati Piva, foi outro destaque.

Uma tradição de que gosto é colocar na mesa um presentinho no lugar de cada convidado: pode ser um biscoitinho de Natal, um mini panetone, uma flor, ou um enfeite de Natal. Funciona como uma lembrança simpática de Natal da dona da casa para cada um.

copia-de-cd_mesacandy_06
O presentinho dourado é de chocolate da Pati Pive, com recheio crocante ou de brigadeiro. Cada convidado recebeu um sobre a mini manteigueira de vidro. Um mimo!
copia-de-cd_mesacandy_04
Outra ideia de lembrancinha que agrada a todos: mini globo de neve.
copia-de-cd_mesacandy_07
O mini bowl de vidro com pé é ideal para deixar surpresas no prato dos convidados, como esse pâo de mel de boneco de neve (Pati Piva).

Para completar, é só tirar do armário a louça mais bonita, os melhores copos e talheres e curtir muito a festa e a comida feita com capricho, com os amigos e a família. Muitas risadas, lágrimas e amor, tudo junto e misturado. AMO NATAL!

copia-de-cd_mesacandy_05

Post relacionados:

Como escolher sua árvore de Natal

Aprenda a fazer um laço de Natal

Os bastidores da decoracão de Natal Cecilia Dale

Ideia de lembrancinha de Natal

Coleções de Natal 2016: Mickey Magic Xmas

Coleções de Natal 2016: Candy

Coleções de Natal 2016: Classic

Coleções de Natal 2016: Craft

Coleção de Natal Wish: para desejar coisas boas

Vila de Natal – a história de uma tradição linda

Deixe uma resposta

top