Hora de abrir a adega

Hora de abrir a adega
CD_VINHO2
Instalado em uma cave de temperatura naturalmente fresca, na região serrana, o armário exclusivo Cecilia Dale expõe os vinhos consumidos no dia a dia. Os de guarda, mais valiosos, estão nas duas adegas climatizadas da Art des Caves. Copos e apetrechos ficam a vista nas portas de vidro, louças, escondidas nas de baixo.

O tempo está chamando para apreciar um bom vinho com os amigos. Por isso, esta semana vamos falar dos equipamentos básicos e complementos para criar um verdadeiro “bar a vin” em casa. Para ter certeza de que as informações estão corretas, conversei com o Sommelier Internacional Bruno Hermenegildo, formado pela Federazione Italiana de Sommeliers, que deu várias dicas.

(Clique nas fotos para ver mais informações sobre os produtos retratados, ou aqui.)

Começando pelas taças:

Bruno ensina que o copo de todas deve ter pé – isso impede que nossas mãos no vidro mudem a temperatura do vinho. E por isso mesmo, o certo é segurar o copo sempre pela haste. As taças devem ser preenchidas até no máximo a metade, para deixar o vinho em contato com o ar.

O ideal é que a abertura da taças seja mais estreita que o corpo, para preservar os aromas. E o cristal ou vidro, fino e transparente, para que se possa ver bem a cor do vinho. Como não sou especialista em vinhos, desobedeço só um pouquinho com a flutue de champagne, e tenho um modelo com a boca um pouco mais aberta, que é linda, além da tradicional. Como a gente bebe espumante mais rápido que o vinho, nem dá muito tempo de fugir o aroma, né, Bruno?

CD_VINHO12
Da esquerda para a direita, dois modelos de flutes de champagne, taça de vinho branco, taça de vinho do Porto, taça bordalesa, taça borgonhesa (ambas para vinhos tintos, dos tipos borgonha e bordeaux, respectivamente). Todos de cristal Strauss. Bandeja em inox da coleção Bamboo.

Decanter:

Outro ítem indispensável para a adega em casa. Ele foi inventado para separar o vinho da borra – o sedimento natural que fica no fundo da garrafa – antes de servir. Hoje também é muito utilizado para oxigenar por alguns minutos um vinho jovem ou mais “fechado”, fazendo aflorar todos os aromas.

CD_VINHO9
Esse decanter de cristal Strauss tem um funil com furos finíssimos, que retém pedaços de rolha ou borra, deixando passar somente o vinho.

Balde de gelo:

Mesmo que tenham saído de uma adega climatizada, os espumantes ainda precisam ser resfriados até 5ºC a 7ºC, e os brancos até 8ºC a 10ºC. E o instrumento para isso é um lindo balde de gelo, que vai a mesa com muito charme. Bruno recomenda deixar  o vinho branco por 15 minutos e o espumante por 25 minutos em uma salmoura com 70% de gelo, 25% de água, 3% de  sal e 2% de álcool.

CD_VINHO7
Um balde de gelo maior, ou champanheira, faz bonito e acomoda com folga duas garrafas de uma vez.
CD_VINHO6
O balde niquelado tem o brilho da prata sem a trabalheira para limpar. Taças de champagne  Strauss.

Abridor e outros brinquedos:

Essencial mesmo é ter um saca rolhas do tipo garçom e pronto. Mas outros gadgets e instrumentos são úteis e divertidos – a alguns vem em kits ótimos para dar de presente. Vamos a eles:

CD_VINHO
O abridor com braços amarelos da Bugatti está sobre duas tampas para guardar garrafas, duas argolas corta-pingos, um corta gotas com tampa interna, um abridor do tipo garçom e um termômetro. A caixa de bambu é um kit que vem com cinco desses itens.

Depois de aberto, se não for todo consumido na hora, o vinho dura um ou no máximo dois dias na porta da geladeira. Bem fechado com as tampas de metal com borracha, fica mais protegidos do ar.

As argolas corta pingo, colocadas no gargalo, impedem que gotas desçam pela garrafa e manchem a toalha da anfitriã. O corta pingos interno faz o mesmo papel, e ainda vem com uma tampa, para fechar o vinho na hora de guardar.

Para saber se a champagne ou o vinho branco gelaram bem, basta sacar do termômetro especial. Também dá para checar a temperatura de rosés ou tintos suaves (de 11ºC a 15ºC) e tintos encorpados de (15ºC a 18ºC).

Para transportar seus vinhos com toda segurança - e muita elegância - para a degustação com os amigos, a sacola de couro comporta até quatro garrafas.
Para transportar seus vinhos com toda segurança – e muita elegância – para a degustação com os amigos, a bolsa de couro comporta até quatro garrafas. E é também um ótimo presente para os seguidores de Baco.

Adegas climatizadas:

CD_VINHO4
Ao lado da adega, uma poltrona de couro Chelsea garante o conforto para um bate papo sem hora para acabar.

Se você não tem uma cave ou um subsolo fresco e úmido em casa, as adegas climatizadas são a melhor opção para guardar os vinhos na temperatura ideal, que é cerca de 15ºC.  Elas também protegem contra os raios do sol e mantém a umidade para que as rolhas não ressequem. Essa abaixo é da Art des Caves, de São Paulo.

CD_VINHO3

Posts relacionados:

Como montar um bar em casa

Outdoor winter party: piquenique para curtir o frio

Ideias de presentes de dia dos pais

Churrasco chique e prático a qualquer hora

13 Comentários

  • Silvana Paula
    24 de novembro de 2016 7:20

    Este ano organizei uma noite de queijos e vinhos em minha casa . Mas a dica de decorar a mesa com cachos de uvas , quadros e gravuras com o mesmo tema foi bárbara.

    Não vou esquecer desse detalhe da próxima vez .

    Olha também a dica da poltrona Chelsea combinando com o ambiente .Lindooooooooo.
    Beijos
    Silvana Paula

    • admin
      24 de novembro de 2016 9:37

      Obrigada Silvana!
      Beijo,

      Cecilia

  • Maria Regina M. F
    2 de julho de 2016 15:26

    Elegância e requinte, isso é tudo ! Abraços e continuem mandando dicas!

    • admin
      4 de julho de 2016 10:53

      Obrigada querida!!

      beijo,

      Cecilia

  • Noemi Branco
    9 de julho de 2015 13:18

    Amei tudo, a adega as dicas tudo. Quero uma festa em casa

  • Neusa de Freitas Garcia
    11 de novembro de 2014 15:01

    Tdo de muito bom gosto, adorei as dicas, é sempre bom nos atualizar, amo essa bebida
    a considero dos Deuses……

  • oneida
    31 de julho de 2014 13:29

    tudo de muito bom gosto, mas complementando gostaria de dizer que adorei a sopa de beterraba, tudo a ver com o inverno. obrigada pelas dicas

  • Sandra
    30 de julho de 2014 10:23

    Perfeito! tudo de muito bom gosto.
    Requinte e charme , para essa estação.
    Maravilhoso!

  • Eliene Fasti
    28 de julho de 2014 22:47

    Adorei as sugestões
    Todos os produtos são maravilhosos

    Obrigada pelas dicas valiosas

    • Silva na Ribeiro Pienta
      29 de julho de 2014 23:36

      Adorei as dicas, tudo com muito requinte e bom gosto.Obrigada!

  • sueli lebrão
    28 de julho de 2014 15:12

    Adorei as dicas!
    lindos todos os produtos apresentados!
    Obrigada pela atenção.

    • Maria Lucia Avallone
      15 de agosto de 2014 15:30

      Excelentes dicas , lindas taças . Tudo perfeito
      Obrigada

  • Blog Itglamour
    24 de julho de 2014 17:49

    Adorei as dicas!
    Lindas as taças!
    Esse tempo frio esta convidativo para um vinho!
    Um beijo

Deixe uma resposta

top