Historia das growlers: garrafas vintage para cerveja artesanal

Historia das growlers: garrafas vintage para cerveja artesanal
c700x420
Inventadas para carregar cerveja fresca dos pubs e saloons para casa, no final do século XIX, as growlers são garrafas de vidro colorido – com ou sem alça. Com jeito vintage e cheias de estilo, são ideais para decorar o bar de casa. Depois da tendência da cerveja artesanal, elas tem sido bastante usadas pelos amantes de cerveja, que tem verdadeiras coleções.
cópia de dia dos namorados-191
Misturadas a outras garrafas, a growler bojuda lisa e a maior com estampa da cervejaria gravada no vidro fazem bonito na prateleira do bar. Taças de vidro Bill, com alça, completam o ar de saloon.

A história do nome growler

Antes da invenção da geladeira, por volta de 1850, a única maneira de beber cerveja fresca em casa era ir buscar na cervejaria. Nos Estados Unidos, as pessoas usavam baldes ou até jarras para transportar o líquido, o que não era muito prático. Em geral esse serviço era feito pelas crianças, que acabavam deixando cair parte do conteúdo pelo caminho.8d5a099f3d701ae82d60199b51c8bd80

Dizem que, quando isso acontecia, os pais rosnavam, ou “growl” em inglês. E daí veio o nome growler, dado a esses recipientes de cerveja. Há quem diga também que o nome vem do barulho do gás ao ser sacudido dentro do balde enquanto as crianças corriam.

cópia de dia dos namorados-192
Os formatos e cores variam, mas em geral são escuros, para preservar a cerveja da claridade. O modelo Fat, da direita, não tem alça, mas também é considerado growler.

Vidro retornável

Foi em Baltimore, depois do final da Lei Seca, que uma cervejaria teve a ideia de recuperar o uso dos growlers, dessa vez como garrafas de vidro com alça e tampa. As pessoas compravam o vasilhame uma vez, e enchiam sempre que precisavam, pagando apenas o valor da cerveja.

Os formatos e cores variam, mas em geral são escuros, para preservar a cerveja da claridade.
Nos últimos anos, o uso das growlers virou febre nos EUA. A mania chegou ao Brasil. As pessoas tem coleções dessas garrafas e cada vez mais cervejarias permitem o refill.

Eu não sou entendida de cerveja, mas acho as garrafas lindas, ainda mais carregadas de história. Além disso, são ecológicas, porque evitam o descarte de garrafas de cerveja, economizam vidro e evitam todo o processo industrial de engarrafamento.

cópia de dia dos namorados-195
Garrafões de até 3 litros podem ser usados como growlers, e deixam o bar de casa com cara de Pub.

Temos toda uma coleção de móveis e objetos decorativos só para o bar de cerveja – a Linha Boteco. Por isso não podia deixar de ter as growlers também. Para ver todos os nossos modelos, é só clicar nas fotos acima, ou aqui.

Cheers!

 

Deixe uma resposta

top