Doces e travessuras de Natal

Doces e travessuras de Natal

Doces e balas não são só tradição no Halloween. As primeiras decorações de árvore de Natal eram comestíveis: maçãs, biscoitos e balas feitos em casa, para serem comidos pelas crianças no dia de abrir os presentes. As bengalinhas de açúcar e menta, conhecidas como peppermint candy, são o doce que até hoje permanece mais ligado ao Natal. A história de como isso aconteceu me inspirou a fazer essa coleção.

CD_Nat15_DOCES_16
A mesa cheia de guloseimas agrada em cheio às crianças. Louça Mix and Match Chinoiserie Rouge, sousplat Dots em vidro, jogo americano, taças Balls Stem. Casinhas de biscoito grande e pequena, iluminadas por dentro.
CD_Nat15_DOCES_10
O enfeite em formato de bala de menta é um mini porta-retrato, que pode ser pendurado na árvore ou usado como marcador de lugar.

Diz a lenda que essa tradição nasceu em 1672, na Catedral de Colônia, na Alemanha. Preocupado que as crianças fizessem barulho na igreja e atrapalhassem a tradicional apresentação do presépio vivo, na véspera de Natal, o regente do coro mandou fazer palitinhos de bala para distribuir a elas logo antes do espetáculo.

Para que os meninos e meninas lembrassem dos pastores que visitaram Jesus no seu nascimento, mandou adicionar um gancho na ponta de cada uma. Nasciam as bengalinhas de Natal. Parece que a ideia funcionou bem: da Alemanha, as candy canes se espalharam por toda a Europa, sempre distribuídas em representações do nascimento de Jesus.

Doces

As balas começaram a ser penduradas em árvores como enfeite em 1882, mas ainda eram todas brancas. Só ganharam listras vermelhas no século 20, junto com o sabor de menta (peppermint), que caiu no gosto popular.

Enfeites em forma de bengalinha passaram a simbolizar o Natal e aparecer junto a Papai Noel, bonecos de gengibre e outros personagens em guirlandas e decorações, além das árvores. Nessa coleção com doces e guloseimas, casinhas de biscoito de gengibre, juntei muitos bonecos de neve fazendo travessuras mil. Para agradar crianças de todas as idades!

CD_Nat15_DOCES_12
A casinha de gengibre enfeitada com balas é iluminada por dentro e funciona com pilhas.
CD_Nat15_DOCES_07
Arranjo de mesa com presentinhos, biscoitos e balas, sobre bowl do jogo de jantar Mix and Match.
CD_Nat15_DOCES_03
O centro de mesa é recheado de balas, com velas vermelhas caneladas.
CD_Nat15_DOCES_14
O boneco de neve travesso se diverte no trenó.
CD_Nat15_DOCES_02
A árvore tem laços listrados inspirados nas bengalinhas de menta, e outros enfeites nas mesmas cores.
CD_Nat15_DOCES_06
Os bonecos de Neve em tecido também aparecem na árvore.

Post relacionados:

Como escolher sua árvore de Natal

Como montar a árvore de Natal, passo a passo

Aprenda a fazer um laço da Natal

Os bastidores da decoracão de Natal Cecilia Dale

Ideia de lembrancinha de Natal

Mesa de Natal: torre de xícaras para o Candy Brunch das crianças

Coleção Ajudantes de Papai Noel

2 Comentários

  • Roberta
    26 de janeiro de 2020 8:58

    BOM DIA ADOREI O BLOG E GOSTARIA DE RECEBER DICAS E RECEITAS DE NATAL BJ BOM DIA

  • Cristina
    7 de novembro de 2015 11:48

    Adorei o DOCES E TRAVESSURAS DE NATAL. A idéia de fazer um café da manhã para as crianças é genial. Sempre coloquei uma caneca e um jogo americano no tema para meus filhos neste dia mas agora, mesmo estando crescidos, vou fazer essa brincadeira, que tenho certeza surpreenderá a todos e alegrará ainda mais a melhor manhã do ano. O porta refrato como marcador de lugar e um centro de mesa com algumas gostosuras embrulhadas serão um presente a mais. Obrigada por uma inspiração tão delicada ; um brilho a mais para este tempo mágico.

Deixe uma resposta

top