Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

No verão, o calor sempre promete ser forte. Para ajudar nossos clientes a ter mais bem estar nessa época, aprendi umas dicas ótimas com a Hunter, a melhor marca de ventiladores do mundo. Eles simplesmente INVENTARAM o ventilador de teto! Tudo para manter a casa fresca, com charme e ainda economizar energia.

Ventilador Gulf Winds tem as três pás revestidas com uma camada anti-poeira, para ajudar na limpeza.

1 . Para que serve o modo exaustor

À noite, quando estiver fresco lá fora, mas o quarto continuar abafado, abra todas as janelas e portas e ligue o ventilador de teto no modo exaustor (sentido anti-horário) por pelo menos uma meia hora. O ar quente, que está próximo do teto, vai se deslocar pelas paredes e sair pelas janelas, enquanto o ar frio entra perto do chão e sobe. Depois do quarto refrescado, pode voltar a usar na posição normal de ventilação. O ventilador de teto dá uma sensação térmica de 3 graus a menos que a do ambiente.

O modelo Palermo tem o selo Procel de baixo consumo de energia, assim como todos os Hunter.

2. Melhor amigo do ar condicionado – e da conta de luz!

Se você tiver ar condicionado, use em combinação com o ventilador para economizar energia. Refresque primeiro o quarto com o condicionador de ar no início da noite. Depois desligue e use apenas o ventilador de teto para circular esse ar fresco, sem ressecar o ambiente ou gelar demais.

Ou ainda faça como Gisele Bündchen ensinou no seu blog sustentável: use o ventilador junto com o ar condicionado, para ajudar a espalhar o ar frio – que tende a descer e ficar próximo do chão. Com essa maior circulação, é possível ligar o ar-condicionado em 23 graus, em vez de 17 graus, por exemplo, forçando menos o motor.

Segundo estudos da Hunter, isso pode economizar até 33% de energia, ou cerca de 92 kWh por mês. Se metade dos condicionadores de ar do tipo split vendidos no Brasil fossem usados junto com ventiladores, a energia economizada em 8 horas diárias de operação poderia suprir quase um milhão de residências. Incrível, não é?

CD_Varanda_Vent_1b
O Angra é resistente à chuva e maresia, com corpo em alumínio, blindagem contra água e parafusos em aço inoxidável.

3. Conforto até ao ar livre

Ventilador Angra, Hunter - Cecilia Dale

Um ventilador bem posicionado na varanda ajuda não só como o calor, mas também mantém pernilongos e mosquitos à distância! A Hunter inclusive em um modelo à prova d’água, o Angra, que pode tomar chuva e ser instalado em pergolados e varandas. Resistente à corrosão, com motor blindado, é ideal para casas de praia.

4. Silêncio e paz

Outra coisa que aprendi e gostei de saber foi que existem, sim, ventiladores silenciosos. Quando aparelho está barulhento, pode ser um problema mecânico (como o ronco do motor de má qualidade),  de instalação (quando está desequilibrado e fica batendo no teto), ou mesmo a força do vento.

Eles me mostraram, na prática, que os da Hunter não tem nenhum desses tipos. Os modelos são todos testados em um laboratório de som e nunca ultrapassam o ruído de 46 decibéis, um nível equivalente ao que se exige numa biblioteca ou sala de estudos. Shhhhhh!

5. Altura certa do chão ao teto

Ventilador Caribbean, Hunter - Cecilia Dale

Para funcionar bem, os ventiladores tem que ser instalados com as pás na altura máxima de 2,40 m do piso. Assim, o vento consegue ser sentido por quem está lá embaixo. Por isso, se o seu pé direito for maior que 2,75 m, você vai precisar usar um tubo extensor para deixá-lo na altura certa.

Os modelos Hunter ainda tem uma movimentação de ar inteligente, que circula por todo o ambiente, não só para quem está logo abaixo do ventilador, por causa do posicionamento e desenho especial das pás.

Por todas essas vantagens, resolvi trazer os ventiladores de teto Hunter para as lojas. Enfim, que o seu verão seja bem refrescante!

Posts relacionados:

Aceita um refresco?

Melancias para um verão refrescante

Aperitivos de verão

6 Comentários

  • Carlos A Andrada
    7 de maio de 2019 14:02

    boas as dicas comprei um ventilador de teto mas acho que vou ter que trocar. com essas dicas vai ser mais fácil fazer ele funcionar bem. obrigado!

  • SANDRA BANZATO
    10 de fevereiro de 2017 14:43

    Amei as dicas.

  • Maria Aparecida Lopes Alberto
    18 de dezembro de 2015 8:35

    Qual modelo da Hunter seria adequado para casa no sitio?

    • admin
      18 de dezembro de 2015 12:16

      Maria Aparecida,

      Se for tomar chuva ou respingos, na varanda, o mais indicado é o Angra, que é todo blindado contra umidade. Para dentro de casa, escolha o modelo que gostar mais e combinar com o estilo da sua decoração. Se for mais rústica, o Beauford e o Gulf Winds ficam bem.

      Beijo,

      Cecilia

      • José Carlos Collares Guédes
        27 de junho de 2016 16:24

        Moro em Ananindeua ( grande Belém-PA) na beira de um lago onde a umidade chega ha 85%. + A laje é de pré-moldados e a altura de 2.90m. Preciso saber :

        — Peso
        — Qual o material das palhetas ( não podem ser de madeiras nem MDF, a umidade as empena)
        — Preço de cada modelo, fator importante, pois preciso (?) de 2p/sala; 2 p/quartos e 2 ou 3 para a varanda externa.
        Serei grato se forem breves, pois estou na eminência de comprar na praça.

        • admin
          29 de junho de 2016 12:32

          José Carlos,

          Todas essas informações sobre os ventiladores você encontra no nosso site http://www.ceciliadale.com.br, em Iluminação, Ventiladores de Teto. Existe inclusive um modelo que é mais resistente à umidade, chamado Angra.
          Qualquer dúvida por favor entre em contato por email no comunicacao@ceciliadale.com.br.

          Atenciosamente,

          Equipe de comunicação

Deixe uma resposta

top