Como receber bem os hóspedes

Como receber bem os hóspedes

As férias e feriados são o momento para a família e amigos queridos, e isso vezes significa receber hóspedes em casa, seja na praia, no sitio ou mesmo na cidade.

Pensando nisso, divido com você alguns truques para criar um ambiente acolhedor durante as férias de verão, deixando a estadia mais gostosa e o convívio mais harmônico, com praticidade e beleza.

Parte de ser uma boa anfitriã está em arrumar a casa de forma que os seus hóspedes se sintam acolhidos e confortáveis, antecipando possíveis necessidades deles. Em vez de aguardar a sua cunhada pedir mais uma toalha, por exemplo, já deixe algumas extras em seu quarto, para que ela nem precise sentir que está incomodando por perguntar.

Ainda sobre toalhas: uma boa dica é guardá-las sempre em conjuntos, com uma de rosto e uma de banho dobradas juntas. Quando o hóspede chegar, é só pegar um “pacote” no armário e colocar no quarto.

Para que cada pessoa identifique sua própria toalha, você pode mandar bordar letras ou números em cada uma, ou usar peças de cores diferentes.

No caso de uma casa de praia ou com piscina, é sempre uma boa ideia deixar um cesto com muitas toalhas enroladas, perto das espreguiçadeiras, ou em algum lugar bem a vista.

A mesinha Kang Antique serve de apoio para as toalhas e também para aperitivos na beira da piscina.

O quarto de hóspedes

Para evitar que seu hóspede tenha ir de pijama no meio da noite até a cozinha, vale deixar uma garrafa térmica com água fresca e copos limpos numa bandeja, que, claro, devem ser trocados todos os dias.

bandeja com agua
A garrafa térmica forrada de rattan faz companhia aos copos de bico de jaca. Tudo sobre bandeja de rattan com alças de couro.

Não esqueça de deixar uma manta e travesseiros extras a disposição, bem a vista, no armário do quarto de hóspedes.

Para deixar o ambiente ainda mais acolhedor sem ter muito trabalho, deixe no quarto algumas revistas e livros que você acha que seus visitantes possam gostar de ler durante a sua estadia. Além de decorativos, eles mostram que você teve um cuidado especial em pensar no seu convidado antes dele chegar.

Caso seus hóspedes tenham crianças pequenas, deixe alguns bichinhos de pelúcia no quarto, e livros e revistas infantis, de colorir por exemplo. Vai ser um sucesso!

Se possível, procure acomodar hóspedes idosos em quartos térreos, e com fácil acesso ao banheiro.

Se quiser caprichar ainda mais, deixe um par de chinelinhos daqueles de hotel ou havaianas, para a pessoa andar descalça no quarto. É sempre um conforto a mais.

O banheiro

DSC_3525
Ficando lindo, vale improvisar: dois açucareiros da louça Chinoiserie Bleu recebem cotonetes e algodão, enquanto a caneca organiza a pasta e escova de dentes. Ao fundo, a orquídea artesanal traz cor ao ambiente e não precisa de regas.

Vasinhos de flores sintéticas dão alegria e resistem ao ambiente fechado, sem precisar trocar ou regar sempre.

Tapetes de banheiro coloridos também adicionam cor ao banheiro. Procure os com avesso antiderrapante, para evitar acidentes.

Usar sabonete liquido no chuveiro evita que hóspedes diferentes tenham que compartilhar a mesma barra de sabonete.

Também vale deixar amostras grátis ou mini shampoos e condicionadores daqueles de hotel no chuveiro, para o caso da pessoa ter esquecido de trazer os seus.

DSC_3526
A caixa em porcelana chinesa organiza miniaturas de xampu, condicionador, hidratante, fio dental e outras miudezas. No lugar da saboneteira, a manteigueira da louça Chinoiserie Bleu apoia o sabonete recém aberto especialmente para os hóspedes.

Na pia, organize potes com cotonetes, algodão, escovas e pasta de dentes, e um secador de cabelo extra, se tiver, além de um aromatizador de ambientes.

A cozinha ou copa

A bandeja de café da manhã montada, que já mencionei em outro post aqui no blog, é uma grande aliada para os hóspedes madrugadores, ou mesmo para os que gostam de um lanchinho no meio da noite. Com tudo à vista, eles podem ficar a vontade, encontrando tudo que precisam com facilidade.

DSC_0274
Cereais, biscoitos, geléias, bolo, – além de água para o chá ou leite quente, nas térmicas – podem ficar a disposição em uma bandeja, com fácil acesso para os hóspedes.
cópia de _G8A6024
O potes com tampa hermética e base de rattan guardam guloseimas para que as crianças (e adultos) fiquem a vontade para se servir durante o dia. Avise onde eles ficam logo que os hóspedes chegarem.

Todas essas dicas garantem uma estadia tranquila e confortável tanto para você quanto para os seus hóspedes. O único senão é que, de tão mimados, eles não vão mais querer ir embora…

O coco verde encaixa perfeitamente no bowl em melamina colorida, que é inquebrável, e por isso perfeito para a beira da piscina.

DSC00604

 

Posts relacionados:

Mesa de café da manhã linda em um minuto

Brunch de domingo delicioso e fácil

Degustação de pizza e cerveja em casa

Churrasco chique e prático

Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

13 Comentários

  • Maria Giffoni
    15 de janeiro de 2016 14:29

    Estou me preparando para ter hóspedes e crianças neste carnaval . Adorei a ideia dos potes herméticos ! isso vai diminuir a entrada das crianças na cozinha a toda hora , buscando petiscos para comer , o que sempre me preocupa !!!
    Com tudo preparado , só falta o sol chegar !

  • necca
    9 de janeiro de 2016 18:14

    Obrigada Cecília prlas dicas.
    Vou segui-las com certeza.
    Um beijo

    • admin
      11 de janeiro de 2016 11:22

      Um beijo pra você, Necca!

  • veraci street
    8 de janeiro de 2016 19:26

    Adorei suas dicas para hospedar… os açucareiros para cotonetes etc. e a mantegueira, foram o máximo! genial, Cecília, parabéns, pela idéia!

    • admin
      9 de janeiro de 2016 13:35

      Obrigada Veraci!

      beijo

      Cecilia

  • mary nunes
    8 de janeiro de 2016 16:31

    Dicas maravilhosas e indispensaveis.Parabens!!!!

    • admin
      9 de janeiro de 2016 13:35

      Obrigada Mary,

      beijo

      Cecilia

  • anaja schmitz
    22 de janeiro de 2015 13:47

    Dicas preciosas, vou receber e já estou a preparar tudo.
    Obrigada e tenha uma ótima semana.

  • Suzana De Vivo Lang
    20 de janeiro de 2015 21:41

    Dicas muito boas,chiques e charmosas!

  • Denise Franzon
    20 de janeiro de 2015 17:35

    Adorei as dicas como receber bem hóspedes. Pois moro em Fortaleza e recebo muito.
    E estou contente pois agora Fortaleza tem uma loja de vcs.
    Já era cliente em São Paulo , e agora serei aqui tb.

    • admin
      20 de janeiro de 2015 18:12

      Denise,

      Que coisa boa! Agora estamos mais próximas!! Me conta depois que dicas que você usou na sua casa.

      Beijo grande querida,

      Cecilia

      • Carmen Helena dos Santos
        11 de janeiro de 2016 15:57

        Muito criativas e encantadoras as suas dicas sobre “receber”. Aceite os meus parabéns. Carmen Helena dos Santos.

        • admin
          14 de janeiro de 2016 15:06

          Obrigada Carmen!

          Beijo

          Cecilia

Deixe uma resposta

top