Dicas para montar uma composição de quadros

Nada muda mais o clima de um ambiente que quadros. Eles “vestem” as paredes, adicionando personalidade, cor e aconchego. Mas muita gente se confunde na hora de pregar as molduras, principalmente quando são várias e é preciso fazer uma composição. Para ajudar nessa hora, selecionei alguns truques importantes que garantem um ótimo resultado.

CBLOG_QUADROS2
Uma das melhores dicas para pendurar quadros é colocá-los na altura dos olhos. Deixe o centro da imagem a uma altura média de 1,70 m do piso. Posicione o quadro pelo menos 25 cm acima das costas do sofá, para que as pessoas não batam a cabeça na tela, ao sentar. E de preferência centralize a moldura em relação ao móvel – e não à parede da sala.
CBLOG_QUADROS3
Quadros ficam bem aos pares, principalmente se forem similares ou “irmãos” da mesma coleção, como os painéis de madeira entalhada acima.
CBLOG_QUADROS11
Agrupe seus quadros por temas (gravuras, retratos, pinturas), pela tonalidade das molduras, ou ainda pelas cores das imagens. Aqui, o par de gravuras florais e o conjunto de  orquídeas ganharam unidade pelas molduras iguais.
CBLOG_QUADROS4
Quando se tem muitas peças e não se sabe como iniciar a colocação na parede, a dica é, com papel pardo, fazer os moldes dos quadros, e dispô-los na parede, com fita adesiva.
CBLOG_QUADROS5
Depois que tiver certeza das posições dos quadros, pode furar a parede sem risco de errar. Aqui, a coleção de diferentes ervas e temperos de Provence, todas do mesmo tamanho, ficou harmônica porque deixou-se a mesma distância em todos os lados.
CBLOG_QUADROS6
Pendurar seus quadros de maneira a formar uma linha horizontal, independente dos tamanhos de cada um, dá a sensação de aumentar o tamanho do espaço.
CBLOG_QUADROS7
Você pode alinhar os quadros pelo centro, pela base ou por cima. Aqui, as gravuras de palmeiras e de flores foram alinhadas pelo centro. A moldura clara dá unidade ao conjunto.
CBLOG_QUADROS8
Nessa composição de mapas antigos, o díptico com o mapa de Veneza (à esquerda) e o mapa de Paris foram alinhados pelo topo.
CBLOG_QUADROS_9B
A tela principal (ou maior) sempre deve estar posicionada no centro da parede. Meça e pendure-a primeiro, para depois colocar as outras. Nessa composição com molduras e tamanhos diferentes, o elemento de ligação entre os quadros é a cor, além do tema floral.

Prestando atenção nesses detalhes, equipe-se com trena, lápis, pregos e martelo (ou parafusos e furadeira, no caso de quadros mais pesados) e mãos à obra!

7 Comentários

  • Célia
    4 de maio de 2017 11:39

    Que dicas incríveis! Eu uso o papel de parede para dar ao ambiente uma composição toda nova. Parabéns pelo post.

  • Maria Suely Mendes Caldeira
    1 de agosto de 2016 16:17

    Adorei as dicas. Você sempre esclarecendo nossas dúvidas.
    Obrigada
    Suely

  • Isabel
    29 de julho de 2016 21:09

    Obrigada pelas excelentes informações, afinal ” mestra” em decoração como Cecília Dale, só nos dá a certeza que, seguindo suas preciosas dicas, nossa lar sempre estará harmoniosamente decorado.
    Essas mesmas informações, posso usá – las na disposição de fotos de familiares?
    Obrigada, sucesso sempre.

    • admin
      1 de agosto de 2016 10:54

      Bom dia Isabel!

      A mesma regra dos quadros vale também para fotos, sim, além de posters, cartazes, paineis de madeira e o que mais você decidir pendurar nas paredes!
      No caso das fotos, minha sugestão é agrupar fotos coloridas em um grupo, e as preto e brancas em outro, por exemplo, para ficar mais harmonioso. Ou você pode colocar todos os bebês e crianças da familia em um conjunto, todas as viagens em outra parede, e por aí vai. Além de bonito, serve de assunto para conversas com as visitas!

      Boa sorte com sua arrumação e depois coloque no Instagram a foto de como ficou para a gente ver!

      beijo,

      Cecilia

      • Isabel
        1 de agosto de 2016 11:47

        Muito obrigada pela sua gentileza, afinal um dos seus admiráveis ” ingredientes” do seu sucesso
        Feliz semana
        Isa

  • luiz carlos
    29 de julho de 2016 15:19

    Muito bom. Essas dicas sobre decoração são ótimas.
    Além de vcs mostrarem produtos da loja, tb nos ensinam a aplica-los em casa.
    Continuem com essa proposta.
    Adorei.
    Luiz

    • admin
      29 de julho de 2016 17:11

      Obrigada Luiz Carlos,

      É esse mesmo nosso objetivo: ajudar os clientes a viverem a casa de um jeito prático e bonito todos os dias.

      Abraço,

      Cecilia

Deixe uma resposta

top