Da colméia ao castiçal: uma história de empreendedorismo e velas

CBLOG_VELAS_NOVO
Em castiçais niquelados de dois tamanhos, as velas brancas compõem um elemento de destaque na mesa de centro da coleção Baltimore. Galo e galinha em resina prateada. Almofadas de pelo sintético renardsofá Alamo.

Quem me conhece sabe que sempre fui apaixonada por velas. Acho que as chamas acesas tornam qualquer decoração imediatamente especial, seja festiva, intimista, misteriosa ou romântica. O simples ritual de acender cada uma para receber os amigos em casa já faz com eles se sintam importantes. O que pouca gente sabe é que as velas que escolhi para minhas lojas tem uma história muito especial também.

Ao longo dos anos, descobri que as melhores velas são feitas com 100% de cera natural de abelhas. Não é frescura não, é fato: ao contrário das versões em parafina, que derretem rapidamente deixando pingos para todo lado, elas queimam devagar, praticamente sem fumaça, e tem uma textura mais densa, que realça a cor quando acesa. E ainda tem o aroma natural da cera, que dá um charme a mais.

CBLOG_VELAS_NOVO4
De tamanhos e espessuras diferentes, todas as velas tem a base do mesmo diâmetro, para encaixar perfeitamente em qualquer castiçal. O modelo Arista (liso) da foto tem 22 cm, e os Collenette (estriados), de 30 a 18 cm de altura.

Nas minhas procuras pelo mundo, fui encontrar velas com essa qualidade no melhor fabricante dos Estados Unidos. Fundada em 1868 por A.I.Root, a fábrica tem o mesmo nome do seu fundador, que foi um apaixonado por abelhas e a vida toda um grande incentivador da apicultura. Além de produzir o próprio mel, ele inventava e vendia equipamentos para a criação das pequenas trabalhadeiras, e escrevia, imprimia e distribuia ele mesmo uma revista com as ultimas técnicas e estudos científicos sobre o assunto.

A produção de velas começou meio por acaso, quando Mr. Root resolveu usar sua cera puríssima para produzir velas de qualidade para a igreja local, que sempre sofria com versões “falsificadas” que mal duravam até o final do culto, além de derreter e entortar no calor do verão.

O sucesso das velas, feitas com placas de cera pura enrolada à mão, foi imediato, e a produção foi crescendo e se diversificando ao longo dos anos. Já nos anos 1960, para agradar a geração “paz e amor”, a família Root criou as primeiras velas coloridas e perfumadas com óleso essenciais, que hoje são as preferidas dos consumidores.

Cada cor tem um aroma diferente. Da esquerda para a direita: hollyberry (azevim), english lavender, french vanilla, ginger patchouli (patchouli e gengibre) e japanese cedarwood (cedro japonês).
Cada cor tem um aroma diferente. Da esquerda para a direita: hollyberry (azevim), english lavender, french vanilla, ginger patchouli (patchouli e gengibre) e japanese cedarwood (cedro japonês).

É incrível visitar a fábrica da Roots hoje: até o pavio, tecido em um tear especial, é produzido lá. A cera é colhida localmente e filtrada para maior pureza, as fragrâncias são feitas com óleos essenciais puríssimos. Muitas das velas ainda são acabadas a mão, uma a uma. Para completar, a empresa continua apoiando o desenvolvimento científico da apicultura, o que é cada vez mais importante para a natureza, já que elas são parceiras na produção de 70% do que comemos. O antigo jornal impresso pelo Mr. Root hoje é uma newletter (www.beeculture.com) e eles ainda vendem mel puro da marca!CBLOG_VELAS_NOVO5

Histórias de empreendedores assim sempre tem o meu respeito e admiração. E além disso, as velas são lindas, e ficam perfeitas em centros de mesa, castiçais e porta velas de todos os tipos. A Root me ganhou e virou a marca de velas oficial das minha lojas. Não merece?

CBLOG_VELAS_NOVO8
Velas na cor da cera natural, de 23cm e 18 cm, sobre castiçais niquelados com detalhe em couro. A pilha de livros antigos é na verdade a caixa Hide (dois volumes maiores) com o peso de papel Daschund (fixo no livro menor). Espelho com moldura de madeira em forma de engrenagem. Tudo sobre o armário Monaco em madeira.
CD_blog_sogra14
Com alça de couro, as lanternas em vidro com base de metal protegem do vento as velas do tipo Greek Column. Ao lado, vaso de louça com orquídeas artificiais brancas e vasinho menor com suculentas, todos sobre o aparador de madeira com gavetas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts relacionados:

Velas e castiçais para enfrentar a falta de luz com charme

Luz de velas nas noites ao ar livre

Os lindos guardanapos bordados do Vietnã

Como usar porta-retratos na decoração – certo e errado

Acendedor de lareira para fazer com as crianças

2 Comentários

  • Carlos Siqueira
    12 de janeiro de 2017 9:42

    Onde posso comprar essas velas e esses castiçais?

    • admin
      12 de janeiro de 2017 15:17

      Carlos,

      Nas lojas Cecilia Dale ou no nosso site http://www.ceciliadale.com.br. Todos os produtos que aparecem no nosso blog são da Cecilia Dale. Você encontra os endereços das nossas lojas também no site.

      Abraço,

      Cecilia

Deixe uma resposta

top