Como usar porta-retratos na decoração – certo e errado

Adoro fotos, e espalho fotografias das pessoas queridas por toda a casa: amigos, família, eventos que quero lembrar sempre. É um jeito muito gostoso de ter as pessoas por perto e de eternizar momentos felizes. E uma bancada ou mesa lateral cheia de porta-retratos lindos com fotos maravilhosas deixa a decoração alegre e com a personalidade dos donos.

Mas, na hora de arrumar os porta-retratos, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um efeito harmonioso. Veja no certo e errado abaixo como, com os mesmos objetos, é possível desequilibrar a decoração.

Errado:

_G8A6747
Cstiçais de cristal são lindos, mas não ficam bem muito simétricos. O mesmo vale para os porta-retratos em croco com fivela, idênticos. O vaso de flores na água repete o quadro floral, criando monotonia visual.

Um dos erros mais comuns é o “efeito altar”. As pessoas tendem para a simetria, e, na hora de arrumar peças em um balcão, colocam o arranjo de flores no meio e dois castiçais, um de cada lado. Fica parecendo um altar de igreja.

Outro erro que sempre se vê por aí é querer enfeitar colocando os porta-retratos “de ladinho”, em uma posição em que ninguém vê direito a foto. (Aliás, tenho verdadeiro horror a qualquer objeto e móvel “tortinho”). A única situação em que os porta retratos podem ficar numa diagonal, na minha opinião, é no caso de uma mesa redonda colocada em um canto da sala. Nesse caso, você pode traçar uma linha formando um triângulo com a quina das duas paredes e colocar os porta-retratos todos virados para esse mesmo lado – nada de colocar um olhando para lá, outro para cá…

Talvez com medo de errar, a pessoa da foto acima escolheu dois porta retratos exatamente iguais, no tamanho e modelo, o que fica bem monótono e contribui para a simetria forçada.

Certo:

_G8A6744
Conjunto de castiçais de criatal em tamanhos diferentes, e grupo de porta-retratos em materiais diferentes e complementares: couro com ziper, em pele de vaca, em croco e resina e o último, de croco com fivela cromada.

Trocando os objetos de lugar e acabando com a simetria, conseguimos muito mais equilíbrio. Vários porta-retratos, de tamanhos variados e virados todos para frente, permitem ver todas as fotos ao mesmo tempo. O grupo maior compensam, de um lado, o peso das flores e dos castiças, que agora são três, para evitar o “parzinho”. Repare que os porta-retratos não são todos iguais, mas tem características em comum que os fazem combinar entra si. Nesse caso, são todos em couro ou pele marrom, e alguns deles tem detalhes em prateado, que aparecem também nas caixinhas de louça.

Outras dicas importantes:

– Para a mistura de porta-retratos funcionar é preciso que tenha uma liga, uma característica em comum entre todos eles. Exemplos de grupos que dão certo: molduras de cores e tons parecidos em texturas diferentes. O mesmo material – digamos, prata ou madeira – em vários formatos e acabamentos.

porta retrato 3
Porta retrato Horn, em chifre de boi (menor) combina com o de tecido de fibra de bananeira (banana silk), por estarem os dois nos mesmos tons.
_G8A2011bxa
Conjunto de porta retratos em metal niquelado, que dão efeito de prata sem ter trabalho para limpar.
porta retrato 2
Aqui o porta-retrato banana silk se combina com a versão em jeans reciclado.

– As molduras também podem ser agrupadas por tema. Dentro do náutico, por exemplo, podem entrar porta-retratos de concha junto com os de tecido azul e branco, os madeira pintada, os de corda, etc.

– Na hora de arrumar, pense numa galeria, em que todas as fotos tem que ser vistas ao mesmo tempo: os maiores por trás, os menores na frente, sem cobrir os outros.

porta retratos1
Par de molduras Banana Mesh, em palha trançada de bananeira.

Outra coisa que fica legal é pensar no tema de cada grupo de fotos. Em um móvel você coloca todas as fotos de crianças (incluindo você quando era pequena). Em outro, só fotos em preto e branco. As fotos dos amigos e das festas em que você estava elegantíssima ficam juntas. Em outro canto ainda, o registro das férias em família – que, aliás, são quando conseguimos as melhores fotos, aquelas que sempre merecem ir para o porta-retrato, não é? Aproveite os cliques dessas férias de julho para montar uma nova composição de porta-retratos e treinar essas dicas! Beijos!

Posts relacionados:

Porta retratos em seda de fibra de bananeira e sorvete de abacate das ilhas

Como preparar uma surpresa de parede

Bancada chique e prática

14 Comentários

  • luciana
    15 de agosto de 2017 14:51

    Posso tirar uma foto você da dicas

  • Eliane
    20 de abril de 2017 15:34

    Olá! Eu tenho uma prateleira alta na sala de casa, na mesma parede onde fica o sofá. Posso colocar porta-retratos nela?

    • admin
      24 de abril de 2017 11:19

      Eliane,

      Pode colocar sim, desde que você consiga ver bem as fotos olhando do chão. Para não ficar parecendo uma galeria de fotos, misture os porta retratos com alguns objetos, como vasos de flores, livros, um relógio bonito… Veja ideias para decorar prateleiras no nosso post http://blog.ceciliadale.com.br/blog/uma-estante-em-quatro-estilos/#.WP4I4lLOpR4
      aqui mesmo no blog.
      Um beijo e boa sorte na sua decoração,

      Cecilia

  • Angel
    11 de abril de 2017 14:34

    É mico ter um porta retrato com sua própria foto na sala?

    • admin
      12 de abril de 2017 10:14

      Angel,

      Claro que não! O porta-retratos é uma maneira de ter por perto suas melhores lembranças, e isso inclui as fotos em que você estava bem ou especialmente feliz. A casa é sua, afinal.
      Uma coisa que fica legal é colocar em um aparador ou mesa de canto fotos suas de varias fases da vida: de bebê, daquelas preto e branco, da primeira comunhão. Tudo em porta-retratos que combinem entre si. Como um álbum em 3D. Fica ótimo. E serve de tema de conversa com as visitas.

      beijo,

      Cecilia

  • Marta Regina Vasconcelos de Lima
    5 de julho de 2016 19:32

    Olá, tenho um piano e muita dificuldade em decorá-lo. Comprei uns porta retratos para colocar mas acho que não consegui o efeito que desejava. Vc tem alguma sugestão de decoração para piano do tipo armário?

  • Linda Barros
    26 de fevereiro de 2016 11:19

    Oi Cecília eu adorei as dicas sobre porta retrato. O interessante e que você mostra o errado, indica o correto e dá muitas sugestões. Porfavor dicas sobre quadros para quarto, como arrumar estante de livros, prateleiras no quarto. Bjos. Você tem muita metodologia ,fica fácil entender.

    • admin
      26 de fevereiro de 2016 21:21

      Linda,

      Obrigada pelas ideias de posts! Vamos fazer sim.

      Beijo

      Cecilia

  • laine holz blank
    8 de março de 2015 15:08

    adorei,aprendi muito.

  • Luzinelia
    27 de outubro de 2014 20:40

    Parabéns!!tudo lindo adorei…

  • Márcia Regina carneiro
    3 de novembro de 2013 11:29

    Oi Querida bom dia ! Amei as dicas , continue viajando trazendo mais novidades , BJ

  • vera brasil
    9 de agosto de 2013 1:39

    otima dica, principalmente para mim que adoro fotos!

  • vera brasil
    9 de agosto de 2013 1:38

    otima dica, principlamente para mim que adoro fotos.

Deixe uma resposta

top