Abajur na decoração – como escolher e usar

Abajur na decoração – como escolher e usar

Ele é especialista em criar um clima. Aparece até em letras de música dando o tom do ambiente, já reparou? Com sua luz indireta, o abajur faz o ambiente ficar mais aconchegante e tranquilo, chamado para um bom papo. A iluminação difusa cria sombras interessantes nas paredes e adiciona um ponto focal, seja na sala, no quarto ou no canto de leitura.

Além de útil, um abajur com um belo formato ou de material inusitado se torna elemento de decoração. Assume papel de destaque na sala, no quarto ou no cantinho de leitura.

Algumas dicas ajudam a escolher o melhor modelo para cada ambiente.

Proporção perfeita

O tamanho da cúpula e da base devem ser proporcionais à largura da mesa onde a luminária vai ficar. Um abajur de base muito grande sobre uma mesa pequena, além de ficar exagerado, corre mais risco de ser derrubado e quebrar. Uma base estreita e baixa ficará melhor em uma mesa delicada como ela.

Abajur de cristal Cecilia Dale

Se preciso, você pode ajustar a altura usando livros decorativos como base. Estes livros-caixa apoiam o abajur de cristal, completando o ar romântico da mesinha redonda.

Conforto visual

A melhor maneira de calcular a altura do abajur é observando o alcance do faixo de luz que sai por baixo da cúpula. Ao lado da cama, por exemplo, a luz deve ser alta o suficiente para que facilitar a leitura, sem que o topo do abajur fique desproporcional ao tamanho do criado mudo ou da cabeceira da cama. No canto de leitura, ele deve ser alto o suficiente iluminar seu ombro, garantindo uma leitura confortável.

Ao lado do sofá, é importante é não ofuscar quem está sentado. Para isso, a parte inferior da cúpula deve ficar abaixo do nível dos olhos das pessoas sentadas. Experimente antes de comprar. Na direita da foto, o abajur com base em lâminas de chifre e cúpula quadrada, está na altura certa.

Questão de estilo

Lembre que combinar o estilo da luminária com o da decoração cria um ponto focal e dá personalidade ao ambiente. A escolha do material importa bastante nessa hora: cerâmica, madeira, cristal, rattan, chifre são algumas possibilidades.

abajur de cristal Cecilia Dale

De linhas clássicas e sofisticadas, o abajur de cristal derrama uma luz suave sobre o sofá Charles, estilo Chesterfield. O relógio de mesa estilo inglês funciona a pilha e combina com o ambiente.

Fios encondidos

Por último e não menos importante, lembre que abajures precisam de tomadas por perto. Se os seus sofás ficam no centro da sala, afastados das paredes, é preciso mandar instalar tomadas no chão perto deles. O fio jamais deve ficar aparecendo ou na passagem.

Espero que essas dicas deixem sua casa ainda mais aconchegante neste início de outono!

Posts relacionados

Como usar lustres e pendentes na decoração

Couro na decoração: como usar, limpar e manter

Viajante navegante: decoração com mapas

Como usar potes e vasos de vidro na decoração

Como usar espelhos na decoração

 

8 Comentários

  • Nina
    15 de outubro de 2018 11:27

    A minha sala tem um conjunto de sofás azul petróleo, duas poltronas cinzas, uma mesa de centro preta e uma mesa lateral vermelha. Eu queria muito um abajur com base de vidro, com 60cm, mas depois de ler esse post estou pensando se ele não é fino demais para uma mesa de 80cm de largura….

    • Admin
      15 de outubro de 2018 14:38

      Olá Nina,

      Se você estiver falando da altura do abajur, não acho que fique ruim não. Ele não precisa ocupar toda a mesa de centro. Você pode aproveitar o espaço que sobra na base para colocar outros objetos, como porta-retratos, um vaso com flores… e assim completar a decoração. Veja nesse link abaixo os modelos de abajures disponíveis no nosso site, para você escolher: https://www.ceciliadale.com.br/iluminacao/luminarias-de-mesa-42.aspx/c
      Boas compras!
      Atenciosamente,
      Equipe Cecilia Dale

  • maria cristina galera bueno
    17 de abril de 2018 10:37

    seus abajur são lindos…estão a venda?
    Se estiver mande os valores me interessei pelo primeiro

    • Admin
      18 de abril de 2018 11:14

      Maria Cristiana,

      No nosso blog, basta clicar na foto para ser direcionada para a página do site referente ao produto. Todos os posts são feitos com produtos Cecilia Dale. Se preferir, você pode ver os abajures no nosso site http://www.ceciliadale.com.br

  • Erika
    3 de novembro de 2017 12:02

    Meus móveis do quarto são de cor bege com tabaco, a cabeceira da cama é tabaco e a parede é clara. Qual a cor do abajur devo usar nos criados mudo?
    Fica estranhos a base ter de metal? Tenho dúvida se coloco a cúpula clara ou escura (se for escura eu acho que carrega demais por causa da cabeceira da cama e se for clara eu acho que vai ficar apagado por causa da parede). Nossa…q dúvida!!! Me ajude por favor…

  • Adélia luzia Pael Ardenghi
    17 de julho de 2016 12:05

    Comprei uma luminária de bambu trançado! muito linda! Preciso de acessórios específicos para acompanha-la na mesinha lateral do lado do sofá.

    • admin
      18 de julho de 2016 17:42

      Adélia,

      Que bom que você comprou a lanterna de bambu! É linda mesmo. Não sei o tamanho da sua mesinha lateral, mas um abajur com base de madeira fica muito bom ao lado do sofá junto com a lanterna. Se houver espaço, você também pode adicionar um ou mais porta-retratos da nossa linha Horn, ou uma caixinha forrada de conchas ou de osso. Se preferir, pode escolher também um enfeite ou pequena escultura que goste. Temos várias no site na categoria Objetos Decorativos/Estátuas e Esculturas. Eu gosto muito dos passarinhos de resina. Enfim, use sua criatividade e, principalmente, escolha peças de que goste muito. Assim, não tem como errar.

      Um beijo e curta muito sua casa!

      Cecilia

Deixe uma resposta

top