Como desmontar e guardar enfeites de Natal

DSC_1601

O dia de desmontar a árvore e o presépio e guardar enfeites de Natal, segundo a tradição católica, é 6 de janeiro, o Dia de Reis. Esta teria sido a data em que os três Reis Magos finalmente encontraram o menino Jesus e ele passou a ser conhecido por todos os povos. Por isso, esse dia marca o final da época de Natal.

Respondendo a um pedido da minha cliente Rita, aqui no blog, hoje vou ensinar a desmontar e guardar os enfeites da árvore, para garantir que durem muitos e muitos anos.

Primeiro, separe uma caixa para cada tipo de enfeite. As melhores são aquelas plásticas, organizadoras com tampa hermética, mas as de papelão também servem.

Bolas:

DSC_1646

Se você comprou as bolas este ano, aproveite as próprias embalagens em que elas vieram para guarda-las de novo. Se não tiver mais as caixas originais, embale cada bola em papel de seda, para que não arranhem. No caso de bolas de vidro, vale a pena colocar divisórias de papelão dentro da caixa – aquelas de gaveta, de plástico, para meias, funcionam muito bem. Caixas de copos cumprem a função perfeitamente também.

Enfeites da árvore e imagens do presépio:

DSC_1650

Embale os enfeites da mesma forma, com papel de seda, protegendo bem as partes mais delicadas, como asas, mãozinhas e rostos de fadas, duendes e outros personagens. Tome o cuidado de colocar as peças mais pesadas no fundo da caixa, e as mais leves por cima.

Laços:

DSC_1630

Para que os laços não fiquem completamente amassados, faça “almofadinhas” de papel de seda ou plástico bolha. Preencha cada uma das alças dos laços, de modo que elas fiquem bem esticadas e suportem o peso dos outros durante o ano todo.

DSC_1631

Luzes:

DSC_1611

Enrole cada cordão separadamente, a medida em que vai tirando da árvore, e prenda cada com com um elástico ou arame, para que não se embaracem. Essa é uma boa hora para identificar a trocar lâmpadas queimadas.

DSC_1633

DSC_1613

Ramos:

DSC_1639

Coloque-os na caixa em posições alternadas, um para cada lado, para aproveitar melhor o espaço e não espremer os arranjos. Use uma folha de papel de seda para separar cada um, para que não se prendam um ao outro.

Guirlandas e centros de mesa:

DSC_1620

Esses merecem caixas individuais, sem nenhum outro enfeite por cima. O laço da guirlanda também deve ser “recheado” com papel de seda.

DSC_1616

Guarde as caixas em um local seco, longe do calor e dos raios do sol. Se conseguir, adicione alguns saquinhos de sílica gel em cada caixa, para absorver qualquer umidade. Pronto, seus enfeites estão protegidos e bem conservados até o próximo Natal.

26 Comentários

  • Zélia Maria
    2 de janeiro de 2016 14:13

    Excelente sugestões!
    Costumo também guardar as bolas em caixas de ovos e enrolo as lâmpadas pisca-pisca em cabides de roupas , aqueles de arame que vêm da lavanderia.

    • admin
      4 de janeiro de 2016 12:35

      Boa ideia, Zélia, vou anotar.

      beijo,

      Cecilia

  • Tania Santos SANTOS
    19 de fevereiro de 2014 1:39

    Obrigada pelas dicas. Voces são barbaras e o diferencia das outras lojas.

  • Maria Cecília Z.Balzan
    23 de janeiro de 2014 14:43

    No próximo ano,teremos prazer em desembalar cada adorno e relembrar

    este que passou.Cecília

Deixe uma resposta

top