Casamento íntimo no sitio

Casamento íntimo no sitio

Aqui vai uma inspiração para minhas clientes noivas que querem casar no campo. Em maio passado, fiz a decoração de casamento muito especial: o de uma sobrinha querida, que depois de três filhos e quinze anos de vida em comum, queria renovar o compromisso com seu marido em uma festa com a família e os amigos. Foi tudo feito com muito carinho no espaço que tínhamos disponível: nossa casa do sítio, a meia hora de São Paulo.

Ciça&luca_chrispicanço-78

Como o casamento era no campo, tiramos partido da natureza: fui ao Ceasa (mercado de flores, para quem não é de São Paulo), e trouxe muitas mudas e flores em vasinhos, além de ramos de hera e orquídeas Falenópsis brancas (Phalaenopsis), que acho lindas. Aliás, para mim, festa combina com flores, muitas flores sempre. E velas acesas por todos os cantos. É o que dá alegria na casa, um ar de comemoração.

Ciça&luca_chrispicanço-62
As cortinhas demarcando a entrada do “lounge”.

A sala de estar tinha de servir de capela e depois de pista de dança. Por isso, o abrigo de carros, logo na entrada, é que virou o lounge, onde as pessoas aguardavam a noiva chegar. Para ajudar na transformação, uma solução simples foi fechar uma das laterais com uma cortina de tecido de lycra branco, criando uma parede e escondendo a entrada de serviço. Outros dois grandes panos de lycra brancos marcavam a entrada, presos ao centro do telhado e nas laterais.

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-77
Balcão de bebidas.

Mobiliamos o espaço com os tapetes e os sofás da sala e da varanda e cobrimos todo o chão com folhas verdes de uma figueira do próprio jardim. Ao fundo, um aparador mantinha as bebidas à mão para os convidados. Três espelhos na parede da casa criavam a ilusão de janelas.

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-48
A garagem já funcionando como sala. 

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-59

Para marcar o caminho que a noiva ia fazer até o altar, fincamos lanternas de ferro com velas acesas no chão do jardim, e plantamos as mudas de flores do Ceasa nas laterais. Plantadas em vasinhos, essas flores também enfeitaram  as mesas.

O mesmo ambiente – a sala de estar – tinha que virar uma capela e logo em seguida, ao cair da tarde, uma pista de dança com mesinhas ao redor, para o jantar. No primeiro cenário, todas as cadeiras foram arrumadas em fileiras, para os convidados assistirem à benção.

A sala montada como altar, em foto tirada do album da noiva
A sala montada como altar, em foto tirada do album da noiva (por isso está em preto e branco)

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-62

Depois da cerimônia, rapidamente devolvemos as cadeiras para cada mesa. Funcionou muito bem.

Os arranjos em volta do altar foram uma invenção que deu muito certo: usei dois pinheiros sintéticos com desenho de triângulo invertido, (que vendemos muito na loja no Natal), e decorei com muitas orquídeas compradas no Ceasa, além de luzinhas.O jardim do fundo, com as heras iluminadas por holofotes, completou o cenário, que não precisou de mais nada.

 

Noivos recebem a benção no altar, iluminados pelas luzinhas da árvore

Em um dos cantos do balcão rustico que fez as vezes de altar, um porta retrato com uma foto do pai da noiva, que não está mais entre nós, era uma testemunha muito especial do evento.

Em um dos cantos do balcão rústico que fez as vezes de altar, o pai da noiva, que não está mais entre nós, era uma testemunha muito especial.

A sala de jantar virou um living, com sofás, e o grande aparador que já existia na parede ficou com os doces, colocados em compoteiras sobreposta por pratos de vidro. Assim, sem muita cerimônia, usando o que já tínhamos e puxando pela criatividade, conseguimos criar um ambiente de festa de sonho. O noivo, primeiro a chegar, já se emocionou só de ver tudo arrumado. E como toda festa em que tem muito amor no ar, essa foi inesquecível.

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-42

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-37

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-10

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-28CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-21CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-45

CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-23CB_2012_05_26_Cecilia Dale_Casamento_Decoracao-14

6 Comentários

  • Merin Fabiane Schulz Schneider
    15 de fevereiro de 2014 0:14

    Tudo está belíssimo!
    Gostaria muito de te pedir uma sugestão para efetuar minha festa de boda de Porcelana!! Pretendo utilizar louças antigas da família na decoração, porém não sei bem como utilizá-las!!

  • Ana Maria
    11 de fevereiro de 2014 17:23

    Que aproveitamento fantástico de td os ambientes….tudo com muito bom gosto…. Moro em uma chácara q tds dizem ser muito bonita. Pensamos em transformá-la em casa de festa, mas tenho q fazer outra para eu morar, uma vez q tenho muita coisa e daí não poder conciliar as duas coisas juntas….Estamos estudando…… não vejo a hora de podermos dar asas a imaginaç, além de ganhar um bom dindim……

  • Sonia A. Carvalho Guimaraes
    20 de janeiro de 2014 23:14

    Querida Cecília Como sempre, encantador!!! Um casamento de sonho. Parabéns!!!

  • Dora Andreatta
    27 de junho de 2013 1:07

    Bem bacana… o espaço e também de você partilhar esta experiência e criatividade. Parabéns!! bjo. Dora.

  • marisa colonese serra
    19 de junho de 2013 11:25

    DECORAÇÃO PRIMOROSA. FESTA MARAVILHOSA. CANTINHO DE BEBIDAS UM CHARME A MAIS, ALÉM DO JOGO DE VELAS E TUDO MAIS.
    CECÍLIA DALE SÓ FALTOU UMA COISA SE ME PERMITE………………………………
    ESQUECEU DE ME CONVIDAR RSRS. SEM DÚVIDA IMPECÁVEL GOSTO

    • Cecilia Dale
      19 de junho de 2013 13:17

      Marisa querida, muito obrigada!
      Você é sempre bem-vinda aqui e nas lojas, sem precisar de convite!

      Beijos,

      Cecilia

Deixe uma resposta

top