Almofadas na decoração: modo de usar

CD_almofadas_tratadas_03
As almofadas Pio e Kiato, em algodão azul bordadas em bege, dão nova vida e ao sofá Turim, de linho misto.

Assim como é possível usar o mesmo vestido “pretinho básico” para várias ocasiões, mudando apenas os acessórios, a maneira mais fácil, rápida e barata de reciclar a decoração da casa é trocar as almofadas. Dependendo do modelo escolhido, você pode tornar sua sala ou quarto mais aconchegante ou arejado e fresco, esportivo ou sofisticado.

Para conseguir esses efeitos, além da cor, é preciso selecionar os tecidos, tamanhos e acabamentos certos. Aqui vão algumas dicas para ajudar na escolha.

Tamanhos e formatos

CD_almofadas_tratadas_02
Almofadas Jade e Taupe, quadradas, e Dorio, retangular, no sofá retrátil Capuleto, em suede.

Almofadas quadradas grandes – de 50 x 50 cm para mais – são boas para apoiar totalmente as costas. Por uma questão de proporção, ficam bem principalmente em sofás maiores e profundos, de três lugares ou mais. Muitos sofás já vem com esse tipo de almofada, no mesmo tecido do estofado.

Almofadas quadradas médias – 40 x 40 cm – são as mais versáteis, porque ficam bem tanto em sofás de dois a três lugares quanto em uma cadeira de braço de encosto rígido, na cama, adicionado cor e conforto, e mesmo no cantinho de leitura das crianças.

Almofada de rim – retangular e pequena, ela serve para apoiar tanto o pescoço como a região lombar, como o próprio nome diz. Ficam ótimas em poltronas, mas também é útil ter uma na sala de TV ou cantinho de leitura, para apoiar a cabeça. Muitas vezes uma almofada de rim bordada com brilhos ou aplicações é usada também com um destaque especial no sofá da sala de estar, junto com as quadradas.

Rolos – Raramente usados em sofás, ficam melhores em divãs ou camas tipo marquesa.

tratada2
Na poltrona de rattan, a almofada quadrada de seda lisa funciona como encosto, enquanto almofada retangular Cochin, bordada, serve de destaque, além de apoio para a lombar.

Tecidos e acabamentos

cópia de CD_almofadas_tratadas_01
Almofadas Parga e Gaios, de algodão, tem bordados em linha de seda com miçangas, que se destacam no sofá Genebra articulado, em suede

A regra na escolha dos tecidos e acabamentos das almofadas para combianar com o clima da casa é a mesma de quando você vai se vestir. Algodão é mais informal que seda. Linho é  mais verão que veludo. Bordados com miçangas e linhas nobres, como seda, deixam a almofada mais sofisticada que um bordado mais grosseiro em linha de algodão, por exemplo.

Cores

Para não errar, procure almofadas lisas ou com desenhos que acentuem a paleta de cores do ambiente. Tentar fazer um contraste apenas com a almofada pode fazer com que ela se detaque demais do resto da decoração. Se quiser algo mais marcante, invista nos bordados ou estampados, mas sem sair do tom geral.

Posts relacionados:

Como arrumar almofadas no sofá

Como criar um cantinho de leitura aconchegante

Como refrescar a casa no verão

Tempo de mantas

Sete dicas para escolher o seu sofá

3 Comentários

Deixe uma resposta

top