Accent pieces: como usar peças de estilo para dar personalidade à decoração

Quando a gente planeja comprar os móveis da casa, normalmente procura escolher tudo combinando, dentro de um mesmo estilo. Mas, para que a decoração fique completa e demonstre personalidade, é essencial contar também com um pouco de dissonância: aqueles móveis e objetos que os americanos chamam de accent pieces. São peças originais, diferentes, de estilo, que adicionam contraste, cor ou personalidade ao conjunto. Como se fosse a pitada de pimenta que o cozinheiro acrescenta ao prato.

Pode ser uma peça super moderna dentro de uma decoração mais clássica, ou uma bem antiga, trabalhada, colocada em uma decoração mais clean. Entram nessa categoria também as antiguidades, e aquelas peças de família, que acompanham você em todas as mudanças e reformas. Tenho uma mesinha lateral que é assim: já mudei três vezes de casa, troquei o sofá, a mesa de centro, mas sempre acho um lugar para ela, que carrega um pouco da minha história e personalidade.

Para vocês terem uma ideia do que estou falando, fotografei na loja mesmo alguns exemplos práticos para ilustrar o uso dessas peças:

accent pieces cadeira couro

Para evitar que o conjunto de sofás fique tipo “saia e blusa”, aquela coisa bem uniforme e certinha, você pode usar uma poltrona em outro estilo para quebrar, como na foto acima. A mini poltrona, bem inglesa, dá o clima da sala, contrabalançando o sofá reto.

accent pieces mesa rattan

Já neste caso, a mesa com pés de rattan retorcido é que chama atenção e dá personalidade ao conjunto de sofá e poltrona de linhas contemporâneas.

accent pieces poltrona azul

Neste ambiente, a poltrona de cor inusitada e desenho limpo contrasta com a mesa trabalhada e o sofá cru, sem destoar da sala.

As peças de estilo também são chamadas em inglês de occasional pieces. Se quiser ter algumas ideias de móveis e objetos para “temperar” a decoração, clique no site Cecilia Dale no link http://www.ceciliadale.com.br/categoria/1/514/0/MaisVendidos/Decrescente/21/1//0/0/.aspx, e veja várias peças originais, de estilo marcante. Pode escolher a que mais combina com sua casa.

Deixe uma resposta

top