50 tons de bege

pantone-taupe

O bege é considerado neutro. Combina com todas as outras cores e por isso muitas vezes é acusado – injustamente – de ser sem graça e impessoal. Mas na verdade é uma cor contemporânea, que está voltando com força total à decoração, depois de uma década em que o branco “clean” dominou os ambientes.

Eu, pessoalmente, sempre adorei bege e acho que é tudo uma questão de saber usar. É uma cor que tem capacidade de mudar de acordo com a luz ou da arquitetura em que é colocada. O tom certo pode mudar todo o clima de um ambiente.

São considerados bege desde o creme pálido ou off white, passando pelo nude, que está na moda, até o cáqui ou quase marrom. E tem o fendi, que é quase cinza, que tem sido muito usado ultimamente. (Quando minhas filhas eram pequenas, ele se chamava Flicts, título de um livro infantil do Ziraldo. Quem lembra?)

chique e refrescante
A club chair Napoleão listrada, com o ottoman da mesma linha, combina com os tons de madeira clara do painel de madeira entalhada. A almofada bordada, o porta revistas de rattan e a bandeja Butler, com pé de madeira, adicionam textura, assim como o porta retrato de rafia com estampa toile de jouy.

Bege e branco são uma combinação elegante que sempre fica bem, em qualquer tom. Dá uma sensação de ambiente limpo e refrescante (bom para esses dias de calor). Pintar de cáqui ou fendi uma das paredes de uma sala toda branca adiciona foco e aconchego, sem cansar.

espreguiçadeira bege
A chaise Casual em linho natural cru, dá a base. O tema marinho passa pelos quadros, o painel de peixes entalhados, os porta retratos com moldura de conchas e madrepérola e até pelas esculturas.

Também fica lindo juntar vários tons de bege, com texturas diferentes, nos móveis e acessórios. Passa uma sensação de calma e suavidade, criando ambientes onde a gente gosta de ficar. Por isso ele é tão usado em quartos.

texturas e almofadas1
Castiçais em madeira clara, almofadas e porta retratos em fibras naturais: bons complementos da decoração bege.

Outra dica: ao montar uma decoração toda bege, capriche na iluminação. A luz de abajures e outras luminárias cria novas variações de tons para distrair os olhos.

Se você tem medo que a decoração fique muito neutra, o truque é usar cores nos detalhes, como almofadas, quadros, vasos e objetos. A base bege inclusive ajuda a acentuar as cores vivas, melhor até que o branco.

Os beges mais “quentes”, de fundo amarelado, ficam bons com turquesa, verde agua e outros azuis que também levam amarelo na sua composição.

Tons mais escuros de um bege quente, como caramelo quase marrom, fazem um contraponto perfeito para o vermelho vivo. Já os tons de rosa combinam com qualquer tom de bege, dos amarelados aos acinzentados. Outras cores que ficam lindas com ele: amarelo, verde, azul marinho.

Por ser assim versátil é que o bege é tão usado com base para todo tipo de decoração, das mais modernas às mais clássicas. Escolha os seus tons preferidos e abuse deles!

Posts relacionados:

Azuis da cor do mar

Cores da primavera 2014: goiaba!

Cores da primavera 2014: amarelo Dijon

Moda e decoração em preto e branco

Como decorar e organizar a casa com cestas

Como refrescar a casa com a decoração de verão

Almofadas na decoração: modo de usar

 Tendência: mix and match

9 Comentários

  • Rodrigo
    24 de setembro de 2014 21:45

    Gostei muito dessas cores, poderia me ajudar a como comprar uma tinta com codigo e marca de tinta cor fendi?

    • admin
      25 de setembro de 2014 12:15

      Rodrigo,

      Desculpe, mas tintas não são meu departamento…Você teria que procurar uma boa loja de tintas mesmo. Leve uma amostra do tom que você quer, que muitas delas fazem a cor sob medida na hora para você.

      Abraço,

      Cecilia

  • Camila Duarte
    17 de março de 2014 13:04

    Amei!!
    Parabéns!!
    beijos

  • edda
    28 de fevereiro de 2014 0:29

    uso muito o bege em roupas, e no meu apartamento todas as paredes são revestidas em papel ou tecido bege.isto me deu um ambiente claro e muito versatil. adoro mesmo!!!

  • Gilda Mesquita
    24 de fevereiro de 2014 12:07

    Realmente acho bege muito chic e versátil.

    Suas indicações sobre essa côr incrível, foram maravilhosas!

  • Rosana
    22 de fevereiro de 2014 5:58

    Adorei as idéias de composições usando o bege como fundo e compartilho da mesma opinião, é uma cor atemporal!
    Abraços,
    Rosana

  • Maria Rachel Machado De Nardo
    21 de fevereiro de 2014 13:34

    Linda as propostas!
    Sugestões elegantes ,clássicas que podem esclarecer dúvidas de decoração.
    Obrigado
    Rachel De Nardo

  • M.Teresa Pinto
    17 de fevereiro de 2014 15:11

    Com seu toque e bom gosto apurado,tudo fica perfeito.
    Obrigada pelas dicas,abrs,Mayte.

  • Arili
    17 de fevereiro de 2014 0:59

    Espetacular! Você sempre cuidando de detalhes que elevam a qualidade de vida. Obrigada por este alerta. Adoro cores claras, principalmente o branco, e quando em composição com o bege, fica melhor ainda. Grata pelas sugestões. abraço.

Deixe uma resposta

top